segunda-feira, 26 de novembro de 2007

História da Igreja do Povo Novo

HISTORIA DA IGREJA DO POVO NOVO
NOSSA SENHORA DAS NECESSIDADES – POVO NOVO- RIO GRANDE
Diego Noda dns_noda25@yahoo.com.br
A Igreja do Povo Novo surge no período da invasão espanhola no Rio Grande de São Pedro (RS) entre 1763 e 1776 mais precisamente no ano de 1774 segundo relatos de antigos moradores do distrito , e sua primeira sede estava localizada no assentamento à margem da estrada da Palma, onde os espanhóis colocaram os colonos portugueses que não conseguiram retirar-se após o domínio da coroa espanhola. Nesse primeiro momento a Igreja, que não passara de uma rudimentar capelinha surge como Nossa Senhora das Mercês, nome em espanhol que significa Nossa Senhora das Necessidades. Após a retomada das terras pelos portugueses a localidade de Torotama, que já existia anteriormente, recebeu a maior parte das famílias portuguesas, formando o Povo Novo nas terras pertencentes a Manoel Fernandes Vieira, aparecendo com o Nome de Pueblo Nuevo de la Toretama devido a recente influencia espanhora. Alguns desse portugueses foram habitar num novo lugar duas léguas distantes e aí edificaram uma casa para nela celebrar missas e administrar sacramentos. Por provisão de 07 de fevereiro de 1784 é criada a Capela Curato de Nossa Senhora das Necessidades do Povo Novo, tendo como capelão o Padre Manoel dos Santos Rezende nomeado em 05 de dezembro de 1785.
Construída em estilo Açoriano, ampla e alta para o tempo e lugar, feita de tijolos cozido e ereta no ponto mais elevado do terreno, em forma de cruz plantada no chão, sua inauguração foi feita com missa cantada e ”Te Deum Laudamus”, e festejos externos na praça com leilão de prendas e iluminação de tijelinhas.
Em 1795 foi elevada a Curato dependente da Matriz de Rio Grande (a Igreja de São Pedro) e promovido cura o Padre José Monteiro. Quando tornou-se independente ficou encarregado o Padre Manoel José Ferreira Guimarães, sucedendo-se a ele em 20 anos, 10 luros principalmente no período da revolução Farroupilha.
No dia 23 de julho de 1803, foi batizado na pia batismal da Igreja Nossa Senhora das Necessidades o menino Antônio de Souza Netto, filho de José de Souza Netto e de Teotônia Bruna. Anos depois Netto engajou-se nas forças revolucionárias para lutar pela província e tornou-se um herói da Revolução.
Em 1804 poucos anos depois da abertura da Igreja, a ela voltavam o casal de negros africanos livres Manoel Ventura e Joana Dias para render graças a Nossa Senhora das Necessidades por lhes ter dado uma filha livre a qual foi batizada nesta mesma Igreja com o nome de Polocena Maria Dias, sendo que com o passar do tempo perdeu o segundo prenome e começa a ser chamada de Pulcena Dias, que entra para a história como a mãe de Marcílio Dias.
Por lei da assembléia provincial de 05 de maio de 1846, Povo Novo é elevado a Paróquia e o primeiro pároco nomeado foi em abril de 1847, o Padre Raimundo Farrapo. O Pároco mais importante foi o Padre Estevão Semiglia nomeado em 27 de outubro de 1856 e confirmado em 1863 por Dom Sebastião Dias Laranjeira que em junho de 1863 cria a vara Eclesiástica do Povo Novo. O Padre Estevão Semiglia continua gozando a estima dos paroquianos, até que em 1869 foi assassinado.
Em 12 de dezembro de 1913, a capela deixa de ser Paróquia sendo esta transferida pelo Bispo de Pelotas Dom :Francisco de Campos Barreto, para a Igreja da Penha no nascente distrito de Júlio de Castilho, atual Vila da Quinta. Em 1922 os padres Josefinos vão embora e a Igreja ficas abandonada, sendo que de vez em quando vinham alguns Padres de Pelotas ou de Rio Grande rezar missas e fazer batizados.
Desde outros tempos já costumava-se celebrar a festa do Divino Espírito Santo, uma tradição trazida pelos portugueses à esta região. A grande e última festa do Divino Espírito Santo, na Igreja do Povo Novo, ocorreu em 22 de março de 1942, tendo como juizes festeiros o :Sr.Paulo Coutelle Filho e sua esposa Sra. Leontina Nunes Coutelle sendo calculada a presença de mais de 5000 pessoas. Foi uma tarde de festa e apreensões, pois, por ocasião da 2º guerra Mundial, nesse dia os alemães afundaram 3 navios brasileiros. Esta festa foi abrilhantada por duas bandas sendo uma delas a do 9º Regimento de Infantaria de Pelotas. (Fato contado pelo Sr. Alcides Rodrigues da Silva, que foi o pajem desta festa, tendo ele apenas 13 anos de idade. (Morador do Povo Novo).
Anos depois desgastada pelos anos a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, necessitava de uma reforma e segundo as atas da Câmara Municipal, o telhado estava arriado, imagens defeituosas e precisado de 5 banquetas completas para os altares e a reclamação de que os 6 contos de réis decretados pela Assembléia Provincial ainda não havia chegado.
Em maio de 1945 a Igreja foi fechada após a missa em ação de graças pela vitória das nações unidas, pois oferecia riscos de desabamento, até que em 19 de fevereiro de 1948 uma grande campanha de donativos para a reconstrução da Igreja ganha os municípios de Rio Grande e Pelotas, estando a frente desta o Dr. Miguel de Castro Moreira presidente, Sr. Paulo Coutelle Filho, tesoureiro é o Sr. Bomdilio Azevedo, secretário os quais faziam parte da comissão da reforma da Igreja.
As obras de demolição lateral da Igreja, iniciaram em 8 de novembro de 1948, conservando a fachada original e obedecendo o mesmo estilo e tipificação arquitetônica.
A reconstrução levou dezessete meses e vinte dias para ser concluída, até que no dia 28 de abril de 1950 às16h a obra foi entregue pelo construtor Sr.Oscar Rodrigues de Carvalho, que vem a falecer meses após ser concluída a reforma. “Voltaram a soar os sinos no Povo Novo. Sobe às escadas do campanário o Sr. mais idoso, Manoel de Oliveira, para tocar a Ave Maria”. (informações Sr. Alcides Rodrigues).
“Lá está no alto da fachada de nosso Templo aquele significativo losângulo 1784 -1950. Duas épocas, duas grandes batalhas. Tudo levando à posteridade a luta pela conservação do nosso maior coro monumento histórico o teto sob o qual humildes trabalhadores dos campos vão levar suas preces ou cantar seus hinos de louvor pelas bênçãos recebidas do céu.” (trecho do relatório de conclusão da obra, feita pelo secretário da Comissão Sr. Bombílio Azevedo).
Durante e após a reforma muitas doações feitas como vasos, toalhas, castiçais e imagens que receberam a bênção em 25 de fevereiro de 1951 por ocasião do ato inaugural do novo templo, cujas solenidades foram celebradas por Dom Antônio Zattera, Bispo de Pelotas.
Em março de 1961 realizou-se uma das maiores festas em homenagem à padroeira da quase bicentenária Igreja, sendo festeiros os Srs. Domingos Cerciário e Bento Ernesto Gonçalves os quais organizaram a programação da festa que contou com a missa pela manhã, procissão que teve lugar as 14,30h fazendo o trajeto da Igreja à estação, (época em que todas as imagens eram conduzidas na procissão) tendo o acompanhamento da Banda União Democrática de Pelotas. A tarde o Sr. Bispo de Pelotas ministrou as um grupo de crianças o sacramento do Crisma e ainda ouve festa na praça.
Em Julho de 1962 a então Paróquia da Vila da Quinta passou a ter um pároco, Padre Lauro Perch o qual trabalho na região até 1969, quando assumiu o padre italiano João Batista Cossali, No ano de 1981 a paróquia foi assumida pelos freis Capuchinhos sendo o primeiro pároco franciscano o Frei Antônio Parisotto.
Os 200 anos da Igreja Nossa Senhora das Necessidades foram celebrados no ano de 1984 junto a festa da padroeira. Neste dia todos aqueles que haviam sido festeiros nas festas anteriores o foram novamente. Pela manhã ouve missa solene, a tarde procissão e festa na praça.
Foi realizada em julho de 200 a 1º festa de são Cristóvão, em homenagem ao motorista e o agricultor. Pela manhã foi celebrada pelo Sr. Bispo Dom José Mário Stroeher e a missa jubilar, e ministrado a um grupo de jovens e adultos o sacramento do Crisma. A tarde foi realizada a procissão do motorista e após domingueira.
No dia 20 de julho de 2003, Povo Novo comemorou o Bicentenário do Batizado de seu filho ilustre, o General Antônio de Souza Netto que foi batizado na pia de pedra bruta ainda presente nesta Igreja e que serve de elo entre o passado e o presente. As comemorações iniciaram às 9,45min com uma aula pública de sua via e inauguração de um cartaz didático em homenagem na coordenadoria distrital, em placa no busto do herói pelo prefeito municipal Sr. Fábio de Oliveira Branco, demais autoridades, CTG Antônio de Souza Netto, CTG Saudades do Pago, Piquete Potro sem Dono e a Comunidade em Geral. Às 10,30h foi realizada a missa crioula na praça, presidida pelo Padre Décio de Rio Grande com auxílio da comunidade local. A tarde houve mateada e o encerramento deu-se por volta das 20h.
Nos últimos anos (2003-2007), foram realizadas pesquisas, entrevistas com criadores e pessoas antigas da comunidade, recuperação de arquivos e documentos exposição das antiguidades nas festas da padroeira e vários outras atividades, com o propósito de resgatar a documentar a história de nossa Igreja.
E é com base nesse trabalho que estamos apresentado o que conseguimos desvendar. Sabemos que para uma Igreja com mais de 200 anos ainda temos muito a pesquisar, mas o mais importante é preservar e continuar construindo nossa história.
Povo Novo, novembro de 2007

Fontes utilizadas para construção do histórico
- Síntese do trabaslho “origem do Povo Novo” por Cledenir Mendonça, Bacharel 4º ano de História da Furg.
- Livro Marcílio Dias: Edgar Fontoura.
- Arquivo da Igreja Nossa Senhora das Necessidades
- Arquivo pessoal do Sr. Alcides Rodrigues da Silva o qual nos forneceu fotos e documentos históricos.
- Arquivo pessoal da Sra. Ivanilda Marco
- Frei Paulo Fioravante Zanatta

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Poesias de Frei Paulo Fioravante Zanatta

1Passeio dos Religiosos em Jaguarão
Foi com grande prazer
Que pude voltar para lá
Neste dia 15 de novembro
E com prazer descansar

Junto com os religiosos de Rio Grande
Fui com prazer passear
Muita desconcentração neste dia
Até chegarmos no lado de lá

Ao chegar percebemos
A festa foi boa em esperar
Pois as irmãs estavam ansiosas
Com um lanche para partilhar

A caminhada pelas ruas da cidade
Jaguarão quer nos brindar
Presentes na arquitetura
Muitas coisas bonita a vislumbrar

Em Rio Branco no Uruguai
Na banda oriental platino
O comércio fomos admirar
O que tem para comprar

Até cerveja a gente tomou
Naquele calor de arrepiar
Que prazer degustar
As delicias do lugar

Ao meio-dia retornamos
Para a casa da Irmãs descansar
Lá almoçamos todos juntos
Ao regalos do bom paladar

Após almoço comunitário
Que beleza partilhar
Alegria das irmãs franciscanas
Colocando ao nosso dispor

Crescemos na amizade
Pois o diálogo foi partilhar
Trocas de experiência
E crescer para nos amar

A integração após o almoço
Com brincadeiras para nos animar
Deixando de lado a hora das trevas
Para que Deus possa morar

O ônibus foi o meio de transporte
Com o turismo Universal
Conduziu-nos com segurança
Proporcionando um dia fraternal

A tarde visitamos a casa
Do grande Carlos Barbosa
Deixou gravado em Jaguarâo
Um período da História

Visitamos a Igreja da Minervina
Que beleza sem Igual
A musa da Imaculada Conceição
Mulher de fé do lugar

Lá a Irmão Maria Domenighini
Pediu para Frei Paulo falar
Este disse que os religiosos rezem mais
Pois Jesus vai gostar

Também amar os padres
Foi palavras a meditar
São palavras no Nosso Bispo
Que devemos observar

A Igreja do Espírito Santo
É obra prima impar do
Registramos um bom momento
Com umas fotos para lembrar

Despedimo-nos de Jaguarão
Com um bom café para animar
A viagem de retorno
Estava preste a começar

Os cantos durante a viagem
Vieram nos acalentar
Superando o grande calor
Que dava vontade em desanimar

Na avaliação apareceu
Que foi bom a gente passear
Com um grupo bem integrado
Homens e mulheres a confraternizar

Obrigado gente querida
Pois 15 de novembro não esquecemos
Conhecendo parte de nossa história
Que Jaguarão veio nos oferecer

Aqui vou concluindo
Estes versos que vou lembrar
Obrigado Irmãs Franciscanas
Pela acolhida em nos amar

As irmãs que viajaram conosco
Que beleza em vos acompanhar
Obrigado por tudo o que fazem
Deus vai recompensar. Tenho dito
Aniversário do Vilmar (chapa quente)
Amigo que bom festejar contigo
Mais um ano que deves contar
O presente de tua vida
Conosco deves partilhar

Sei que é dia 30 de novembro
A festa que vamos comemorar
Mais um ano de existência
Na história vai prolongar

Amigo rezamos por você
Na penha foi lembrado
É o seu Vilmar do Povo Novo
Homem de fé que é homenageado

Mais uma aninho que pesa
O que vamos fazer
Só lembrar já é grande feito
Obrigado por te conhecer

Seu Vilmar tem muitos méritos
Conhecido por todos lugares
Tem amigos nesta campanha
Tem amigos por onde passares

Que bom velho amigo
Pois assim quero chamá-lo
Parece que nos conhecemos há muito tempo
Mas que bom aqui lembrá-lo

Seu Vilmar vamos em frente
Você tem uma família maravilhosa
Todos lhe querem muito bem
Homem de valor quero abraçá-lo

Aqui tem feito história
Não esquece jamais o seu passado
Tem raízes na agricultura
Homem de valor vamos recordá-lo

Vai frente chapa quente
Você tem muito a nos ensinar
Com simplicidade cativas a todos
Os belos valores vale a pena imitá-los

Lutas pelos valores familiares
Que bonito ver e escutá-lo
Sabes valorizar a todos
Assim todos sabem apreciá-lo

Por aqui fico agradecido
Por tudo que fazer de belo
Obrigado pela tua vida
Deus te abençõe, fratelo
Visita ao Taim
A viagem até ao Taim
Enche os olhos dos viajeiros
A beleza da campanha
E a alegria de todo o olheiro

É uma visão ampla desta faixa de terra
Entre o oceano Atlântico e a lagoa Mirim
Trazendo a cada instante ao observador
Novidades por onde passares

O arrozais sempre são lindos
A gente quer enxegar
O que o ser humano pode fazer
Para a miséria vir a terminar

A pecuária é algo bonito17
Sempre vale arriscar
Produzindo alimentos deliciosos
E o reino animal valorizar

Já vi grandes belezas no Taim
Os animais estão soltos passear
Com proteção do Ibama
É lá que eles vão se procriar

Sim esta beleza a gente encontra
Também lá lagoa mirim
Olhando aquele mundo de água
Que Deus fez bem assim

A Igreja da Capilha
É um encanto do lugar
Fico agradecido pelo presente
De poder lutar e preservar

A visão da capela perto da lagoa
A todos faz vislumbrar
Uma encanto e uma beleza
Que a mamãe quer nos brindar






Há muita história neste terra
Comendador Faustino destacar
Contruíndo a capela da Capilha
Com sua esposa quis se imortalizar

É uma pena que as ruínas bateram
E o sonho quis apagar
A fé foi bem mais forte
A Conceição não vai deixar

A virgem Conceição é poderosa
Dará forças para sempre organizar
A casa de Nosso Deus é referência
Na Igreja da Conceição a Deus louvar

Com é bom ter a mamãe
Perto de nós para nos amar
Ela voltará para a sua Casa
Na capilha o povo abençoar

No Taim há gente importante
Que vale a pena destacar
Lutam em outras terras
E o bom nome devem conservar

Dia oito é o grande dia santa
A Conceição vamos festejar
Dia 10 renovar sua bênção
E a Deus Pai vamos adorar

A Conceição é muito querida
Quanta vente veio buscar
A benção de nossa mamãe
Mais alegrias experimentar

Obrigado mamãe querida
Que bom que você chegou
Mais alegrias para esta vila
Mais amor para todos nós.

