terça-feira, 21 de julho de 2015

Pão de ora-pro-nobis com pinhão


Pão de ora-pro-nóbis com pinhão

5kg de farinha de trigo

6 colheres de fermento

5 colheres de açúcar

1 colher cheia de sal

2 colheres de banha

1 xícara e meia de pinhão cozido e moído

30 folhas de ora-pro-nóbis

200 gramas de linhaça moída

200 gramas de farelo de arroz

Água e para dar o ponto da massa

Modo de fazer:

Bater as folhas de ora-pró-nóbis no liquidificador com água. Juntar os demais ingredientes sovar bem a massa deixar fermentar e assar em forno. Boa apetite

segunda-feira, 20 de julho de 2015

A parábola das varas



 A parábola das varas

                            B. M. Curvo Semedo  (Seleta em prosa e verso)

Um velho sábio e prudente,

Vendo-se vizinho da morte,

Chama três filhos que tem,

E fala-lhes desta sorte:

 

“Eia, vêde, amados filhos

Se quebrais, pois por força ou jeito

Este emblema ;  e tira um molho

De varas de vime feito.

 

Ao filho mais velho o dá,

Que se propões parti-lo

Mas, por força que emprega

Nunca pode consegui-lo

 

Pega-lhe o filho segundo,

Destro e valente rapaz,

Que parti-lo não consegue,

Por mais esforços que faz.

 

Entregam-no ao mais pequeno

Que blasona de mui forte.

Torce-o dobra, cora e sua,

E deixa-o da mesma sorte.

 

Fracos moços!  Diz o pai,

Vossa fraqueza celebro!

Vêde como desta idade

Essas varas todas quebro.

 

Depois desatando o molho,

Pronto as varas dividindo,

Com toda a facilidade

Uma a uma as vai quebrando

 

E diz “Vede neste exemplo,

Filhos de meu coração

Os desastres da discórdia

E as vantagens da união.

 

Partir não podeis, ò moços

As varas estando unidas

Mas, depois de separadas

São fracas mão partidas

 

Se unidas vos conservardes,

Assim, ó filhos sereis

E as baldãos ímpios da sorte

Sem custo resistireis:

 

Mas, se algum dia a desgraça

Vos chegar a desunir,

 

 

 Qualquer de vós aos seus golpes

Não poderá resistir.”

 

Assim o velho proclama

Esta brilhante doutrina,

E no fim de pouco tempo

Sua carreira termina.

 

Os filhos choram-lhe a morte

Com lamentos deploráveis

Porem lembram-se mui pouco

De seus conselhos saudáveis.

 

Porque danoso interesse

Em partilha os envolve,

Um credor, outro credor

Os bens paternos dissolve.

 

Depois, vomitando injúrias,

Uns contra os outros litigam;

E os ministros com prisões

E com multas os castigam

 

Pobres por fim, noite e dias

Com prantos e queixas amaras,

Recordam, mas sem remédios,

O sábio exemplo das varas.

 

A União faz a força

                                      Tradução da seleta prosa e verso Alfredo Clemente Pinto 50 ed

Um velho, achando-se as portas da morte , em torno a si congregou seus três filhos, e, apresentado um feixe de varas, disse-lhes:

“Vede se podeis quebrar estas varas assim unidas como se acham. Depois explicar-vos-ei o que  com isso pretendo ensinar-vos”.

O mais velho dos irmãos tomou o molho de varas, e depois de empregar em vão toda a sua força largou-o, assegurando não haver quem o pudesse quebrar.

A todos resistiu o feixe de varas,  sem que uma só estalasse. “Gente fraca” disse o velho, “a-pesar-da minha velhice e de estar já para morrer, vou mostrar-vos quando mais forte do que vos ainda sou”.

Ouvindo estas palavras, creram os moços que seu pai gracejava e se puseram a rir.

Então desatou o velho aquele feixe de varas e sem custo as foi quebrando uma por um.