Por aqui fico pensando
Como foi bom a ti louvar
Uma festa para teu povo
Mais um momento de louvor.





















O natal
Frei Paulo Zanatta
Já vem chegando natal
Pois queremos ver Jesus
Caminho verdade e vida
Caminho que é só de luz

Amigo olha só que beleza
é o menino quer chegar
vem alegrar a todos
a paz Ele quer nos dar

É Jesus bem menino
simples e bem irmão
que vem trazer a esperanças
a todos os corações.

Natal nos enriquece
com ternura e muito amor.
É Jesus que nos enobrece
de justiça paz e amor

Pobre de nós o que seria
se o natal no fosse um dia
tristeza a humanidade viveria
sem esperanças morreria

É Jesus que renasce
a cada ano que passa
a todos os anos renova
e quer deixar a sua graça

José e Maria nos deram
Um presente que vem Deus
Acochamos com muita fé
O Deus menino que todo seu

O natal nos encanta
nos enche de amor e saudades
pelo Deus que é grandioso
sempre rico de bondade




Por aqui fico meditando
pelo filho que vai renascer.
obrigado Pai do céu
mais um natal espero viver

São Francisco encenou o natal
E a população assim viveu
O mistério da encarnação foi real
Que Deus pai lhe concedeu

Os frades também sentiram
O Deus menino ali deitado
Quanto amor ele encontraram
A criança por Eles amado

O Natal tem seus encantos
Aos querem ver Jesus
No amor, justiça e solidariedade
Nos seres humanos dispostos.

A ternura do natal
É algo impressionante
Deixe contagiar por ele
E o mundo será empolgante

O presente é o menino
Que é salvador da humanidade
De pequeno é perseguido
São José o protegeu

Maria também defende
O salvador do mundo
E o Deus está com ela
Contra os perigos mais profundos

Aqui concluo estes versos
Deixo os anjos a cantar
Gloria a Deus nas alturas
Paz na terra a todas querem amar

Obrigado por tudo
O que foi possível fazer
Neste 2004 findar
Ao papai do céu bendizer.

Feliz Natal 2004



O Natal
Vila da quinta 25-12-2006

Hoje é Natal
A festa do filho de Deus
Nasceu pobre e pequenino
Amado pelos seus

É bom ver o povo se alegrar
Com o Deus que chega
Trazendo paz e alegrias
Amor para nos dar

A magia do natal
Transformas os corações
Anima os tristes e abatidos
Com amor e sem ilusões

Como é bom festejar
Alguém que é muito esperado
Trazendo a salvação
Ao mundo por ele amado

É Deus menino que chega
E foi muito aguardado
Por Maria com amor de mãe
E por José foi agraciado

É uma pena que para alguns
Natal é uma festa social
Só troca de presentes
E não vai além a festa do Natal

Pai Noel para todos os lados
Só com objetivos de vender
Iludir a crianças e adultos
Endividando-se para valer

Com certeza o menino Jesus
Não quer nada dessas coisas
Na sua pobreza nos enriquece
Ajudando-nos a enaltecer

Anjos cantaram alegres
Paz na terra o filhos amados
Que celebram a chegada
Do Deus que é muito aguardado

Por aqui fico a meditar
O quanto Deus quis amar
Dando-nos o seu filho
Que mistério a celebrar

Feliz Natal feliz Ano Novo
São felicitações desejadas
Bons pensamentos a todos
Deus seja sempre lembrado



Encontro na Praia Rosa do Mar

Foi um maravilho encontro
E uma aventura até chegar
Pela Br cento e um
De toyota a viajar

É um espetáculo a parte
Pelas planícies a vislumbrar
Tanta ciração de gado
Mas também as madeiras a desmatar

São José do Norte é o começo
As capelas estão a se organizar
Com suas igrejas e salões
Que beleza só em lembrar

Fiquei feliz e relembrei
Quantas dificuldaes a passar
Naquelas estradas esburacada
Que a vida me fez passar

A cebola sempre em crise
Trabalhadores sempre a pernar
É a luta da sobrevivência
Meu Deus para esse lugar

Frei Darci é conhecido
Atodos gosta de saudar
Já fez boas amizades
Um bom trabalho vai efetuar

O calor era insuportaval
O primero de ano a celebrar
Muitos pára praia foram parar
E assim viajamos sem parar

Atravessamos o estado
Passamos por Tavares,
Mostardas Osório em
Torres fomos descansar

Chegamos a noite
Pois o dia não foi possiel chegar
É muito chão para percorres
Que Bom na fraternidade Chegar

Acolhidos pelos confrades
Com amor em retormar
Obrigado pela grande aventura
Esperamos que se repita o passear


Rosa do Mar sempre é bom
O mar este ano não pude entrar
O Estudo foi muito bom
Mais um encopa pude participar.



Rota do Sol
È uma estrada em formação
Na subida pude passar
Que dificuldades é passar
Nos buracos que nela há

Na sexta feira sobe
Por outro caminho que
Passa por Praia Grande
A serração não deixa obesrvar

O carro sofre um bocado
Pasciencia é que se deve tomar
Folhar largas aparecem
Parecem guarda-chuva do lugar

O trecho só melhora
Quando se chega a são Chico
Até lá o motorista já sofreu
E o caroneiro já desanimou

Depois os campos aparecem
A serra fica mais amena
O asfalto é mais conservado
E a viajem mais tranqüila

Frei Wilson é um companheiro
Frei Rici é muito amigável
Valeu pelo prazer de viajar juntos
Na minha família foram me deixarr.

Em caxias passamos por fora
A cidade só vimos passar
Não tínhamos nada a fazer
Apenas alguma coisa a comentar
A Santa fé e grande
E favela de arrepiar
Passamos ligeiro por lá
È um perigo só em falar
Em Garibaldi era o meu destino
Os confrades me deixaram lá
Que companhia maravilhosa
Obrigado por acompanhar


Coronel Pilar
Na casa de minha mana
Em Coronel Pilar fui visitar
Meu Cunhado e sobrinhos
Em sua casa fui me hospedar

Sempre é bom visitar os paresntes
Eles gostam de falar
Tem assuntos de família
E muitas coisas a combinar

Aproveitei para pescar
Coisa que há muito tempo
Não sabia mais praticar
É um esporte prazeroso

Apenas pesquei um peixinho
No meu anzol que o sobrinho
Devar foi puxar
O dia não estava para peixes

Minha mãe gosta de visitar os filhos
Frei Paulo para agradecer foi rezar
Uma missa para a família do José
Obrigado sobrinhos por acompanhar

Ao final da tarde retornamos
Para os Corbellini visitar
Visitamos a mãe do Padre Vital
È parente sem igual

Depois visitamos o Recieri
E corbellini também sem igual
Vimos a pesca milagrosa
Em frente de sua casa também

Lá encontramos Enio corbellini
Visitando seus parentes
Com certeza amarrando alguns assuntos
Para o encontro da família celebrar


Por aí ficamos algum tempo
Vontade de ficar era de todos
Porem o compromisso exigia
Outro dia a gente vai se encontrar

Para Garibaldi retornamos
Obrigado pelo belo dia
Deus sabe de tudo
Que se repita cada dia



Pouso Novo
È o lugar que fui visitar
Nesta férias de janeiro
Para a festa dos zanatta
A poder participar

Vi coisas belas
Vi belezas do lugar
As serras são muito lindas
Mas não é fácil lá chegar

Minha alegria foi grande
Ao ver toda aquela gente reunidas
Mesmo por ser tempo de férias
Acreditando sempre na vida

Pouso Novo é liindo
Fica entre as Montanhas
La há gente aletaneira
Que trabalha como pioneira

Vi o quanto os zanattas
São estimados nesse lugar
Fazendo os empreendimentos
São honrados no trabalhar

Na acolhida muitos conhecidos
Outros vieram para prestigiar
Em casa lugar sempre novidade
Que vale a pena a gente disfrutar

Alegrou-me ao ver gente nova
Vinda para sempre olhar
Ver as belezas do encontro
E ter histórias para contar

A família é muito grande
Nem todos vão entrar
Uns tem outras motivações
Por fora dessa beleza vão ficar

A história continua
Felizes daqueles que vão entrar
Com certeza cada vez mais unidos
Um nova vida vai despertar

Não é fácil chegar fio da meada
Pois a história algo quer guardar
Ficará para os mais curiosos
Estes detalhes desvendar
Praia Noiva do Mar
Com alegria vibrei
Com a praia desse lugar
Mais um ano pude ver
A noiva se enfeitar

Cheguei na segunda feira
Com o amigo Enio e Ligia
Amigos e parentes
A espera da família querida

Fui antes para esperar
Pois a saúde pretendida
Minha família viria depois
A espera era pretendida

A mãe com problemas de saúde
Eu não sabia se veria
A espera era angustiosa
Que dificuldade virgem Maria

Más enfim deu tudo certo
A família chegou
A vovó um pouco cansada
Aos poucos se recuperou

Passamos uns dias agradáveis
Lá conhecemos descobrimos
Parentes e amigos
Que o veraneio Deus preparou

Obrigado meu Deus pela vida
E por tudo de bom que nos reservou
Pela família do Arnaldo Corbellini
Pelo presente que nos brindou

Os bolos da Neide
São fora de serie
Faz com tanta maestria
E uma mestra de verdade

Eu pude vibrar com a vida
Foi um tempo de bondade
Vi coisas bonitas muito boas
Obrigado pela geerosidade

A praia estava ótima
Deu para caminhar
Tomar banhos e descansar
Tudo na graciosidade

Foi assim as férias
Que a praia da Noiva
Brindou-nos com alegria
Obrigado por tua companhia
Valério e Maria Antônia
Frei Paulo Zanatta
Que Casal maravilhoso
Não por ser meus parentes
Mas por sua experiência
Que os torna merecedores

A celebração estava linda
O Pe. Arduino fez bem
Disse de coração
O que sentia com emoção

Apenas quero relatar
Que valeu em participar
Da vida de vocês
E da festa me associar

Não tenho muitas palavras
Apenas relato o que vi
Os freis foram gratos
Por tudo e vos bendiz

Valério disse a verdade
Que hoje tem mais irmãos
Agradecido aos doadores
Pois, agora tem mais coirmãos

As boda de prata foi bela
Porem a ação de graças foi maior
Também neste tempo e agora
Esperamos que a saúde sem melhor

Os filhos foram maravilhosos
E a esposa também
Acompanhara de perto
A saúde do Valério. Amém

O almoço foi excelente
Obrigado por nos convidar
Valeu em praia para o encontro
Assim, pude ver mais parentes

Tudo de bom neste ano jubilar
Que seja repleto de coisas boas
Sejam felizes meus amigos
Vocês merecem por tudo

A vida é assim
Sempre quer brindar
Com grandes surpresas
Vamos aguardar
Grato em participar
Há muito tempo com vossa família
Assim vamos agradecendo
Aos encontros valorizando a vida
Os Mosquitos da Torotama
Que tristeza só em pensar
Aqueles bichos na sua volta
E a vida em perturbar
Os habitantes do lugar

Foi o que aconteceu
Na Torrotana ao rezar
Quando a festa dos navegantes
Frei Paulo foi celebrar

O Wlmar tinha avisado
Aos parente que não iam agüentar
O feiticho virrou contra o feiticeiro
E nos tivemos que escapar

Fizemos a procissão
E todo o povo a se abanar
Parecia missa de ramos
Os mosquistos em atacar

Mesmo assim rezamos missa
Procissão com gente a tropicar
Navegantes abençoa o povo
Aos que vieram caminhar

O carro incomodou um pouco
Os mosquitos estavam a atrapalhar
A chave ficou dentro do carro
A dificuldade foi nele poder entrar

Dirigimo-nos para o pesqueiro
Pois lá também fomos rezar
Lá o ambiente já era outro
Não havia mosquistos a emcomodar

A missa saiu de manhã
E os pescadores a participar
Rezamos bem tranqüilos
E o camarão fomos almoçar

À tarde participamos
Rezamos com pescadores do lugar
Andamos de barco pela lagoa
A paisagem ficamos a admirar

Há belezas nesta lagoa
Água limpa a espelhar
Valeu apenas navegar
Foi a recompensa do lugar

Ó mãe dos navegantes
Pedimos a tua bênção
Livra-nos das dificuldades
Dai-nos a tua proteção

Abençoa ó mãe querida
As procissões em particular
Livra-nos dos mosquitos
Venha ó mãe nos abençoar Tortama e Pesqueiro 2-02-2007 Frei Paulo Zanatta


















































25 anos da presença dos Freis Capuchinhos

Minha terra tem figueira
Tem pinos e tem cebola
Tem praias e tem camarão
Alegria aos irmão de coração

No final de dois mil e quatro
Aqui vim para trabalhar
Não pensava nas surpresas
Que com certeza ia encontrar

Em maio de 2005
Como diácono iria trabalhar
Servir a Igreja de Jesus
É a caridade praticar

Novembro 95 pe. ia ficar
E aqui trabalharia
Durante oito anos
Apenas vim para servir e amar

Se, alguma coisa pude fazer
A graça de Deus a me acompanhou
As obras foram aparecendo
Servindo as comunidades do Senhor

Vinte cinco se passaram
Viva os freis Capuchinhos
Levando Francisco no coração
E a Cristo no ficar sozinho

Os confrades fizeram o bem
Deram o melhor de si para o lugar
E a luta pelo reino de Deus
Cada um procurou se edificar

Obrigado superiores e confrades
Obrigado Dom José e Padres
Obrigado religiosos e religiosas
Obrigado pelo povo que é nobre

Aqui saúdo o neo-sacerdote
Que também veio lutar
Criou amor pela igreja
Que Cristo vai lhe abençoar
Amigos e amigas
Que há tanto não os via
Obrigado pela presença
Aceita a nossa alegria
Finalizo este momento
Muito prazeroso para todos
Recebam a nossa benção
Do Deus todo poderoso.
Ordenação do Frei Volmir
Frei Paulo Zanatta
Foi bom participar
Deste momento importante
E a vida do frei Volmir
A Deus se entregar

É um jovem decidido
Que veio lutar pelo povo
Dar sua colaboração
E Receber a sua benção

Trabalhou como estagiário
Fez experiêrncia no lugar
Tornou-se amigos da crinaças
Sua missão vai continuar

Vibrei com sua decisão
Gostei de ir contigo rezar
Dom José o consagrou
A missão não pode parar

Semana vocacional aconteceu
O povo veio te apoiar
O irmão que os contagiou
Agora ele irá vos abençoar

A ordenação foi marcante
Outros jovens irão despertar
Pra vida religiosa
Ou ser padres do lugar

Agradecidos pelo belo testemunho
As crianças vieram te apoiar
A tia falou muito bem
O Volmir não nos decepcionou

Todos os amigos te agradecem
Pelo testemunho no lugar
Agradecidos a Deus bendigam
Pelas decisão que tomou

São José foi importante
Ajudou a firmar a vocação
As orações do povo
Você ficou padres por opção

Primeira missa foi boa
Todos queriam te ver rezar
Frei :Volmir saiu-se bem
Frei Álvaro soube te elogiar

O povo participou contente
Como foi bom velos rezar
Faz bem para os olhos e o coração
Obrigado pelo exemplo irmão
Vai em frente missionário
O teu lema sabe expressar bem
Mensageiro do evangelho
Que os anjos digam Amém

Por aqui fico agradecido
Desculpe a inspiração
Não sei se disse tudo
Parabéns e daí-m e tua bênção.




Vila da Quinta

Esse é o lugar
Que há um vim morar
Trabalhar e servir
E a Igreja amar

Cheguei de Bagé
E para cá vim para ficar
Os desafios são grandes
Vontade não vai faltar

Frei Carlos lutou muito
E os demais também
Agora e organizar o povo
que vivam sua fé amém

Dois ônibus de Nortes vieram
Para me acompanhar
De Bagé mais 1 ônibus
Todos vieram aqui rezar

Já conseguimos alguns avanços
O povo sabe que vim para rezar
Mostrar os caminhos de Jesus
E ao povo vim para amar

Ainda não consegui formar
Um conselho pastoral
E a dificuldade encontrada
A graça de Deus vai me ajudar

Frei Carlos e frei Roberson
Em Novembro vieram ajudar
Agora em fraternidade
Os problemas vamos enfrentar

Muitas famílias amigas
Já nos convidaram para almoçar
Que bom poder conhecê-las mais
Obrigado por vocês vamos rezar
Estou grato por tudo
Pelo dízimo a nos ajudar
As dificuldades que encontramos
E assim com amor trabalhar

É uma vila diferente
Que tem tudo das cidades
Tem belezas e tem encantos
Faz parte de nossa realidade

Um ano já se passou
Espero muitos sonhos concretizar
Todos dizem que é difícil
Espero nunca desanimar

Obrigado meus amigos
Obrigado a todos do lugar
Obrigado comunidades
Obrigado a todos e muita paz.

Obrigado meus amigos
Por tanta cortesia
De ter almoçado em tantas casas
Com muito amor e simpatia

A igreja da penha
Está a necessitar
Umas reforma do telhado
Para não vir a tombar

Meus irmãos quintense
Espero poder retribuí-los
Por aqui fico agradecido
também Nortenses e Bageenses

Frei Paulo Zanatta



















As figueiras do Bibi
Vale a pena visitar
As figueiras centenárias
As riquezas do lugar
No pesqueiro a desfraldar

Vibrei com o proprietário
Que se orgulha ao falar
Fui eu quem as plantou
E outras estavam no lugar

São grandes e mavarislhsas
Que cobrem um hectare
Fazem sombra maravilhosa
Que belezas sãos as árvores

Vi belezas centenárias
Que orgulham o lugar
Com belezas naturais
Alegrias em visitar

Irmã rosa ficou feliz
Prometeu lá voltar
Trazendo outras irmãs
E o bibi prometeu hospedar

Fiquei feliz com o Vilmar
Juntos mais uma vez olhar
As belezas naturais
E o bom ambiente desfrutar

Passamos belos momentos
Recordando a nossa história
O Bibi já viveu belos momentos
É conhecedor e tem bela memória

O Seu filho Adilsom
Tem um campig no lugar
Valorizando ainda mais
As belezas naturais

São árvores que cresceram
São figueiras a espalhar
Ramos por toda parte
E uma sombra a invejar

Os ramos encostam no chão
Formam novas árvores
Aumentando a beleza
Da vontade de ali morar

Seu bibi cuida com amor
Viu essas árvores crescer
Seu pai e avô plantaram
As belezas neste alvorecer

Por aqui fico pensando
Como é bom preservar
Uma beleza para a posteridade
Quanta gente a admirar

Concluo esses versos
Para não deixar passar a data
Lembrando a cada instante
Conservando a história

Visita ao Alcides Rodrigues da Silva
Foi neste domingo
Após a missa vespertina
Visitamos seu Alcides e esposa
Homem simples bem do povo

Trás presente bem a história
Guarda fatos registrados
Documentos e materiais
Ou bem guardados na memória

Falava com emoção
Da Igreja do Povo Novo
Que guardou com muito amor
Os alfa rábicos e no coração

Sua esposa também lembra
Tanta coisa bem bonita
Que aos poucos foram esquecidos
Mas coisas que o povo acredita

Seu Alcides lembra detalhes
Desta igreja que foi paróquia
E hoje não e mais a sede
Contribui para o bem povo

Seu Alcides e detalhista
Apesar de sua grande idade
Que homem valoroso
Que Deus o guarde e de proteção

A Irmã Rosa já o conhecia
E também levou Ir. Paulina
Para valorizar a família
Desta gente de muita valia

Frei Paulo vibrou com a visita
Já levou xérox da história do lugar
Para passar adiante para os amigos
Como é bom guardar e preservar
A igreja construiu-se grande
Alegria deste lugar
Por questões do portuária
O lugar não pode acompanhar

Que Nossa Senhora das Mercês
Guarde o lugar que viu principiar
Mas depois trocou de nome
Hoje quer lhe homenagear

Hoje é Nossa Sra. das Necessidades
É a mãe deste belo lugar
Agradecidos desde 1804
Obrigado vem nos abençoar]

Aqui conclui o que vi
Em 2007 pude vibrar
Com seu Alcides e esposa
Que N. Sra. Venha abençoar































Dona Eni (80) bem vividos
Que é bom conhecer
É uma mulher de fé
Reza por toda a gente
Os freis querem conhece

Todos que chegam lá
Na Igreja vão olhar
Uma mulher que bate o sino
A todos quer convidar

O povo sabe do teu valor
Aqui todos sabem seu lugar
Respeitam a matriarca
Deus saberá te recompensar

Desde o primeiro encontro
Aqui nesta igreja vim rezar
A história foi contada por
Dona Eni moradora do lugar

Desde a fundação da igreja
Ela sabe muito ajudar
Conservando o belo templo
A cerâmica pediu para colocar

Outras coisas já concretizam
Para os padres trabalhar
Capa de chuva para os amigos
Que não cansam de te amar

Oitenta anos de história
Todos querem te abraçar
Viemos rezar e agradecer
A vida que Deus te dá

Não temos palavras para tudo
Os 80 anos da bela vida
Que seus dias sejam abençoados
Somente dizer muito obrigado

Receba estes poucos versos
Desculpa a pouca inspiração
No final de um dia corrido
Mas os faço de coração

Dona Eni receba o abraço
Dos familiares, dos parentes, amigos
Do Vilmar e dos pescadores
Freis e de todo o povo
Seu coração é muito grande
Nele sempre cabe mais um
Oferecendo até a cama
Ao irmão sempre mais novo

Concluo aqui estes versos
A essa mulher generosa
Obrigado pelo testemunho
Dona Eni mulher carinhosa Tenho dito. Torotama 25-02-2007 Parabéns Felicidade muitos de
Vida. Frei Paulo Zanatta
Cavalgada Rafael Pinto Bandeira
Alegria foi muito grande
Quando o Vi o CTG
Rafael Pinto Bandeira
Em frente a Igreja e esperar

O Patrão a esperar
Pela bênção celestial
Com os cavalarianos
Alegria em comandar

Frei Paulo disse bem
Que é tempo de quaresma
Fazer penitência precisa
Trocarmos de vida

Agora necessitamos
De muita conversão
Orações e sacrifícios
Até dentro do galpão

A cavalgada foi feita
Pra sempre recordar
Que gente não nunca para
Só quando Deus chamar

O Gaúcho sempre deve
Estar muito preparado
Pois qualquer rodada é fatal
Quando Deus fica de lado

Aqui estamos rezando
Pelas lidas campeiras
Concluindo estes 2 dias
Pelas pessoas hospitaleiras

A inspiração é pouca
Depois de um dia corrido
Não faço por vanglória
Agradeço ao Marcolino

O Patrão é muito simples
Porém muito pontual
Obrigado por nos convidar
Bem como a todo o pessoal

Por aqui quero parar
Sem mais nada dizer
Vamos em frente
Gente do nosso CTG

Obrigado pela missa
A presença de Jesus
Ficando sempre conosco
Ao Deus que é luz Quitéria 25-02-2007 Frei Paulo Zanatta








CTG Rafael Pinto Bandeira

Vi a luta da gauchada
Em honrar a tradição
Passando por peripécias
Para acompanhar o patrão

O Patrão seu Marcolino
Homem muito determinado
Levanta cedo para luta
Já está bem acostumado

Conhece as redondeza
É o sinuelo do lugar
Está sempre em prontidão
Apoiando a turma do lugar

Todos tem a hora de acompanhar
Seu Marcolino a desfilar
Com pingo companheiro
Nunca cançã de cavalgar

Visitei a sua morada
Fica longe para lá chegar
Mas para ele tudo é fácil
A gauchada arrebanhar

Sua mana e gente fina
Valeu a pena visitar
Bem como os amigos
E com vocês poder rezar

Adorei as conversas
Da gauchada lá presente
Tem histórias de todo tipo
Todos estavam contentes

A janta não podia faltar
Muito bem preparada
Pelo melhor cozinheiro
Que o CTG foi importar

As irmãs me acompanharam
Agradeceram e foram olhar
A vivência da tradição
Que o CTG vai testemunhar

Por aqui concluo os versos
Não tenho palavras para expressar
Tanta bondade destes irmãos
Peço a Deus par os abençoar

Vila da 5º 26-02-2007 Frei Paulo Zanatta


Odílio Ferreira Lyrio

Você partiu sem dizer adeus
Voltou para junto do pai
Voltou para a casa paterna
Sim voltou para junto de Deus

O relógio do tempo parou
Este não podia consertar
Parou no tempo imprevisto
Parou para descansar

Como era bom o tempo de criança
Quando vocês iam nos visitar
Com toda sua família na serra
Em Garibaldi foram nos procurar

Nas andanças pelo Rio Grande
A alma capixaba a perambular
Sempre a procura de amigos
Trabalhando pela saúde e paz

Em Porto Alegre sempre foi visitar
Sempre falava de meus avós
De minha família queria falar
E o bom café servia e devia tomar

Quando entrei no seminário
Na chácara fui visitar
La inventava-mos um pouco de tudo
Que nem percebia o tempo passar

Belém Novo ficou na história
Lá um dia fui trabalhar
Meu prazer era saber
O dia que Seu Odilio e Ilka fossem passar

Foi o lar de minha família
Quando em Porto Alegre fossem consultar
Era uma casa acolhedora
Sempre prontos a nos ajudar

Nunca perdi a ligação
Desta família e modelar
Sempre telefono na Capital
Para saber como estão e visitar

Sua morte pegou-nos de surpresa
No Dia da Festa do Corpo de Deus
Que o Cristo ressuscitado
O Leve na presença de Deus
Ficamos entristecidos pela ausência
Pela suas brincadeiras e bondade
Tanta criatividade era sua marca
Em sua casa era uma festividade

Seu Odílio você era amigo
Bondoso bom e brincalhão
Era a alegria de casa
Descanse em paz querido irmão

Todos os que o conheceram disseram
Que bondade que paixão
Vivia para sua família
Foi um homem foi um amigão

Sua história foi marcada
Por muitas lembranças e recordações
Muitas coisas bonitas e belas
Porém sempre queria voltar para o rincão

Partiu o amigão
Volte para junto de Deus Pai
Junto do Deus Filho
Do teu Espírito Santo. Que teu

Adeus seu Odilio
Adeus meu irmão
Adeus alma inquieta
Adeus, adeus, irmão


Bagé, 28-05-2005
Frei Paulo Zanatta



























Saudades vovô Luiz Zanatta
Ai que saudades que tenho
Dos dois anos que passou
Do tempo quase esquecido
Que o vovô nos deixou

Aí que saudades que tenho
De tuas palavras carinhosas
Do seu jeitão amigo
Que guardo na minha memória

Aí que saudades que tenho
De dessas boas lembranças
Que recordo desde a infância
Que o tempo não apagou

Aí que saudade que tenho
Dos irmãos do vovô
Há tanto tempo falecidos
Que os tempo os carregou

Aí que saudades que tenho
Dos lugares ainda lembrados
Que hoje são recordados
Que me ajudam a reviver

Ai que saudades que tenho
Dos passeios com o vovô
Do tempo de convivência
As marcas que ele deixou

Ai que saudades que tenho
De tantas dificuldades vividas
Que se tornem vida
Estímulos para viver

Aí que saudades que tenho
Do vovô voltar cansado
Mas sempre pronto a dar um afago
Para os filhos que ele gerou

Aí que saudades que tenho
Do aprendizado acontecido
Realizado pelo papai querido
Obrigado Deus Nosso Senhor.