Nisto que acabais de ver, considerai, meus filhos, os efeitos da concórdia e da união.

Sede, pois, sempre e muitos unidos, caros filhos, amai-vos estremecidamente uns aos outros, que fortes e felizes havereis de ser.”

E, dequele dia por diante, quase em outra coisa não  falou o velho até morrer. Nos bons resultados da união e do amor iam sempre dar as suas conversas.

E, quando sentiu chegada a sua hora final, chamou d novo seus filhos, e lhes falou deste modo:

Queridos filhos, é tempo de deixa-vos! Eu vou reunir-me aos meus antepassados. Recebei a minha benção. Adeus!

“Mas antes que eu morra, prometeram, senão que juraram cumprir os desejos de seu pai.

Então com o semblante radioso de consolação, aquele sábio velho os abençoou  novamente e expirou.

Herança muito considerável, mas cheia de complicação, coube àqueles irmãos, pelos que tiveram de sustentar várias demandas das quais sempre saíram-se vantajosamente, enquanto amigos e unidos.

Mas quão pouco durou aquela união!

O sangue e os conselhos do velho bom pai os inham unidos:  os interesses e a ambição os desuniram.

Chegada a ocasião da partilha e querendo cada um ser mais bem aquinhoado, desuniram-se, e, mais do que isto, inimizaram-se.

E começaram  eles próprios a demandar um contra os outros.

Também novos credores apareceram, que daquela desunião se aproveitaram.

Grande foi então o desconcerto! Um queria acomodar-se e os outros não; e por fim de contas, em pobreza caíram todos, lembrando-se afinal, porém já tarde da sábia lição que com aquele feixe de varas lhes havia dado seu pai.

Algumas espécies se adaptam melhor



Algumas espécies se adaptam a locais menores e podem ser cultivadas em sacadas ou jardins reduzidos. Confira os cuidados básicos para tê-las em casa


Quem tem sabe como é bom colher e comer uma fruta do próprio jardim. É prazeroso não apenas pelo sabor, mas pela satisfação de degustar algo cultivado por nós mesmos. E não é preciso ter amplas casas ou propriedades rurais para isso, bastam alguns cuidados e um pouco de disposição. Em varandas de apartamentos ou em jardins reduzidos, enriquecer a área verde com plantas frutíferas é uma possibilidade.

Morango se adapta bem ao cultivo em vasos. Foto: Julio Cesar Giuliani, Arquivo Pessoal 
Em áreas externas, há como alternar as frutíferas com outros tipos de plantas e arbustos sem prejuízo estético. Conforme a arquiteta e paisagista Daniela Sedo, a tendência do paisagismo com frutíferas é aproximar o homem com a natureza: 
– Este tipo de planta atrai passarinhos, o que contribui para o ecossistema, além de ser educativo para as crianças, pois elas percebem o desenvolvimento da árvore até chegar ao ponto do fruto ser consumido – teoriza. 

Alface plantado em cano de PVC é uma solução simples e saudável para ter plantas frutíferas em casa. Foto: Julio Cesar Giuliani, Arquivo Pessoal 
Porém, antes de decidir quais as espécies se pretende ter, é importante responder algumas perguntas com relação ao espaço disponível e à dedicação prevista: Há incidência de sol no local? O ambiente é arejado, mas sem vento excessivo? Aprecio a fruta da espécie que plantarei? Tenho tempo disponível para irrigar? E para podar e adubar? 
Segundo o engenheiro agrônomo e mestre em horticultura Julio Cesar Giuliani, conhecer em detalhes o local onde as mudas serão plantadas é o primeiro passo para o resultado ideal da equação jardim saudável e dono feliz: 
– Sol é fundamental. Sabendo que se tem mais de quatro horas ou cinco horas diárias de sol já é possível escolher qual o tipo de frutífera que se deseja ter – explica Giuliani. 
Plantas ideais para vasos