Aí que saudades que tenho
Em recordar sua querida história
Que guardo na memória
Ensinado pelo nosso progenitor

Aí que saudades que tenho
Em recordar momentos felizes
Peço a Virgem Bendita
Que o acolha junto a Deus Nosso Senhor

Interceda por todos nós vovô
Eterna saudades da vovó e dos filhos, genros noras e netos e amigos




Aniversário de Adair Castanheira
Como foi bom participar
Do aniversário do velho amigo
Que sempre nos acolhe
Quando em sua casa vou chegar

Sim digo isso para todos
Por que o tempo nos irmanou
Nos conhecemos agora a pouco
Parece que sempre somos irmãos

Seu Adair ao lado da Dona Anita
Formam um casal do lugar
Que os acolhe com certeza
No povo Novo quando chegar

Seu filho também Adair
Sempre pronto e camarada
Atendendo os seus pais
Para ajudar sem cobrar nada

Fomos convidados
Na sua casa para jantar
Refeição feita com amor
Para os 72 anos comemorar.

A irmã também lá estava
Pronto para conversar
A alegria foi grande
A tarde e noite dialogar.

Castanheiro é influente
Homem simples do lugar
Lutou muito pela comunidade
Ali ele quase se imortalizou

Também suas atividades diárias
Que ao longo do tempo herdou
Dos seus pais que lhe deram a vida
Lembra esses fatos com ardor

Anita é a companheira inseparável
Que ao seu lado sempre lutou
Fala das alegrias vividas na igreja
E dos padres que ali já passou

Para eles todos são filhos
São adotados com muito amor
Lembram dos padres antigos e modernos
Todos são enviados do Senhor

Com prazer celebramos suas bodas
Eta casal buencho sim senhor
Quero sempre ficar ao seu lado
Obrigado pela vida Senhor

Por aqui digo muito obrigado
Por me sentir membro de sua família
Pois me acolheram com carinho
Nesta terra e farroupilha

Por aqui vou concluir
Pois a idéia não quer ajudar
Muito obrigado por tudo
Obrigado por nos convidar

Contar tempo com amor
É sonho que não volta mais
Obrigado gente querida
Está pagina sempre vou recordar

Muitos anos de vida
Ao Senhor Deus da História
Guarde viva nossa memória
Para recordar coisa boas
.





























Sonho do Hexa

É triste só em pensar
De uma seleção apática
Que não jogou nada
E que deixou todos a chorar

Já estava escrito nas eliminatórias
O Brasil não ia passar
Sempre futebol muito fraco
A seleção nada modificar

Os jogadores só com brincadeiras
Nada a sério levar
Levou um sufoco em cada jogo
Esperança a conquistar

A cada jogo que passava
O Brasil nada apresentar
O Pareira escalava mal a seleção
O inesperado veio frustrar

Nunca viu uma seleção tão apática
Que tristeza só em pensar
Era a :França novamente
Que tristeza só em olhar

A torcida brasileira
Queria nos ajudar
Com bandeiras e camisetas
O Pais queria homenagear

O filme da derrota
voltar nos atormentar
Zidane e companhia
É uma tristeza só em pensar

A TV globo criou uma expectativa
E o Brasil já estava a celebrar
O Hexa já estava ganho
E o Brasil já estava a vibrar

Na Alemanha esperou a todos
As seleções estavam a se preparar
O Brasil também marcou presença
Mas para as finais não chegou

As finais não é para o Brasil
Por que não mostrou futebol
Os jogadores não se aplicaram
E para casa vão ter que voltar

Cada vitória pequena ilusão
Nada ganhamos
Mas é prolongar a agonia
Até chegar a desilusão

O ouro não veio
Só ficou muitas frustrações
De norte a sul desta nação
Que não souberam mostrar dedicação

Como ter paixão numa coisa dessas
Cada pouco vem um desilusão
Com Ronaldo e companhia
Que mágoa meus amigões.

Os canarinhos amarelaram
E a seleção amarelou
Jogadores foram medíocres
Os canarinhos desclassificou

É triste ver a França
Azular e nos ganhar
Enfeitiçaram os brasileiros
Ganharam e vão continuar


Vila da Quinta 10-07-2007
Frei Paulo Zanatta


O Fim do Mundo

Sonhei com o fim do mundo
Jesus veio me buscar
Veio todo sorridente
Que bom te encontrar

Meu amigo aqui estou
Para onde queres que eu vá
Eu vim te buscar
Uma grande aventura terás

Sim meu bom amigo
Não posso mais esperar
O tempo terminou
E só aguardar

Que beleza é voar
Nas asas de nosso Deus
Ele é bom e amoroso
Contigo quero morar

A imaginação é bela
Do amigo que nos quer bem
Nos carrega nos seus braços
Nos coloca no mundo do além

Na presença de nosso Deus
Tenho certeza que vou ficar
Obrigado meu bom Jesus
Pela salvação vou buscar

Vi anjos, vi santos
Vi as belezas do céu
Vi a bondade de Deus
Vi o grande amor do Pai

Que tristeza acordar
O sonho acabou
Mas o sonho da eternidade
Com certeza ainda ficou

Frei Paulo Zanatta 21-06-2006


O natal
Frei Paulo Zanatta
Já vem chegando natal
Pois queremos ver Jesus
Caminho verdade e vida
Caminho que é só de luz

Amigo olha só que beleza
é o menino quer chegar
vem alegrar a todos
a paz Ele quer nos dar

É Jesus bem menino
simples e bem irmão
que vem trazer a esperanças
a todos os corações.

Natal nos enriquece
com ternura e muito amor.
É Jesus que nos enobrece
de justiça paz e amor

Pobre de nós o que seria
se o natal no fosse um dia
tristeza a humanidade viveria
sem esperanças morreria

É Jesus que renasce
a cada ano que passa
a todos os anos renova
e quer deixar a sua graça

José e Maria nos deram
Um presente que vem Deus
Acochamos com muita fé
O Deus menino que todo seu

O natal nos encanta
nos enche de amor e saudades
pelo Deus que é grandioso
sempre rico de bondade




Por aqui fico meditando
pelo filho que vai renascer.
obrigado Pai do céu
mais um natal espero viver

São Francisco encenou o natal
E a população assim viveu
O mistério da encarnação foi real
Que Deus pai lhe concedeu

Os frades também sentiram
O Deus menino ali deitado
Quanto amor ele encontraram
A criança por Eles amado

O Natal tem seus encantos
Aos querem ver Jesus
No amor, justiça e solidariedade
Nos seres humanos dispostos.

A ternura do natal
É algo impressionante
Deixe contagiar por ele
E o mundo será empolgante

O presente é o menino
Que é salvador da humanidade
De pequeno é perseguido
São José o protegeu

Maria também defende
O salvador do mundo
E o Deus está com ela
Contra os perigos mais profundos

Aqui concluo estes versos
Deixo os anjos a cantar
Gloria a Deus nas alturas
Paz na terra a todas querem amar

Obrigado por tudo
O que foi possível fazer
Neste 2004 findar
Ao papai do céu bendizer.

Feliz Natal 2004










































O natal
Frei Paulo Zanatta
Já vem chegando natal
Pois queremos ver Jesus
Caminho verdade e vida
Caminho que é só de luz

Amigo olha só que beleza
é o menino quer chegar
vem alegrar a todos
a paz Ele quer nos dar

É Jesus bem menino
simples e bem irmão
que vem trazer a esperanças
a todos os corações.

Natal nos enriquece
com ternura e muito amor.
É Jesus que nos enobrece
de justiça paz e amor

Pobre de nós o que seria
se o natal no fosse um dia
tristeza a humanidade viveria
sem esperanças morreria

É Jesus que renasce
a cada ano que passa
a todos os anos renova
e quer deixar a sua graça

José e Maria nos deram
Um presente que vem Deus
Acochamos com muita fé
O Deus menino que todo seu

O natal nos encanta
nos enche de amor e saudades
pelo Deus que é grandioso
sempre rico de bondade




Por aqui fico meditando
pelo filho que vai renascer.
obrigado Pai do céu
mais um natal espero viver

São Francisco encenou o natal
E a população assim viveu
O mistério da encarnação foi real
Que Deus pai lhe concedeu

Os frades também sentiram
O Deus menino ali deitado
Quanto amor ele encontraram
A criança por Eles amado

O Natal tem seus encantos
Aos querem ver Jesus
No amor, justiça e solidariedade
Nos seres humanos dispostos.

A ternura do natal
É algo impressionante
Deixe contagiar por ele
E o mundo será empolgante

O presente é o menino
Que é salvador da humanidade
De pequeno é perseguido
São José o protegeu

Maria também defende
O salvador do mundo
E o Deus está com ela
Contra os perigos mais profundos

Aqui concluo estes versos
Deixo os anjos a cantar
Gloria a Deus nas alturas
Paz na terra a todas querem amar

Obrigado por tudo
O que foi possível fazer
Neste 2004 findar
Ao papai do céu bendizer.

Feliz Natal 2004









O Natal
Vila da quinta 25-12-2006

Hoje é Natal
A festa do filho de Deus
Nasceu pobre e pequenino
Amado pelos seus

É bom ver o povo se alegrar
Com o Deus que chega
Trazendo paz e alegrias
Amor para nos dar

A magia do natal
Transformas os corações
Anima os tristes e abatidos
Com amor e sem ilusões

Como é bom festejar
Alguém que é muito esperado
Trazendo a salvação
Ao mundo por ele amado

É Deus menino que chega
E foi muito aguardado
Por Maria com amor de mãe
E por José foi agraciado

É uma pena que para alguns
Natal é uma festa social
Só troca de presentes
E não vai além a festa do Natal

Pai Noel para todos os lados
Só com objetivos de vender
Iludir a crianças e adultos
Endividando-se para valer

Com certeza o menino Jesus
Não quer nada dessas coisas
Na sua pobreza nos enriquece
Ajudando-nos a enaltecer

Anjos cantaram alegres
Paz na terra o filhos amados
Que celebram a chegada
Do Deus que é muito aguardado

Por aqui fico a meditar
O quanto Deus quis amar
Dando-nos o seu filho
Que mistério a celebrar

Feliz Natal feliz Ano Novo
São felicitações desejadas
Bons pensamentos a todos
Deus seja sempre lembrado













Aniversário da Anita (Vila da Quinta 04-03-2007) Frei Paulo.
A Pequena Anita
Mas grande de coração
Forma um casal alegre
Alegria da povoação

Mais um ano de vida
O papai do céu lhe deu
Vamos agradecê-lo
Obrigado nosso Deus

Foi na última quarta-feira
Não pude lhe abraça-la
Mas o façamos hoje
Com toda a irmandade

Pequena Anita
Que tem grande generosidade
Obrigado por tanto carinho
Você é mãe de verdade

O filho Adairzinho
Sabe que tudo isso e verdade
Não sai de perto da mamãe
Desfrutando da bondade

Eu também me associo
Pela fé e irmandade
Desta querida mãe
Cheia de caridade

Na comunidade Povo Novo
Sempre é bem-vinda
Traz alegria e esperança
Ao povo e toda a vizinhança

Seu Adair está orgulhoso
50 anos se passaram juntos
Caminhando muito unidos
Celebrando as bodas de Ouro

Tudo isso estou presenciando
Junto com a comunidade
Que conhece os castanheiras
Gente querida uma barbaridade

Desculpe a pouca inspiração
Foi o que pude fazer
Homenageando a grande mulher
Anita receba a Nossa benção.
O Sus que temos e o Sus que queremos
Foi um encontro importante
Promovido pela pastoral da criança
Aprendemos a valorizar vida
O sistema único de saúde

A Sharom falou bem
Para todos escutar
Que o sistema e para todos
Poder se beneficiar

Os participante eram pessoas
Vindas das nossas comunidades
Vieram informar-se um pouco mais
Desta nossa realidade

Também o programa de saúde f
Marcou presença no salão
Pois conhecer um pouco mais
Faz parte da formação

O almoço na Sicq
Foi o ponto alto do encontro
Ajudou na integração
Veio reforçar o nosso corpo

Vibrei com a pastoral da criança
Que soube organizar
Um encontro como esse
E a saúde do nosso povo

A tarde foi muito boa
Pois a coordenadora da saúde falou
Dois direitos e dos deveres
Que faz do nosso posto

As enfermeiras também disseram
Que o trabalho e muito grande
Não dá tempo para fazer tudo
Mas o fazem com esmero

E os hospitais estão para ajudar
O Beletti disse a verdade
Que a saúde deve estar em 1º lugar
O número de consultas e muito grande

A pastoral da criança foi ótima
Tem material para dar
Mas precisa que o PSF conheça
E juntos se esforcem para saúde melhorar

Foi o que vi neste dia
Muito bom valeu a pena
Tudo que é feito para vida
Quando a alma não for pequena
Retiro dos Padres (cassino) 12-16-2007
Como foi bom rezar O sol foi companheiro
Orientados pelo Pe Rômulo Quis a semana ficar
Assim passamos a semana Iluminando o estudo e descanso
Rezando e meditando Ajudando a pela bronzear

Pe. Décio nos acolheu Pe Décio foi o cicerone
Que prazer e que alegria A todos soube acolher
As coisas boas acontecem conduziu-nos com carinho
Tanto de noite como de dia Da oração e do bem querer

A casa da Ipiranga
É bela e acolhedora
Deu-nos condições
Sempre mais inovadora

As cozinheiras são ótimas
Fizeram boas companhia
Preparam alimentos para o corpo
Que se tornaram grandes alegrias

A Leitura orante foi o foco
Que o pregador veio falar
Deu-nos animo na caminhada
Obrigado Deus vai abençoar

As orações da noite
Veio sempre coroar
A caminhada do dia
As completas fomos rezar

Os dias foram ótimos
O sol procurou nos acompanhar
Que maravilha caminhar juntos
Obrigados padres do lugar

A Samaritana foi o texto escolhido
Que o Pe.Rômulo quis destacar
Leu por duas vezes
Para o texto nunca abandonar

O cassino é muito bom
Até os frei pude encontrar
Que maravilha de lugar
O retiro vai se eternizar

Dom José marcou presença
Conosco quis rezar
Deu seu testemunho
Jesus vai lhe abençoar

Por aqui concluo o que vi
Espero que a experiência se repita
Obrigado pai do céu
Por ver tanta gente bonita.
Seu Barroco (Cido, Paraguaio)...
Que homem extraordinário Concordar é o problema
Que na quinta vim encontrar Discutir mais que falar
Sempre pronto para acolher Faz parte de sua personalidade
A gente que vai lhe visitar O que importa é não brigar

Possui história e assunto Escrever o que ele diz
Quanta coisa bonita sabe falar É importante sempre anotar
Conhece o seu metier Fala das belezas do passado
É homem inculturado no lugar a todos faz recordar