De porte pequeno, amoreira também se enquadra muito bem se plantada em vasos. Foto: Julio Cesar Giuliani, Arquivo Pessoal
Além do sol, ter uma frutífera exige cuidados essenciais. Irrigação e drenagem eficiente no vaso, poda (de galhos e raiz), adubação e ventilação são procedimentos vitais para um jardim cheio de vitalidade. Acompanhamento de um agrônomo ou de paisagista também é recomendado. 
Espécies como jabuticabeira, citros em geral (bergamota, laranja, limão e laranjinha kumquat), pitanga, romã, amora, acerola, morango e goiaba medem, em média, de 1,5m a 2m, adaptando-se bem a vasos. Por isso, funcionam em sacadas ou até mesmo em livings. Há plantas de porte especialmente robusto, como o abacateiro e a mangueira, que não se adequam a espaços menores. 

Caramboleira é outra opção de planta frutífera que pode ser cultiva em vasos ou pequenos jardins caseiros. Foto: Julio Cesar Giuliani, Arquivo Pessoal 
– O ideal é montar um jardinzinho com plantas fáceis de cuidar – recomenda Daniela, ao ressaltar que em geral a manutenção das plantas é igual tanto para jardins externos quanto internos. 

Como outras plantas frutíferas, a jabuticabeira atinge cerca de 1,5m, não ultrapassando os 2m de altura. Foto: Julio Cesar Giuliani, Arquivo Pessoal
Mas é claro que monitorar o crescimento de galhos e raízes em um vaso é diferente de um canteiro com espaço ilimitado. Como um animal de estimação, plantar requer atenção. 
Confira abaixo um guia de perguntas e respostas sobre as instruções e os cuidados para cultivar frutíferas em casa ou apartamentos: 
Como escolher o vaso ideal?Os vasos de cerâmica e de cimento são mais porosos e por isso têm uma boa drenagem do excesso de água. Para apartamento, sacada ou terraço, o mais indicado, porém, são os de plásticos que, além de mais leves e por isso mais práticos, exigem menos regas do que os anteriores justamente por serem menos porosos e perderem menos água. 
O que cuidar ao comprar uma muda?Observar se as flores e as raízes estão saudáveis e se não apresentam qualquer tipo de alteração, o que pode indicar presença de pragas. Ao levar uma muda doente para a casa corre-se o risco de espalhar o problema para outros plantas. Segundo Giuliani, comprar mudas de ambulantes é assumir o risco de adquirir uma planta doente e por isso é tão importante conhecer o florista e a floricultura. 
Quais as frutíferas ideias para quem não tem tempo disponível?Pitangueira, jabuticabeira e algumas espécies de citros são mais fáceis de cuidar porque não são tão vigorosas no seu crescimentos, exigindo menos poda e menos poda de raiz. Para quem quer evitar o cuidado inicial de uma muda, também pode optar por comprar uma planta já adulta, que vai exigir apenas a manutenção. 
Quando devo podar minhas plantas frutíferas?Segundo Giuliani, ter uma planta frutífera em casa significa necessariamente trabalhar com poda. Segundo ele, a principal delas é a deformação, que se realiza nos dois três primeiros anos de vida da planta e é quando se consegue definir o tamanho da árvore. Independente do tamanho, ela produzirá frutos da mesma forma, mas é claro que uma planta no jardim sempre vai produzir mais frutos do que uma plantada no vaso explica. 
O que é e como funciona a poda de raiz?Procedimento realizado, em média, de três a cinco anos, dependendo do tamanho da planta e do vaso, de retirar a planta do vaso, cortar as raízes e devolver a muda para o vaso com nova terra e nova adubação. Segundo Giuliani, a planta dá sinais de quando o vaso está pequeno para as raízes e é importante ficar atento nestes sintomas: - A raiz aparece na parte de cima do vaso ou começa a sair pelo buraco do fundo. Além disso, folhas amareladas ou queda e ausência de flor e fruto também indicam que a planta está fraca e com deficiência de nutrientes. São sinais de que a planta está sofrendo. Mas, claro, algumas espécies precisam de mais e outra de menos - exemplifica. 
Quando sei que a planta precisa ser regada?Depende da espécie e de como está o tempo (se o tempo está seco ou se está chovendo demais). Segundo Giuliani, o melhor método, porém, é colocar o dedo no vaso e sentir se a terra está molhada. Se estiver úmida, o vaso estará molhada abaixo e significa que ainda há água suficiente. Caso contrário, é sinal de que é recomendável aguar. 
Insetos são sempre prejudiciais para as minhas plantas?Não. Porém, quanto mais fortes e saudáveis (adubação e irrigação adequadas) estiverem as plantas, menos suscetíveis a pragas elas vão ficar. 


--
Postado por alexandre e alana no Estágio no Sítio dos Herdeiros em 7/19/2015 11:00:00 PM

terça-feira, 14 de julho de 2015

Benzedura


Beos santos do céu. Que vão de cinco em cinco de quatro em quatro, de três em três, de dois em dois de um em um até que fique nenhum. Amém.

Essa benzedura não se benze bicho que com carne porque tira o efeito da benzedura.

 

 

 

 

 

 

Benzeduras


Benzeduras  

Santa Barbara bendita

Que no céu está escrita

Com os álvos de  água benta

Acalmai essa tormenta

Irani Maria Oliveira  ensinou para Maria Morais de Oliveira e também  para o filho Mauricio Oliveira.

 

Mau Jeito

O que eu cozo: /( repetir) o que eu cozo – Fio Torto, assim como o sal.

Nasce da terra,

Entra no rio

Assim como o fio torto

Vai para ter  “ser”

Tu estas

Em teu lugar.

Reza 3 vezes e cada uma (a oração e a Ave-Maria).

 

Em vosso louvor

Em São Silvestre

Essa benzedura preste.

 

Em Louvor de São Simão

Essa benzedura

Há de tirar com a mão

Nossa Senhora da Conceição

E a luz do Cristo (Cristão)

Que tudo há de ficar bom. Amém

Oração do Vento

Em nome de Deus e da Virgem Maria, corte o vento, pela cabeça, pelo rabo e pela raiz. Em Nome /de Deus e da Virgem Maria.

Renildo Pereira

Benzedura de Sol

Nossa Senhora quando no mundo andou, muito sol na cabeça dela entrou. Com que tiraria, com um pano lavado e um copo de água fria. Em nome de Deus e da Virgem Maria.  Deve fazer durante 3 dias. Fazer quando há sol.

 

Oração do vento

Vento manso e humilde

Te vejo, como te viu Cristo

Senhor Nosso Cristo Jesus

Nome de Deus e da Virgem Maria.

 

Oração para abrandar temporais

Santa Barbara, bendita

Lá no céu está escrita

Entre cruz água benta

Abranda essa tormenta.

 

São Jerônimo, se levantou

E seu sapatinho calçou

O Senhor lhe perguntou

 Onde vais jerônimo

Vou andar pela trovoada

Pois ela anda armada

Então vais;  pois não tenho

Nem pão e vinho

Nem folha de rosmaninho

Onde não se ouve o cantar do galo,

Nem tocar o sino.

 

São benedito

São benedito

Não come, nem bebe

Está sempre gordito.

 

Santo Deus, santo forte

Em nome de Jesus Cristo

Jesus misericordioso

Não, há perigo nenhum.

Amém.

 

Em Nome da Virgem Maria

E de Deus Nosso /senhora

Corte o mal pela cabeça e pelo rabo.

 Em nome do Pai e da Virgem Maria

Renildo Carvalho Pereira

 

Em Louvor a São Joaquim

Se queres que nasça

O que fique sempre assim.

 

Seu borbomo tornou cristão e lhe perguntou.

Santa Barbara onde vais?

Vou para bem longe desarmar as trovoadas

Onde não haja vinho e nem pão, e nem sinal de cristão.