Ele sabe de tudo
Até da política gosta de falar
Critica quando necessário
A falta de incentivo para plantar

Vê noticias e acompanha
O que se passa na realidade
Não perde tempo em alfinetar
Tudo aquilo que é barbaridade

Sua família é muito grande
Tem história nesse lugar
A gente gosta de pedir a ele
Assuntos para comentat

Quantas coisas apreendemos
Deste homem octagenário
Morador nestas plagas
Que trabalha sem salário

Seu galpão e uma beleza
Lá tem um pouco de tudo
Tem sementes e tem histórias
Tem motivos de orgulho

Ele tem uma memória viva
Dos lugares por onde passou
Lembra com saudades
Dos amigos que lá deixou

As flores cultivadas
Oferece para enfeitar a Igreja
Oferece para a mamãe
E que ela o proteja

A tradição não sabe negar
Quando fala dos pais e avós
Lembra com saudades
O que na memória guardou

Por aqui concluo a história
Que de algo que pude lembrar
Foi uma riqueza conhecê-lo
Que Deus vai lhe abençoar
Dom José Mario Strohöer (parabéns muitos anos de vida)
Que alegria homenageá-lo
Neste dia do seu aniversário
Dizer com tanta alegria
O nosso muito obrigado

Aqui cheguei para ajudar
Na sua bela diocese
Que já deu o que falar
Nesta areias e águas verdes

Nossa diocese não é antiga
Há Igrejas históricas
O restauro é o problema
Pára a gente patriótica

Dom José aqui veio servir
Já está de cabelos brancos
Os anos já se passaram
Quase deixaram meio tonto

Rio Grande é muito antigo
Sempre há muita história
A Igreja é detentora
Desta grande memória

O pastor está inculturado
Duas décadas aqui está
Que Deus lhe abençõe
Parabéns por aqui ficar

O Centro Diocesano
É uma realidade a contemplar
Luta de nosso ordinário
Deus vai lhe recompensar

Tantas coisas boas
Já vi o Bispo falar
Seu testemunho de vida
Ninguém pode negar

Nosso bispo é muito simples
Sabe acolher muito bem
Todos que a ele chegam
A paz esteja contigo também

Nosso bispo tem preocupações
De preparar as vocações
São os trabalhadores da messe
E a todos pede orações

Aqui concluo a memória
Do aniversariante do mês
Que são José o abençoes
Aceita as nossas felicitações

Nestas terras lusitanas
Quero o bispo saudar
Parabéns Dom José
Mais uma vez quero lhe abraçar
São José do Norte
Alegrei-me outra vez A lancha da Cearence
Pois lá fui visitar singrando a lagoa que é mar
A terra que me hospedou levou-nos para o outro lado
Onde pude trabalhar que beleza a gente atravessar

Viajar na humildade A histórica São José
Vi pobres a caminhar Lá está a nos aguardar
É o meio de transporte O encontro com o passado
Para a gente lá chegar O futuro está a nos aguardar

Que prazer nos da o olhar Os frei fizeram a sua parte
Ver as paisagens a descortinar Até um camarão a nos esperar
As maravilhas estão presentes Foi um prato delicioso
O que se dirige o olhar Mais uma vez podemos degustar

Os amigos estão a espera
Um sorriso sempre dar
É a alegria do encontro
Uma palavra amiga presentear

O tempo já passou
Eles não querem acreditar
A gente não é mais o mesmo
Vão ter que acreditar

Já estou numa outra
Mas é bom retornar
Pelas águas da lagoa
E são José lá avistar

Cada mês a gente volta
A lagoa a singrar
Deixa s nas águas esverdeadas
E ondas brancas para trás

A lagoa é muito linda
Vale a pena contemplar
A gente observa cada vez
Mas ainda quer ver mais

Já fiz isso tantas vezes
Espero poder sempre olhar
E a terra das abençoada
Obrigado pela terra e pelo mar

Terra de Garibaldi
Terra de Tamandaré
Terra de Delfina da Cunha
Terra do céu e do mar

Foi o que vi
Nessa visita de março
Espero poder muitas vezes
São José obrigado de novo
Visita a Furg (ajuda para construir os projetos de restauro da Penha e Taim)
Fui uma beleza A universidade apóia a cultura
Na reitoria chegar O templo da penha quer conservar
Falar com o reitor Fazendo o projeto arquitetônico
E servidores do lugar Que é maravilha do lugar

Acolhida é importante A cultura é importante
Eles sabem bem tratar Obrigado por nos ajudar
E o gesto da cultura Que a mãe Conceição
E a nobreza nos brindar Venha sempre os abenõar

Dom José sabe agradar Cuidar da cultura
E lá foi também falar Deve ser em primeiro lugar
Junto com frei Paulo Quem não conhece o passado
Pedir para nos ajudar O Futuro poderá negar

O reitor e professores
Querem nos apoiar
Fazendo os projetos
E as igrejas terminar

A universidade e linda
São prédios a espraiar
Com tornam-se unidos
Agora é só aguardar

A viagem de micro a Furg
As crianças fazem a festa
Deixam os adultos boquiabertos
De tanta desconcentração

Os adultos estão pensando
Que o dia vai oferecer
Trabalhos e muito estudo
Na universidade vão aprender

Vi tudo isso com meus olhos
Antes de na reitoria chegar
Vi a preocupação dos estudantes
que querem aprender mais

Meus amigos profissionais
Que na Universidade vão doar
O saber para os jovens
Que beleza e saber partilhar

Não sei se disse tudo
Como é bom se doar
Que Deus os recompense
Todo esforço em ensinar

Sai com essa impressão
Que os servidores que passar
Que Beleza e vê-los servindo
Que o Pai vai lhes abençoar
Tereza Barroco (Vila da 5º Quinta Frei Paulo Zanatta
Tereza que é Tereza Mais um ano completas
Mas não é de Jesus Que prazer poder homenagear
É Barroco com certeza Os amigos reunidos
Amiga da Santa Cruz A vitória que tens a celebrar

Mais um ano de vida Canta, reza e louva ao Senhor
O Senhor resolveu dar Nosso Deus vais te brindar
Foi um presente o poderoso Mais uma vitória na existência
Obrigado por que ficar Obrigados Deus Nosso Senhor

Foi a 1º família que conheci Por concluo esta poesia
Quando aqui vim morar Que apenas deu para organizar
Já somos bem familiarizados Neste final de noite
Até refeições fomos brindar Obrigado e quero te felicitar

Que beleza essa gente Parabéns felicidade
Que tem história marcantes Saúde paz e amizade
Falando do passado e do presente Receba com Carinho
Que faz a todos se apaixonar O abraço da irmandade

Já celebrou 4 anos de vida nova
Agora logo será um pouco mais
Lembro como se fosse ontem
A vitória sobre o grande mal

Cada dia que passa
Cada vez mais perto do Senhor
Já vencestes tantas batalhas
Com certezas serás vencedor

Já conhecestes a terra Lusitanas
Que deixou tantas saudades
Trazendo sempre na bagagem
Tantas recordações e amenidades

A família é muito grande
Tanto de do velho mundo
Bem como da terra de Cabral
No Leonidio foi o ponto final

Tereza de Jesus
Grande alma do amor
Daí perseverança a todos
A esta filha do Senhor

Tereza Transplantada
Já tens um pouco mais
Vida até de outra pessoa
Que graça meus irmãos

O Vandir e um companheiro
Sabe levar tudo na brincadeira
Sempre pronto na labuta
E irmão e é parceiro
Festa da Penha 2007

Pela segunda vez
Pude participar
Da festa da mamãe
E a Deus poder louvar

Foi uma semana de louvor
Logo após a páscoa
Que bom estar reunidos
E nome da virgem da penha

A padroeira e poderosa
A todos quer abençoar
Preparou um lindo dia
Obrigado mãe graciosa

Tudo transcorria bem
Procissão bem participada
Orações bem preparadas
A santa missa bem animada

Assim transcorreu o dia
O Almoço bem organizado
Com carne de leitão e saladas
Foi a delicia gente amada

A mateada foi especial
Com o palco inaugurado
E a gauchada tomando chimarrão
Com água bem filtrada

A noite teve o baile
Que parecia ser bem animado
Deu problemas com segurança
Com brigas generalizadas

Deu de tudo naquele baile
A policia foi chamada
O problema são os dobrados
Que atiram pedras e taquaradas

O prejuízo foi por nossa conta
Coisa triste e ver gente assustada
De tanta pedra jogada no salão
Apenas a Igreja foi preservada

É uma tristeza só em pensar
Que a juventude está transviada
A droga estraga tudo
A comunidade fica prejudicada

A policia foi chamada
Para fazer o levantamento
Indiciar os culpados
Desta festividade fracassada

Pensávamos em fazer obras
Na igreja que está com a tesoura estragada
Agora temos que recuperar o salão
Pois parece um casarão abandonado

Por aqui finalizo o relato
Dizendo que baile acabou
Não é esse jeito que se louva
Nossa Senhora mãe do Senhor

Lamentamos o ocorrido
Pois ninguém quer mais trabalhar
Os bailes foram suspensos
Pois a festa não pode acabar

Os desordeiros são conhecidos
Moradores do lugar
Querem baderna e desordem
Fazem a vida se complicar

Que Nossa Senhora da Penha
Tenha pena desses coitados
Que não sabem o que querem
Pois na vida são derrotados


Passamos a madrugada em claro
Dando explicações
Que o ocorrido foi muito triste
Ao ver toda a destruição

Nossa Senhora da penha
Venha em Nosso socorro
Liberte essa gente do vício
Sede nossa protetora


















Missões de Pelotas

Foi uma semana diferente
Gostei de lá participar
Ajudar na animação
E com lideranças trabalhar

Aprendi que a leitura orante
Ajuda o povo a escutar
Aprender os detalhes
Que a palavra quer ensinar

Pe. Rômulo é bem legal
O povo quer sempre olhar
O coordenador das missões
Dele sempre se orgulhar

A paróquia do Fragata
Esteve em missões
Louvando a Jesus Cristo
Honrando as tradições

Espero que com as visitas
O povo venha participar
E em nome de Jesus
Que todos devem rezar

Doentes foram visitados
Comunidades a renovar
Missionários destemidos
Famílias acolhedoras



Frei dispostos decididos
Bispo pronto pra celebrar
75 anos de vida
A Diocese a nos deixar

Muita coisa bonita
Iluminada pelo espírito
Frutos da palavra semeada
Belas encenações

Na comunidade N. S. Conceição
Vi a Regina e Regininha
Vi também o Jussara jussarinha
Os missionários grandes e pequeninhos

Visita as família
É o novo jeito de trabalhar
Conquistar gente para Jesus
E a Deus Glorificar

Passei uma semana diferente
Louvando e agradecendo
Ao Deus que me chamou
Obrigado por vivenciar o seu amor

Sou grato por tudo
Aos Frei que me convidou
A família da Regina
E a comunidade que me ajudou

Não tenho mais o que dizer
Desculpe a pouca inspiração
Deus Seja louvado por Tudo
Salve Deus Nosso Senhor





















Festa de Santa Luzia

Como foi bom participar
Desta festa de Luzia
Ver gente de todos os lugares
Participando da alegria

A missa foi de manhã
Com pouca freguesia
Estavam mais preocupados
Com barracas e quiquilharias

O movimento era grande
Porém para rezar era pouco
O interesse e sair de casa
Para passar o dia diferente

No meio daquela gente
A festa acontecia
Entre cervejadas e vendeores
Tudo era barrulho e gritaria

A mateada foi bonita
O conjunto fazia a alegria
Todos queriam olhar
As músicas e dançaria

O churrasco foi bonito
Apesar da concorrência
Todos procuram o assado
Livre-se da ganância

O Baile concorrido
Em salões particulares
Todos exploram a padroeira
Usando o nome com veemência

A procissão saiu
Entre trancos e barrancos
No meio de carros e pedestres
Para louvar foi uma deficiência

Ao final da procissão
A santa entrou de mansinho
Nem vimos sua ausência
Invocamos a sua permanência

A encenação estava linda
Porém muitos saíram sem poder ver
A história de Jesus e Maria
Que nos dá sempre muitas alegrias
Mais uma festa saiu
Agora vamos ver
Que a próxima a gente organize
Faça melhor para a gente crer
Poesia do Irmão Cordeiro

Sinto que morro lentamente à fome
Meu corpo treme, sou uma chaga e dor,
Sangram-me as mãos e os pés, sinto o torpor
Sinto a agonia que foi e consome

A noite é longa e cruelmente insone
Gemem fantasmas entre as trevas
Horror...
Correm insetos em meu corpo e o ardor
Gera um inferno sem igual, sem nome

Tornai-me um verme da crueldade humana
Meu corpo nu, marcado pela violência,
Corteja o sangue de uma vingança insana

Não peço aos homens nem perdão, nem clemência
Ao Deus que tudo vê e nada engana
Proclamo a minha fé e inocência


Recebi de uma amiga Rosane M. Vogt
































Amigos da Gente
Verydyana – Vila Nova
Sejam distantes
Ou perto sempre se fazem presentes
Padres são pessoas importantes
Pois perto deles nós nos sentimos
Iluminados e bem abençoados
Sejam em lugares calmos ou até
movimentados

Sejam eles velhos ou ate novos
Não importa
Padres amigos da comunidade
São pessoas sinceras só falam
A verdade

Em suas manhãs levam
Sua primeira hora do dia
Dedicada a sua religiosidade
E são amigos
São pessoas de verdade
São os padres da nossa
querida cidade



Obrigado Parceria
Pftta
Pela sua simplicidade
Agradecemos com alegria
Que retratam nossa existência
Sejam eles de muita valia

Assim queremos expressar
Tudo o que a gente faz
Nessas terras de Tamandaré
De tantos ilustres até Silva Paes

Que a poesia engrandeça nossa alma
Traga paz e muita harmonia
Com o criador coloca-te em sintonia

Assim vamos expressar
Nosso afeto e aceitação
A todos que te querem bem

Replica autora dos amigos da gente
Verydyana – Vila Nova

Ao Deus Criador

Meu Deus, meu Deus olha eu aqui
Na luta diária para fazer o bem
Quantas dificuldades encontradas
Nestas terras arenosas meu Senhor

Tem horas que parece terra de ninguém
O desanimo parece que toma conta
Mas o teu projeto é muito maior
Daí-me sempre o teu alento Senhor

Aqui estou para lutar sempre
Na luta sou teu aliado Senhor
Daí-me a tua graça bom Redentor

Que eu nunca desista de lutar
Fazer que o teu reino venha por amor
Lutar contigo serei vencedor.