Maria Balbina de Souza Noba.

 

Santa Barbara bendita

Pelos céus está escrita

Com dizopia e água benta

Nos livrai desta tormente.

Eloa Neves das Neves

 

Cristo está vivo, Cristo vivo está

Cristo nos defenda, desta tempestade má

Pela vossa chaga pela vossa cruz

Livrai-nos Deus e o menino Jesus

 

O Virgem Maria

O virgem sem igual

Livrai-nos da tempestade

E de todo mal

 

Santa Barbara pequenina

Se vestiu, e se calçou e seu bordão na mão tomou

Perguntaram onde vais Santa Barbara?

Vou correr esta trovoada

Onde não há pão e vinho

Nem o bafo do menino

Ivanilda Barros

 

São Jeronimo se levantou

E seu sapatinho calçou.

O Senhor lhe perguntou:

Onde vais Jerônimo?

Vou andar pela armada,

onde há trovoada.

Então vais, pois não tem, pão e vinho

Nem folha de rosmaninho, onde  não se ouve

O tocar do sino .

 

Santa Barbara

São Jerônimo

Lá no céu está escrita

Abrandar essa tormenta

Com sal e água benta

Em Nome de Deus e Virgem Bendita

Repetir 3 vezes  e Rezar: Pai Nosso- Ave Maria e Gloria aoPai.

 

Santa Barbara  está bendita

Com isopo de água benta,

Abrandai essa tormenta

Ondeina Mendonça das Neves  ensinou para filha Eloá Neves das Neves.

 

Cristo está vivo

Vivo Cisto está

Livrai-nos da peste má.

 

Sangue de anjos

Sangue de Cristo

Livrai-nos dos ventos

Dos raios e coriscos.

Vergilia Pereira das Neves, ensinou para:  Eloá Neve  das Neves

 

Oração de Santa Bárbara

Santa Barbara donzela, do mundo fostes estrela, do raio a oração: São Pedro, São Simão tendes a chuva do trovão, assim como eles foram santos, fizeram dos trovões mansos. Santo Antônio pequenino se vestiu e se calçou; Nossa Senhora o encontrou e perguntou; Onde vais meu bom Antônio, vou para o rio Jordão espalhar esta tormenta que não caia nem pó nem grão em filho de cristão: Lá no céu ouvi uma voz da divina majestade, livrai-nos o Virgem Santíssima da cruz em que Jesus Cristo Morreu. Amém (ler 3 vezes).

 Reze 1 pai nosso, ave-maria e gloria ao Pai.

 

Benzer em cruz os cantos da casa (dentro de casa 4 cantos) . Deixe fora 1 canto da casa.

Aroni Nascimento

Santo Antônio Glorioso se vestiu e se calçou, vai pro lado de marão espalhar esta tormenta que caia no vagão (repetir 3 vezes). Em nome de Deus e da virgem Maria.

(Com o Machado)Corta em cruz no lado que vem o tempo se formando, dizendo: Corto o vento e não corto a chuva em nome de Deus e da virgem Maria (3 vezes).

Laura Ribeiro Nascimento

 

Oração – Santa Barbar e São Jeronimo – Neli Cardoso de Aguiar

Pedra ou vento, manso e humilde, benzo em nome Jesus, Maria e José.

Vento Deus te afugente debaixo da árvore da vera cruz. Benzo com fé em nome de Deus e Maria e José.

Nossa Senhora Benta, acalme esta tormenta em nome de Deus e da Virgem Maria.

 

Mau olhado

Alecrim que nascentes sem ser semeado. A virtude que Deus te deu, te livre do mau olhado.

Achar coisas perdidas

São Vitor , São Vitor se achar o que eu perdi, darei três gritos.

 

Benção de animais

Benzo este terneiro, vaca ou boi (menos cachorro e ovelha) se for maldade ele sara, se for mordida de bicho  morrerá de 1 a 2, 3 a 4, 5 a 6, 7 a 8, 9 a10  até nove maldito sair daqui.