Festa no Povo Novo

Foi um momento muito bom
Onde o povo estava a nos esperar
Festa da comunidade
Que a 223 quis celebrar

Foi um clima muito tranqüilo
Onde o povo aguardava para rezar
Com encenações e muitos símbolos
A missa estava para iniciar

Foi feita a organização
Com pela manhã tudo aconteceu
E que participou pode vibrar
Com a liturgia bem atuante

Frei Paulo representou a paróquia
E muitos leigos foram acompanhar
Gostam de procissões e muita reza
E a tradição que vai mudar

Povo Novo vai em frente
Sempre tem muito a nos ofertar
Guarda a história viva
Com documentos e muito mais

Gostei de ver objetos
Que a comunidade soube conservar
Dela não podemos negar os fatos
A história da povo vai gravar

A secretaria falou da importância
Que a festa tem para o lugar
O Diego também destacou os fatos
Que a historiadora vai estudar

Os 223 de história
Seu Alcides foi participar
Mostrou ainda muito conhecimento
O Povo Novo vai te agraciar

Aqui fico pensando
Que a história não pode parar
Fazer festas bem organizadas
É o que a Igreja quer mostrar

Festejar primeiro a Deus
Depois o santo do lugar
Não esquecendo os organizadores
E todos que vieram comemorar


Vista do Papa Bento XVI
É o represente de Cristo
Aqui pode chegar
Veio trazer novas esperanças
E a terra de Santa Cruz abençoar

Chegou com muito amor
E veio nos abençoar
Foi recebido pelo presidente
E o povo vai te aguardar

Vinde, Bento bendito
O povo vai te acolher
Foi o que se viu em São Paulo
Quando chegou o pescador

Canonizar o Frei Galvão
O papa veio oficializar
É o primeiro santo Brasileiro
Que o Santo vai lhe abençoar

Em Aparecida o papa falou
A vida deve ser preservada
O aborto á contra a vida
E que essa lei deve ser oficializada

A 5º conferência o Celam
O Papa fez a abertura
Falou para os bispos presente
Pediu amor e desenvoltura

O povo mostrou muito amor
Veio disposto a amar a todos
Os drogados ficaram felizes
Por ver o representante de Cristo

O papa sempre e bem-vindo
O povo te espera
Canoniza Frei Galvão
Alegria para o povo da terra

Obrigado Pai espiritual
Sentimos a tua presença
Venha mais vezes
Unir todas a gentes.


Dia das Mães
Mais uma vez pedimos
Obrigado Pai do Céu
Por todas as mães do mundo
Que são obras de Deus

O dia foi lindo
Dia da Mãe das Mães
90 anos da virgem de Fátima
Que apareceu para filhos seus

Não tenho palavras
Para agradecer tanto amor
Doado pelas nossas mães

Obrigado em nome de todas
Como é bom sempre agradecer
A bondade e o amor por todos vocês.




Festa no Leonidio
Aconteceu no dia 13
A festa de Nossa S. de Fátima
A grande mãe do céu
Que céu português veio aparecer

Cantamos e rezamos
Para essa boa mamãe
Que Ela vele pelos seus filhos
Interceda pelos

Mamãe querida do céu
Olhe com amor de mãe
Os pródigos do amor

Traga para o seio da comunidade
Aqueles que ainda não descobriram
Como é bom estar Jesus e os irmãos.










Santo Antônio
Desculpe-me grande Santo
Mas, uma coisa quero te falar
De um jeito da comunidade
Que a situação é difícil comentar

Eu não sei o que acontece
Mas o povo não quer participar
Acham que tudo é dificultoso
E colocam a fé em último lugar

Peço-te o grande Santo
Que tua luz venha iluminar
Trazendo de volta os devotos

O valei-me Santo Antonio
Pois eu sei que não vai falhar
Com tua ajuda a fé revigorar





































O tapete de Corpus Cristi

Que maravilha é o trabalho
Que os colégios apresentaram
Trabalhando todo o dia
Para Jesus poder caminhar

Pessoas da comunidade
Também vieram nos ajudar
Fizeram algo muito bonito
A fé na eucaristia poder mostrar

Assim passamos o Corpos Cristi
Festa do filho de Deus
Presente na hóstia sagrada

Ó Jesus Sacramentado
Beleza para os caminhantes
Os tapetes é um encanto




































O Piloto de Deus

Volnei para os amigos
Já passou pela nossa terra
Concluiu sua pilotagem
Deixou a muitos a sua espera

Você partiu sem se despedir
Não disse men adeus
Partiu para o Pai
Partiu para junto de Deus

Nos deixou-nos entristecidos
Não esperávamos que fosse assim
Fazer o que meu bom amigo
A vida física tem seu fim

Gostavam de estar em sua casa
Lá também era piloto da cozinha
Deixando a todos muito a vontade
E auxiliando sempre a Cleuzinha

A Cleuzinha ficou só
Mas a vida deu duas meninas
Que alegria daquela casa
E assim não ficou sozinha

Minha querida amiga
Todos conhecem a vossa luta
Morar na casa nova
O sonho de pessoas realistas

Este projeto não pode morrer
Que Deus seja sempre louvado
O Valnei trabalhava muito
Para concluir seu cantinho esperado

As filhas devem continuar acreditando
Na vida que o pai sempre quis
Deixou-nos o exemplo de trabalho
Da honestidade e honradez vos bendiz

Valnei você partiu
Partiu para não voltar
Partiu com endereço certo
Partiu para Deus te recompensar

Volnei meu querido amigo
Como foi bom tê-lo conhecido
Obrigado pela tua presença
Obrigado pelo teu carinho

Aqui fico pensando
Como você partiu ligeiro
Nem aguardou os amigos
Quando vimos já era hora do enterro

Melhor que acreditamos
Na Vida que não tem fim
Morar na casa do pai
Morar na eternidade sem-fim

Você nos deixou muito tristes
Você não tem culta pois é assim
Todos têm os momentos derradeiros
Interceda pela família amém

A tristeza vai passar
Você não ficará esquecido
Tua esposa e tuas filhas
Os amigos o manterão sempre vivo

Você partiu, você partiu
Pilotando o bonde de Deus
Lá haverá muita festa
Com a chegada do piloto seu

Você deixou a filhas
Elas já são bem grandinhas
Que elas leve a serio a vida
Apoiadas sempre pela mãezinha

Tchau Volnei até um dia
Olhe para comunidade São Francisco
Que ela fique sempre mais unida
Que o Cristo sempre fique conhecido

Meus amigos e familiares
Desculpe a pouca inspiração
Foi o que percebi um ano e meio
Mas conte sempre com minha oração

Do amigo Frei Paulo Zanatta








A Ponte da Vila Nova

O grande sonho veio acontecer
Para os moradores da Vila Nova
No final de fevereiro de 2007
O poder público veio se mexer

Foi uma espera aguardada
Para desejos de mais união
E a ponte veio em fim começar
E o povo teve muito que esperar

Vila Nova está mais perto
Os caminhos estão abertos
E a população se beneficiar

Ponte sempre é muito boa
Pois ela liga e une os irmãos
E ajuda construir os corações




































Igreja da Penha
Vejam só que maravilha
A igreja centenária
Passando por um reforma
Trocando aste do telhado

Foi difícil começar
Por falta de recursos
E a situação ia se complicar
Recorremos ao poder público

É verdade que a gente trabalha
Para a igreja restaurar
Mantendo o patrimônio no lugar

Em combinação com o poder público
Tudo dentro dos conformes legais
Fizemos o que podíamos e nada mais





































Terezinha Galvão (que não é a de Jesus)
Permite assim chama-la
Toda meiga e toda espirituosa
Falava com brandura e nobreza
Que a todos sempre cativava

Mulher forte, mulher de fé
Foi assim que a conheci
Vi em muitas celebrações
Sonhando viver na Igreja da Quinta

O sonho já acabou
E na casa do pai você foi morar
As celebrações na sua casa, vai continuar

Você partiu, sem a capela edificar
Ficamos tristes com sua ausência
Porém a luta é o sonho vão continuar





































Querida Aniversariante
Dona Norma Corbellini Zanatta

Hoje eu quero agradecer
Mais um ano de vida
Que o Bom Deus lhe deu
Que ao todos são oitenta e dois

Não sei se devo dizer isso
Mas a certidão fala verdade
Registra o dia e a hora
Que entrará na humanidade

Querida mamãe obrigado
Quantas coisas bonitas você fala
Histórias vivida com fé
Que a gente até se regala

Mãe, obrigado por esse dia
Obrigado por todos nos
Obrigado pela tua presença
Obrigado pela companhia

Desculpe se não a entendemos
Pois o mundo mudou muito
As gerações são diferentes
Mas a gente deve mais respeito

Mãe querida que alegria
Contar sempre com a Senhora
Nos animando na caminhada
Companheira em todas as horas

Na idade vivida já ganhou do papai
Que há dois anos e oito meses nos deixou
Rezemos por ele hoje e agora
Pelo exemplo e testemunho nos legou

Hoje a festa é toda sua
Em especial pelo seu grande amor
Que os amigos e parentes
Façam festa de louvor

Mamãe cuide sempre de todos nós
Precisamos muito de você
A gente as vezes perde o rumo
Oriente-nos para Deus e Senhor

Não é fácil saber de tudo
Cara mestra e professora
O mundo é sempre perigoso
Estende a tua mão protetora

Mamãe como é bom ter você
Octagenária e mais um pouco
Que o Bom Deus a conserve
Sempre alegre e bem disposto

Querida mãe desculpe
Os teus filhos não são iguais
Temos falhas e limites
Ajude-nos a sermos sempre mais

Mãe os netos estão aí
Também querem te homenagear
Dizendo muito obrigado pela vida
Tua presença é de nos entusiasmar

Os genros e as noras
São importantes nesta hora
Também fazem parte da família
E a vovó também comemora

Mamãe, mãe, vó, vovó
Professora, maestra, mestra
Deus seja louvado por tudo
Pela grande obra da vida

Concluo esses versos
Com muito carinho e gratidão
Neste dia 6 completas aniversário
Seja sempre a nossa Bênção.















Aniversários dos Bélgicos

A Noemia mais uma vez aniversariou
E o Luiz também não quer ficar atrás
Completou mais um ano de vida
Os que Deus abençoou com seu amor

Sempre juntos em todos os momentos
Foi assim que a vida os ensinou
Parabéns gente de Caxias do Sul
Ligados pelos laços do amor

Vocês já estão curtidos no amor
Mas não podem desanimar
Vão em frente na paz do senhor

Daqui a gente reza por você
Torce e vibra pelos irmãos
Parabéns, felicidade, paz e união




































Casamento
Como é bonito ver os noivos
Cheios de vida e de amor
Ver o semblante e o olhar
Como é bonito ver a doação

Foi isso que vi no jovem casal
Cheios de amor para doar
A vida reserva grandes surpresas
Com certeza podem aguardar

Gilnei e Sabrina, parabéns
Sejam felizes no amor
Votos de seu irmão

È o que desejo
Ao jovem casal
Felicidades para finalizar





































Abertura do Pam Rio 2007

Que maravilha é a abertura do Pam
Todos queriam olhar
Mostrando habilidades brasileira
Sempre querendo ver mais

O Brasil tem condições
De belos espetáculos apresentar
Pelo empreendimento feito
Surpresas é que a gente pode esperar

Rio 07 pode esperar que vai chegar
A expectativa é muito grande
Todos estão a esperar
A competência é só admirar

Que maravilha de espetáculo
Como o Brasil soube apresentar
Não perde em nada dos outros Pam
O nosso é sus gênesis pode confiar

Tudo andou em sincronia
O Brasil soube apresentar
Com jeitinho brasileiro
O Pam é nosso pode confiar

Auto confiança não nos falta
Os jovens vão apresentar
Mostrar um Brasil competitivo
As medalhas estão para conquistar

O presidente podia ter feito
Uma apresentação de gala
Mostrando que o Brasil é guapo
E não esconder a cara

Medo de que seu presidente
Nem parece homem de luta
Foge da raia quando é chamando
Nem te micha Luis Inácio Lula

Aqui fico pensando
O Brasil tem grande potencial
Não é um fato como esse
Que vai tirar o brilho inaugural

Vi tanto momentos bonitos
E queria ter mais outro igual
Com um presidente corajoso
Mostrando uma cara de pau

Com o passar dos dias
Fiquei feliz e sempre queria ver
O os jovens buscando amartelinho
Superando marcar e no pódio subir

É isso meus amigos
Que o esporte une a todos
Em busca do grande sonho
Subir no pódio com aplauso

As medalhas é um sonho
Sorte e esforço e competição
Buscar colocar o Brasil no alto
Ouvindo o hino do coração

Fico pensando quantas emoções
Ouvir o hino da nação
E a todos poder representar
Homenageados pela população

O Brasil diversificou seus jogos
Ainda bem que abriu os olhos
Apostando e novos talentos
Estão presentes em todos os esportes

Ainda há jogos pela frente
Outras medalhas há de vir
Parabéns moçada brasileira
Obrigado em nome do Brasil

Ganhamos muitas medalhas
Com garra e vibração
E e muito trabalho
Não faltou aos nossos campeões

Obrigado competidores
Lutem sempre mais
E o Brasil que está no peito
Parabéns nossos irmãos

Valeu meus queridos brasileiros
Veleu pela vossa dedicação
A medalha é o preço da vitória
Valeu pela vossa vibração

Por aqui termino estes versos
Com um pouco de orgulho
Da nossa pátria no chão
Orgulho de todos os cidadoes

Tenho dito Frei paulo zanatta







Vôo da Tam
Que tristeza quando vi
O Jornal Nacional noticiar
Que o avião tinha caído
E as chamas se elevar

Deu-me um mal estar
Quase não pude acreditar
Que tristeza só em ouvir
Que as pessoas não podiam escapar

O fogo tomado conta de tudo
Os bombeiros estão tentando apagar
A falta de noticias
Que tristeza quem estaria lá

A empresa não divulga dados
Pois não quer errar
A falta de informações
Ninguém sabe onde encontrar

O desespero é muito grande
As incertezas o medo vão perdurar
Famílias destroçadas pela tragédia
Meu Deus e agora como vai ficar

É isso que a gente aguarda
Noticias, informações desencontradas
Policia, segurança, desespero
Os familiares desesperados

Bombeiro e policias
Trabalham a noite inteira
A procura de sobreviventes
Esperança acabou primeiro

Não há sobreviventes
Do vôo saiu do Sul
São Paulo é o destino
Não chegaram feliz

A noite foi uma tragédia
Não pude durmir de comoção
Lembrando os feridos e mortos
Tive até palpitações

O Dia seguinte de espera
Por melhores informações
Mas os corpos foram surgindo
E o fim de tanta aspirações

É rezar pelo famílias
Pela solidariedade e harmonia
Que identifique os corpos
E sepultamento sem melancolia
Nem as medalhas do Pam alegrou
A população deste Brasil
O Tamanho da tragédia
Deixou-nos tristes somos vil

A luta e identificar os corpos
Estão carbonizados
Sei lá como vai ser
Tarefa dos interessados

A técnicas para isso
Mas o Brasil tem condições
De melhorar os aeroportos
E dar melhores condições

Parece as atividades políticas
São feitas de má vontade
Resolve de qualquer jeito
Depois aparece as barbaridades

Aqui fico rezando
Para encontrar soluções
Resolvendo as problemáticas
Para a nossa satisfação.

Muitos corpos vão ficar
Sem uma identificação
Foi o fogo do avião
Que causou toda confusão

Deus porém tem seus caminhos
Não fiquemos na desilusão
Com paciência e oração
Tudo terá a devida solução

Culpados é difícil encontrar
Porem as vidas não voltarão
Trocar comandos e chefias
Os problemas não acabarão

Por aqui concluo essa versos
Muito tristes e sofridos
Porem os familiares sentirão
A ausência destes entes queridos.











Motoristas e Agricultores
Motorista neste dia
Queremos te homenagear
Juntamente com os agricultores
Que neste país faz funcionar

O Brasil é muito rico
Formado por muita gente
Do norte ao Sul do Brasil
Transportando os alimentos

Diferente no seu churrasco
Nas farinhas do Nordeste
No peixe da Amazônia
E no cucus da Bahia

O motorista é muito religioso
Bom e acolhedor
Leva na sua cabine
Jesus Maria e José

Amigo das estradas e das dificuldades
Enfrentando perigo a cada dia
A espera de novas cargas
Mais e mais filas enfrentaria


Os salários cada vez menores
Entrada cada vez mais esburacada
Dorme quase sempre na cabina
Faz dela sua casa

Come a beira da estrada
Sua própria comida
Juntamente com outros colegas
Para afastar sua agonia

Normalmente anda sozinho
Para afastar a idéias ruins
Coloca fotos objetos religiosos
Escapulários, terços, e imagem da devoção

Outros colocam imagem de mulheres
Dos familiares, de pessoas amadas
Outros objetos importantes
Outros escrevem frases de alegria

Aqueles que tem possibilidade
Enfeitam com coloridos e lantejoulas
Colocam nos para-choques
Expressões de humor e de alegria

A bem amada nunca fica distante
Ela é o motivo da grande alegria
Para família quer voltar logo
Pois é fonte de harmonia

Os motoristas deixam transparecer
Sabedoria da terra amada
Que São Cristóvão abençoe
Toda essa boa e querida gente brava


Sei que são bons motoristas
Tens confiança nos seus braços
Não durmas andando na pista
Pois poderás ser seu fracasso

Agricultor neste dia
Também a ti consagrado
Peça ao Bom Pastor
O Bom tempo esperado


Passam grandes dificuldades
Nas lavouras do Senhor
Plantas e colhes pouco
E o sofrimento que horror

São Tiago vós abençoes
Neste dia tão esperado
Junto com os motoristas
Carregam o produto por todo lado

Felicito essa gente
Pedindo ao Cristo Nosso Pastor
Que vos guie nesta vida
Abençoando a cada irmão

Os lutam com muito ardor
Deus vai abençoar
As famílias dos agricultores
Também vão se alegrar

Motoristas parabéns
Esse é o dia esperado
Boas festas de amizade
E viva Jesus, Amado

Por aqui paramos
Pois a missa vai continuar
Boa celebração pra todos
É o que quero vos desejar

Um conselho vou deixar

Aos 60 km por hora poderás dizer como é viver
Aos 80 por hora poderá ir cantando vou como o vento
Aos 100 km poderás cantar Olhe para mim Senhor
Aos 120 km por hora já está cantando mais perto de ti Deus
Aos 140 km por hora você não cantará mais. Talvez outros cantarão por você
Descanse em paz meu irmão









Festa do motorista e agricultor 2007
Parabéns Novo Novo
Cada dia que passa me surpreendo mais
Tua capacidade de sediar
Um festa que é sem igual

Uma característica que é toda tua
A gente viu neste domingo
Motoristas irmanados
celebrando o criador do mundo

Vi a beleza da festa
Quando os irmão vieram rezar
Com fé em Deus
Todos querem te louvar

Abençoar o carro
E uma grande tradição
Que São Cristóvão os guie
Por todos os rincões

Foi muito bom rezar com todos
Cada um tem suas emoções
Mas na hora das dificuldades
Todos são sempre irmãos

A procissão sempre é muito bela
Os caminhões fazem evoluções
Mostrando as habilidades
Dos que conduzem os caminhões

O Churrasco foi de arrebentar
Valeu pela confraternização
Todos saciaram-se com fatura
Valeu pela bela integração

Os agricultores vieram
Ver quem transporta a produção
Todos saíram mais irmanados
Neste belo dia de oração

O Mulita tem muita conversa
Saber distrair a população
Sua piadas e humorismo
É sempre uma grande atração

A dança dos motorista
Viu que não são envergonhados
Dançam homem com homem
Mostrando que são irmanados

O baile diz que foi muito bom
Concluindo toda a diversão
Com a família sempre presente
Pois todos merecem as felicitações
Por aqui finalizo o que vi
Parabéns por toda a organização
Parabéns comunidade
Vão em frente querida população :Frei Paulo Zanatta
Formatura da Inclusão Digital

Aconteceu no Povo Novo
A inclusão digital Marista
Trazendo uma nova educação
Para uma comunidade altruísta

Irmão Jorge falou
Que Povo Velho seria o seu nome
Pois é o distrito mais velho do Rio Grande
Que ainda não tem emancipação política

Participei com ex-aluno
Estudando na escola marista
Aprofundado a vocação
Trabalhando com gente altruísta


Foi muito bom participar
Deste momento final
Vendo os jovens vibrantes
Com sua inclusão digital

Marista online
Queremos dizer muito obrigado
Vocês são maravilhosos
Parabéns muito obrigado

Aos Irmãos muito obrigado
Sou grato por tudo
Pelo carinho e amizade
Que a mim foi dedicado

Champagnat o fundador
Deve estar maravilhado
Com o crescimento de seus filhos
A ele o eterno obrigado

Tudo de bom a Márcia
Aos demais Irmãos
Aos amigos instrutores
Nossas humilde felicitações

Vila da Quinta 30-07-2007 frei Paulo zanatta
















Irmão Cordeiro Pâcomio Frei Paulo Zanatta
Lembrei-me deste irmão Vila da Quint 1-06-07
Que Marista veio se tornar
Falava com mansidão
Era religioso para completar

Conheci em Garibaldi
Quando 1º vez vi falar
Trazia um marfim de elefante
Os alunos todos a admirar

Estudava no Santo Antonio
Tio Armando vinha palestrar
Falava com brandura
E os alunos todos a escutar

Queria o amigo irmão
Que marista viria me tornar
Mas os capuchinhos me atraíram
Para onde em vim parar

Irmão Cordeiro passou sofrimento
Moçambique teve que mudar
O Regime marxista entrou em vigor
No campo de concentração foi parar

Lembro-me de tudo isso
Pois o Irmão veio a comentar
Nos encontros de fim de ano
Em Garibaldi os parente visitar

Tio Armando era gentil
Gente fina para falar
Tinha muito conhecimento
Era um prazer escutar

Em Petrópolis 1992
Um curso fui participar
Tio Armando visitou-me
Muitas visitas a me brindar

Na sua casa na Tijuca
Uma semana fui me hospedar
Rezei missa para eles
Um beleza de lugar

Irmão Ferreto era gênio
Todos ficavam a escutar
Outros tinham habilidades
Tio Armando ficava a rezar

Todos os anos visitava-nos
No Sul era o seu lugar
Andava em todos os parentes
Era uma alegria poder se encontrar

Em Belém Novo visitou-me
Uma tarde veio almoçar
O verão muito forte
A asma só queria maltratar
Querido Irmão Cordeiro
Como foi bom tê-lo conhecido
Que pena não ter aproveitado
A sabedoria deste ente querido

Tinhas um coração grande
Sabias a todos acolher
Era gentil e amigo
Perto de ti se passava bem

Quanto amor dedicado
Para os refugiados moçambicanos
Fizeste de tudo para eles
És um herói dos hermanos

Tio Armando que bom falar
Deste homem pequeno
Fala mansa e coração grande
Que a gente quer homenagear

Tinhas qualidades demais
Sabias um pouco de tudo
Desenvolves os dons
Para os Brasileiros e Lusos

Nossa luta é resgatar
Um pouco do muito que fizeste
Com a colaboração de todos
Faremos uma mensagem ao mestre

Tio Armando desculpas
Se não me expressei bem
Poeta de nascimento
É o que momentoconvém

A África é quase mãe
Um pouco de madrasta também
Não te importa com isso
O que vale é o amor e o bem

Como foi bom lembrá-lo
Para não deixar passar em vão
Dez anos de vida nova eterna
Junto a Deus e dos querido irmão

Em Garibaldi asma o pegou
Quase o levou para o além
Mas foi no Rio descansar
Aí encontrou-se com o Sumo bem

Não temias a morte
Pois tantas vezes escapou
Mas foi na sua pátria amada
Que ela lhe alcançou

O Guerreiro deve estar preparado
Era isso que sempre dizia
Veio em hora menos esperada
Em 1º de junho foi o dia

Tio Armando me desculpe
Pois esta homenagem quis prestar
Que pena que não escutas
Esses versos quis lhe dedicar

Tio Armando escute
Quero lhe falar de coração
Eras um homem letrado
Não olhes a pouca intuição

Descanse em paz irmão
Marista de coração
Deus e a Virem Maria
Que Jesus lhe de a Glorificação
Tia Guilhermina

Conhecida por tia mina
Quanta saudade deixou
Tinha um coração grande
Só para servir ao Senhor

Mulher muito pequena
Mas de grande coração
Nunca se casou
Cuidando os filhos dos seus irmãos

Tia mina pra os conhecidos
Sempre viveu com os parentes
De casa em casa cuidando de netos
Era sempre alegria e contentamento

Filha de pais italianos
Pois falava o que aprendeu
Dos seus pais aprendeu o hábito
E passava para os sobrinhos seus

Tia mina era carinhosa
As crianças queria abraçar
Cubría-os de beijos
E gostava de os apertar

Falava de Vila ´Sério
Falava do Arroio Galdino
Não esquecia o Arroio Sampaio
Sempre comentava um pouquinho

Contava histórias do passado
E gostava de sempre recordar
Falava dos seus pais
Os irmãos sempre queria lembrar

Em Garibaldi foi a última casa
Onde foi morar
Criou muitos sobrinhos
Não lembrava e queria contar

Tia mina tinha muita fé
Sempre gostava de rezar
Não perdia as missas
Sua fé queria conservar

Não sábia como agradar
Ajudava a quem necessitava
Era a mulher feita para amar
Seu testemunho era de invejar

Mulher de fibra e de coragem
Sofreu muito nesta vida
Para fazer sempre vossa vontade
Seja acolhida com paternidade

Sua vida levou amor e paciência
Suportou com amor e bondade
Era uma pessoa de poucas aparências
Seja feliz na eternidade

Na ultima casa do Mano Luiz
Passou trabalhou para Norma lecionar
Lavava roupa no rio
E carrega as crianças para lhe acompanhar

Pedia conselhos para os padres
Os Capuchinhos sabiam orientar
A mulher analfabeta
Tinha um coração grande para amar

Passou muitas dificuldades
Da arrepio só em lembrar
Trabalhou sempre na roça
Na cidade foi se aposentar

Querida tia mina
Lembro desde criança
Que fazia o serviço de casa
Pois sabia sempre valorizar

Passou problemas de saúde
Quando uma vista veio faltar
Aí complicou tudo
Mas nem não se acomodou

Repetia gestos de bondade
Sua vida era só caridade
Diz que doía por tudo
Era a enfermidade a massacrar

Por fim só não sábia
O que devia passar
Aos poucos vai deixando a vida
Pois na eternidade queria morar

Tia Mina de Garibaldi
Pois aí também nasceu
Mas sempre acompanhou os pais
Em Lageado também viveu

Pessoa de boa convivência
Os parentes lhe queriam bem
Sempre falava de bem deles
Era a riqueza que se tem

Na igreja tinha o seu lugar
Não gostava de faltar
Pois Deus é o único que se tem
Pois dizia que devíamos rezar bem

Sempre rezava o terço
Antes de se deitar
Fazia o que mais gostava
E a Deus queria louvar

Morreu como uma santa
Na terra natal aqui jaz
Interceda por nós tia mina
Fique com Deus e na paz






Maciel Frei Paulo Zanatta
Homem fiel ao Senhor
Participa da comunidade
Louva e agradece a Deus
Sempre com grande amor

É muito amigo dos padres
Com eles dialoga e agradece
Sendo bom fiel servidos
Por ele desejamos nossa prece

Maciel é baixinho
Mas de coração muito grande
Está sempre perto dos santos
Sempre deseja carregar um pouquinho

Maciel mora sozinho
Mas não lhe entristece
É homem simples e fiel
A ele a nossa preces

Seu Maciel muito obrigado
Pela tua presença na comunidade
A você nosso muito obrigado
Ao Deus que tudo oferece

Aqui fico pensando
Como esse homem gosta de festa
Para ele as procissões
Sua alma se rejuvenesce

Outra hora falarei mais
Deste grande devoto do Senhor
Que santo Isidoro o protege
Bom fiel agricultor

Por enquanto por aqui fico
Esperando mais inspiração
Pois a vida desse homem
Merece mais considerações

Seu Maciel e serviçal
Trabalha sempre com alegria
Tem tempo para a Igreja
E agradece a Deus todo dia

Para ele rezar não é perder tempo
Quando pode traz filho e outros mais
O Louvor Deus sempre escuta
Quem tem o coração no além

Fique sempre plantando
Deus vai recompensá-lo
Devoto de todos os santos
É o nosso bom sinuelo

Baixinho como Zaqueu
Coração grande como Rio Grande
Está sempre de bem com a vida
Maciel não se afaste do Cenande

Por aqui pretendo parar
Mas ainda quero dizer mais
Já estive em sua casa
Foi uma alegria lhe visitar

Espero voltar lá novamente
Pois foi uma alegria e contetamento
Ver o homem de Deus trabalhando
Com alegria de despojamento

Obrigado seu Maciel
Espero vê-lo sempre nas missas
Seu carinho por todos nós
Cristão convicto e sem preguiça

Sempre que pode dá um presente
Para os freis desse lugar
Obrigado pela suma generosidade
Deus pai vai lhe recompensar

Muito obrigado irmão
Você merece ser feliz
Um abraço de seus amigos
Por todo bem vos bendiz.
Vila da Quinta 17-08-2007
























Pai!
Eu hoje lembrando os seus cabelos brancos
Sentado junto a soleira nesse banco
Quanta coisa, meu Pai, hoje fico meditando.
Quando eu era ainda criança, você era moço,
Destemido, valente com seu lenço no pescoço
Quantas proezas. Meu Pai fico relembrando.