Reze um Pai Nosso.

 Espinhela caída

Porta e janelas aberta para bandas do mar, espinhela caída vai para o seu lugar.

 

Mau olhado

Alecrim que nascestes sem ser semeado a virtude que Deus te Deus (nome da pessoa).

Reze 1 Pai Nosso, Ave Maria e Gloria ao Pai...

 

Oração a Santa Barbará

Santa Barbará, santos fortes, santos imortais, miserenovi, santa Barbará se levantou com seu livro na mão. Onde vais a correr Santa Barbará, vou aliviar aquela trovoada que vai a correr, então vai santa Barbará, leva para o monte maninho, onde não haja pão nem venho, nem bafo de menino, v, olhos grossalei-me santíssima trindade. Amém, rezar a Salve Rainha.

 Auxilia Lourenço da Silva ensinou para a filha Margarida dos Santos ensinou para a neta Emília dos Santos.

 

Benzedura de Quebrante

Nome da pessoa

Se te botaram quebrante, inveja ou mau olhado, olhos grossos, te botaram com olhos, com 2 olhos com as 3 virgens tirará. Em nome do Pai do Filho e do Espírito /santo Amém. Fazer 3 vezes.

Orelia Marques Pinheiro  aprendeu de sua avó.

 

Santa Barbará e são Gerônimo se calçaram e se tornaram dom de Cristo que lhes perguntou: ou  vias abrandar essa tormenta que lá no céu está armada entre cal e água benta.

Emilia Marques de Souza

 

Benzedura de tempo

O que é estou cortando essa tormenta, és de vento de pedra ou trovoada que seja cortada em nome do Pai Filho e Espírito Santo.

Francisca Silva e Maria Silvar

 

O que é que Corto, infecção na coluna, junta desconjuntada e assim como estou benzendo, estou cortando essa infecção, da coluna e essas juntas que estão fora do lugar. Assim como Deus aperfeiçoou o mundo dele que Ele aperfeiçoa a coluna dessa pessoa. Sem em e sem sofrimento meu Pai.

Fazer 3 vezes  na lua minguante.

Francisco de Assis Oliveira.

 

Oração

Senhor eu queria me deitar

Se dormir me acorda

Se morrer me alumia

Que as três  pessoas da Santíssima trindade. Amém

Estela Barroco Pereira aprendeu da Zulmira Branco Pereira

 

Para dor de Cabeça

Nossa Senhora pelo mundo andou, um sol nsolou, com quem te curou, um guardanapo de favo e meio copo de água em Nome de Deus e da Virgem Maria.

Fazer 3 vezes. Se ferver é que a pessoa está com sol.

 

Para cobreiro

O que eu corto. Cobreiro brado. Cobra cobrão, sapo sapão aranha aranhão bicho de toda a nação. Corta a cabeça o meio o rabo e o coração. Assim são ditas as palavras. Reza 1 pai Nosso e 1 ave- Maria. Pega um carvão e diz as palavras e corta o coração e encosta na pessoa.

 

Espinhela caída

Eu dependurado na porta de frente para o mar diz Espinhela caída, vai pra o teu lugar.

 

Engasgado

Ao louvor de são Bento,

Ou para fora ou para dentro

Osso fora, osso dentro.

 

Vista

Cavalinho por cima do cerro

Depois  Santa Luzia

Sai tergueiro

Encalho

Te benzo em Nome de Deus e da Virgem Maria.

 

Em nome do Pai

Seu Julião vindo de Roma no caminho encontro, Jesus Cristo e lhe perguntou. Como vai por lá Julião. Muito mal, com anpola, apolão, zagro zagrão, zeripela zeliperão. Da volta vou benzer a ampola apulolão, zagro zagrão, zeripela zeripelão com o óleo da oliva. A pena da galinha viva e a Igreja de Deus e da Virgem Maria e a Cruz de Cristo que tu há de sarar. No final a pessoa pega um pires com óleo e a pena de galinha viva para benzer. Tem que fazer 3 vezes reza 1 Pai Nosso e 3 ave Maria. Termina com a Salve rainha. Passa ao redor da erezipela e faz a cruz encima.   Gracinda Barroco aprendeu de sua avó.