Se levantava no primeiro cantar do galo
Acendia o fogo toma café e partia para o trabalho
E lá ia você, em busca do nosso sustento
Bom marido, bom pai, grande companheiro,
E na luta incansável, passava o dia inteiro
Sempre pobre, mas honrado, eu invejava seu talento

Pois é, meu Pai, tudo chega, tudo passa,
Tudo no mundo é conto fumaça,
Só lembrança e saudade é o que ficou
Eu hoje se podia queria beijar suas mãos
E lhe confessar do fundo do meu coração
Devo a você, meu Pai, tudo o que hoje eu sou

Pai criatura divina, nem sempre bem compreendida,
Pra não deixar passar hoje seu dia esquecido,
Quero lhe dizer, com um soluço cortando minha voz
Como todo bom pai, criatura quase sobrenatural,
Num viver quase divino, parece querer imitar
Deus Nosso Senhor, que é o Pai de todos nós


Já vamos para o terceiro ano
Sem sua presença amiga e muito carinhosa
Do nosso Pai muito querido e amado
Criatura simpática e destemido
Lembrá-lo com muito carinho
Junto de Deus interceda pelos amigos


Não esqueça de nos papai querido
Nos somos teus filhos amados
Rezamos muito você e interceda por ns
Neste dia em que é lembrado
São Roque o acolha na casa do Pai
Nós queremos ficar sempre no teu lado

Frei Paulo Zanatta
A chuva
Frei paulo zanatta
A chuva faz ruído no telhado
Lá fora parece tudo muito triste
Quando é tempo de inverno
O dia parece que não existe

É a estação climática fria
O tempo é sombrio e úmido
Não da vontade de sair de casa
Nos convida a ficarmos mais unidos

Há muito tempo que chove sem parar
O inverno parece que não vai findar
O agosto maltrata o sem teto e pode matar

A chuva molha a alma do vivente
Agosto é longo, frio e sem dó
Coragem esse tempo não é para ficar só
Vila da quinta 18-08-07
A chuva
A chuva faz ruído no telhado
Lá fora parece tudo mais triste
Quando é tempo de inverno
O dia parece que mal existe

É a estação climática e fria
O tempo e sombrio e úmido
Não da vontade de sair de casa
Convida-nos a ficar sempre unidos

Há muito tempo que chove sem parar
O mês de agosto prepara para o vivente
O setembro depois da espera pode levar

A chuva molha e aclama o vivente
Pois o Agosto é longo frio e sem dó
Coragem, confiança não fique só
































Mano Velho Ismael
Que pena que você partiu
Conosco não deu para ficar
Partiu para a casa do Pai
No céu prometeu nos esperar

Seu Ismael era seu nome
Alegretense por tradição
Gostava dos Fagundes
E vivia a sua religião

Amava sua família
Junto com Eloá sua paixão
Participava da comunidade
Dava testemunho e dedicação

Passou por muitos lugares
De todos eles guarda recordações
Fotos e muitas lembranças
E a vida de tantos irmãos


Gostava de visitá-lo
Com toda a saúde e vigor
Tinha muitos ensinamentos
Para todas as ocasiões

Trabalhou pela comunidade
Com amor e dedicação
Deus há de recompensá-lo
Descanse em paz meu irmão

Era ministro da comunidade
Fazia sempre muita dedicação
Não gostava de conversar
Mas servia com abnegação

Valeu querido irmão
Deus vai acolhê-lo
Com muita alegria
Você foi por primeiro


Dona Eloá não fique sozinha
O presente é o Ismaelzinho
Pequeno ele não é
Mas é igual ao seu paizinho

Também tem a Sofia
Primeira neta a vós alegrar
Chegou na hora certa
Para o avô te abençoar

Ir. Paulina você foi grande
Lutou ao lado do Pai
Ele guardou tua bela imagem
Junto a ele ficará sem fim

Irmã Maria do Carmo
A luta é sempre assim
Não desanime com morte do guerreiro
Outras lutas virão antes do fim

Ana Lúcia, Sofia e o companheiro
Vocês fazem parte desta história
Começada em Alegrete
Finalizada no torrão pioneiro

A última morada é a terra natal
No Alegrete junto aos pais
Descanse e paz seu Ismael
Junto a fronteira com o Uruguai

Seu Ismael você partiu
Partiu para não voltar
Até um dia com certeza
Esperamos nos encontrar

Por aqui me dispeço para sempre
Espero que dês um abraço
Em S. Pedro capaz da estância do céu
Eternas saudades dos irmãos seus.

Tenho dito. Vila da Quinta 23-08-2007
Frei Paulo Zanatta












O Terremoto Peru
A natureza está revoltada
Maltrata e faz desabar
Casas que eram centenárias
Em pé tem dificuldades de ficar

As noticias televisivas mostram
Que a cidades do Peru
Sofreram um grande abalo
E a catedral de Pisco ruiu

Mortes de pessoas inocentes
Pessoas de todas as classes sociais
É o clima que maltrata
A natureza também quer se vingar

Muito se tem falado da natureza
Que o ser humano não sabe respeitar
Agora é arcar com as conseqüências
Tudo isso não sei onde vai parar

A reação da humanidade
Parece lenta e inócua
Não mostra gestos concretos
E não quer se emendar

A ajuda humanitária é importante
Pois ajuda os viventes a recomeçar
As pessoas que perderam os bens
Precisam de algo para morar

É bom ter presente a solidariedade
Essa que aproxima o ser humano
Ajudar a quem precisa
Para iniciar vida nova os peruanos

Agosto é um mês terrível
Mais uma vez vimos o seu poder
Terríveis catástrofes aconteceram
Fazendo sofrer as pessoas

Não se assuste minha gente
A vida tem esses danos
Começar novamente a vida
E a vontade dos latinos americanos

Não quero falar tanto
Pois da vontade de chorar
Vendo pessoas mortas esmagadas
Isso não merece nem comentar

Muitos morreram soterrados
Seus corpos não vão encontrar
Já estão na eternidade
Só na ressurreição vão se encontrar

Nos que ficamos torcemos
Que os sobreviventes possam recomeçar
Encontre motivos de luta
E os mortos descansem em paz








































Os amigos
Meus amigos, de longe ou de mais perto
Feitos agora ou da minha infância
Estão sempre todos à mesma distância
Para todos tenho o meu peito aberto

A todo, igualmente, respeito...
Muitos são incorpóreos, vitais,
Mas são tão amigos como os reais
Todos moram nas dobras do meu peito

Até o amigo ausente, em parte incerta
Está sempre presente na minha festa
Pois está sempre em mim a sua essência

´Por que aquele que é amigo da gente
Está no nosso peito, bem presente,
Mesmo sofrendo a dor da sua ausência


Cândido

Aniversário
Meu Deus o que aconteceu
Hoje é mais uma vez o dia do meu aniversário
Cada dia me dou conta que sou eu e menos eu
Cada dia me preparando para estar com Deus

Sim sou eu limitado com sede de vós
O tempo voa parece que tudo foi ontem
Parece que não reconheço o tempo
Meu Deus, aqui estou até quando Senhor

Sim, tudo passa muito rápido
Mais um ano você me deu
Obrigado por tudo ó meu Deus

Projetos, futuros sempre tenho Senhor
Ajuda-me a concretizá-los no amor
Espero que no ano agradecê-lo Senhor

Vila da Quinta 3-09-2007
Frei Paulo Zanatta







São José do Norte
Hoje voltei para lá
Visitei minha terra
E com alegria me acolheu
Reviver o que passou

Sou grato por essa terra
Que se tornou minha mãe
Pessoas conhecidas e amadas
São José sempre reservou

Obrigado terra amada
De coração quero te agradecer
Obrigado por também conviver

Já se passaram alguns anos
Esta terra não me esqueceu
Obrigado quero ser todo seu

São José do Norte 11-09-2007
Frei Paulo Zanatta
Visita para estudo com
Freis e Padres da Diocese.



























Desfile dos Gaúchos
Aconteceu neste dia 2
O desfile da gauchada
Nessa Vila da quinta
Saudando a Estância sulista

Valeu marcar presença
No palanque oficial
Juntamente com tradicionalistas
A tradição poder cultivar

Vi a beleza dos desfile
Com os Ctg bem representados
Com cavalos bem adestrados
E o cavaleiros bem acostumados

Juventude marcou presença
Mostra muita destreza e competência
Mostrando que a tradição está bem viva
É a tradição gritando alto independência

A convite do patrão Marcolino
Lá estive para homenagear
Gaúcho e gaúchas destes pagos
Que a tradição devem conservar

Vibrei com a coragem
Que a gauchada deve conservar
Pois qualquer rodada e fatal
O peão nunca deve vacilar

O gaúcho deve estar preparado
Pois o ambiente assim requer
Estar de bem com a vida e com Deus
Pois qualquer pode ser o final

Vibrei com o número de participantes
Neste ano chegou a 1000
Esperamos que cada ano cresça
A presença de novos varonis

No lombo do cavalo ou a pé
A gauchada e brava e destemida
Enfrenta todas as adversidades
Pois o gaúcho é amante da vida

O Piquetes querem mostrar
Porque são afilhados dos Ctg
Lutam para fazer o melhor
Para honrar quem herdou

Coronel salgado ficou pequena
Para abrigar tantos aficionados
Que mostraram destreza
Nas habilidades praticadas
Agradeço pela participação
Que me oportunizou o patrão
Marcolino Brancão
E poder honrar essa tradição

Assim vamos vivendo
Lembrando o que faz parte
Dessa nossa querida tradição
E agradecendo o nosso rincão

Garibaldi é meu chão amado
Mas a quinta é minha querência
Me acolheu a dois anos
Obrigado por essa permanência

Por aqui paro de poetar
Pois a inspiração é um lembrete
Mas lembramos 20 se setembro
Data magna do povo Riograndense

Tenho dito, Vila da Quinta 1-09-2007
Frei Paulo Zanatta




Fórum da Igreja católica
Que prazer em participar
Desse grande movimento
Que a Igreja Católica
Quis na PUCRS mostrar

Muita gente trabalhou
Para dar visibilidade
Começando pelas Dioceses
E na Arquidiocese e comunidades

Lá percebemos a força
Que a igreja é na sociedade
Mas precisa trabalhar muito
Para não perder o que mantém

As conferências foram importantes
Pois nos deram uma visão
De como a caminhada histórica
Aconteceriam para o bem

Os seminários e oficinas
Ajudou a aprofundar os assuntos
E trabalhar por essa igreja
E valorizar a missão que tem

O teatro foi muito bom
Ajudou mostrar as iniciativas
Que o povo cultiva com amor
E conserva em seu coração

Foram quatro dias muito intensos
De encontros estudo e reflexão
Vividos a cada instante
Guardados com muita emoção

Que pena que tudo isso terminou
Mas os pós-fórum vai continuar
Com certeza a bela experiência
Nas comunidades vai andar

Vi como foi bom se encontrar
Em nome de Jesus Cristo
E da Virgem Maria e Mãe da Igreja
Essa bela experiência continuar

Agora voltamos a nossa realidade
Pois tenho certeza que é preciso
Com muito amor trabalhar e acolher
E trazer novos irmãos partilhar

Não sei se disse tudo
Mas que muito coisa bonita aconteceu
Só perdeu que não esteve presente
Pois essa experiência não viveu





























O Desperdício
Fiquei estarecido
Neste domino a tarde
Ao trafegar pela BR 290
Tanta soja a derramar

Vi um caminhão trafegando
A minha frente bem veloz
Tudo bem arrumado aparentemente
Mas no parabriza a soja estava a pipocar

Pensei que o passarinhos
Amanhã vão festejar
Fazendo aquela festa
Com tantos grão a degustar

Também pensei no povo
Tanta fome nesse lugar
Não tem nada para comer
E a riqueza nas estradas a se estragar

Quanto alimento poderia ser feito
Uns dizem que até a divida do Brasil
Com certeza daria para pagar
Se houvesse um maior empenho

O caminhão era bem novinho
Bem enlonado e muito mais
Motorista muito tranqüilo
Mas o desperdício era de assustar

Não sei de quem é a responsabilidade
De todos nos e muito mais
Não sei quando isso terra solução
Somente quando o bolso apertar

Quando a escases se fizer presente
E a pobreza aumentar
Vão se lembrar do desperdício
E outras medidas vão ter que tomar

Atrás daquele caminhão tão grande
Não deu para ficar
Parecia uma chuva de granizo
Meu Deus onde isso vai parar

Por aqui quero concluir
E dizer meu Deus obrigado
De tanta fartura bendita
Que até tem para esbanjar

Meu Deus perdoe o desperdício
Não olhe o pecado e profanação
Todo alimento é sagrado
Dê-nos mais amor e atenção Vila da Quinta 07-10-2007 Frei Paulo Zanatta
Conclusão do curso da Inclusão Digital

Tive o prazer de participar
Do curso de inclusão digital
Viver a era da informática
E da comunicação global

Meu vocabulário é pobre
Não sei dizer mais nada
Obrigado instrutores
Bota gente camarada

Colégio São Francisco
Da cidade portuária
São Marcelino abençõe
As atividades comunitárias

Irmão Jorge caro amigo
E aos demais irmãos
Gratos pelo carinho
Obrigado pela atenção

O curso foi excelente
O rosto dos colegas diz
Então todos radiantes
Vivendo mais feliz

Vibrei com o curso
Desde o Arraial e Povo Novo
Na Quinta fiz a experiência
De cursar o projeto novo

Sou ex-aluno marista
Sempre grato pela atenção
Nunca vou esquecer disso
A todos minha bênção

Aprendemos muitos detalhes
Perdendo o medo da máquina
Sabemos entrar no programas
Foi o curso de teoria e prática




Quem entra na informática
Parece uma criança deslumbrada
Quer mexer em tudo
Parece coisa de gurizada

A curiosidade é grande
Sempre é bom tê-la presente
Faz a gente avançar na vida
Rumando sempre adiante

Márcia não podia esquecê-la
Amiga da sempre Boa Mãe
Que ela te proteja
E Derrame as suas bênçãos

Osmar querido amigo
Sempre disposto a ensinar
Sejas muito feliz na missão
Muitas alegrias terás


Daniel sempre Daniel
A ti muitas felicidades
Continuas ensinado alegre
Levas a nossa amizade

Fabio amigo de sempre
Agora papai de verdade
Você viu o milagre dos jovens
Agora alegres e entusiasmados

Caros colegas e amigos
Não quero dizer mais nada
A inspiração é pouca
A todos o eterno muito obrigado

Vila da Quinta
12-11-2007
Frei Paulo Zanatta