 

Oração

Santo Antônio glorioso se vestiu e se calçou e vai pelo lado de marron espalhar esta tormenta que caía no vagão.

Maria Eusebia Ribeiro ensinou para a neta laura Ribeiro Nascimento

 

Corta o vento e tempestade

Não corta a chuva

Em nome de Deus e da

Virgem Maria. Amém

Maria Isabel  Santos  ensinou para o neto Aroni Barbosa Nacimento.

 

Benzedura com o machado

No lado da tormenta ou com faca

Benze 9 vezes

Reza 1 pai nosso e 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.

 

Lua Nova de São Clemente

Onipotente faze que essa semente

Crescer como cresce

Na lua crescente

Rosalia Saboia ensinou para a neta Terezinha emilia woyceichowski

 

Benzedura de bicheira.

Trabalharas no domingo para vencer

Mas não vencerás. Em nome de Deus

E da bem aventurada Virgem

Santa Maria. Amém

 

Santa Lúzia

Adilsom Matias

Pegue a pálpebra ou o cílio do olho puxa para cima e por 3 vezes para baixo, e diz Santa Luzia, Santa Luzia  Santa Luzia. Depois em reza uma ave Maria e um Pai Nosso. Depois esfregue devagar de dentro para fora.

íngua

Estrelinha minha íngua, disse que segue ela e vivas tu  (repetir 3 vezes)

 

Pulso aberto

Casca de imbra somente a parte branca.

3 a 4 dias ficarás  curado.

 

Benção de lagarta e pode ser bicheira de gado

10 em 10, 9 em 9, 8 em 8- 7em 7- 6 em 6 – 5 em 5-  4 em 4 – 3 em 3 – 2 em 2- 1 em 1 e não ficarás nenhum. Reza uma Ave Maria.

Fazer uma cruz de taquara e colocar  em três cantos e outro deixar sem.

 

Benção da aroeira

olá dona aroeira

Bom dia comadre aroeira (3 vezes)

Quando é de tarde – diz bom dia

3 dias.  Cada dia reza 1 ave-maria

 

Sol  insolação

Nossa Senhora, quando pelo mundo andou, muito sol na cabeça dela entrou.

Com que tiraria. Um pano e um copo de água fria. Reza 1 Ave-Maria, três vezes.

3 dias 4 ou 6 ou 9.

 

Simpatia para curar sinosite

Antônio Pessatto

Achar 3 ninhos de formigão, em cada ninho colocar as luvas e empapar bem as luvas de formigão e após esmagar os formigões apertando uma mão na outra, e dar três cheiradas.  Repetir 3 vezes cada ninho de formigão.

 

Encontrar coisas perdidas

Neli Cardoso de Aguiar

São Vitor São Vitor se achar o que perdi vou dar três gritos.

Benção de animais

Benção este terneiro, vaca ou boi (menos cachorro e ovelha) se for mordida ele sara, se sor mordida de bicho morrerá de 1 a 2 – 2 a 3 de 3 a 4 até nove maldito saía daqui.

Reze uma Ave – Maria

Espinhela caída

Porta e janela aberta para a banda do mar, espinhela caída vai para o seu lugar.

Mau olhado

Alecrim que nascestes sem ser semeado, a  virtude que Deus te deu te livre do mau olhado.

Oração de Santa Barbara e São Gerônimo

Pedra ou vento, manso e humilde benzo em nome de Maria e José.

Oração do vento

Vento Deus te afugente em baixo da árvore de vera cruz. Benzo com fé em nome de Deusa e Maria e José.

Nossa Senhora benta

Acalme está tormenta em nome de Deus e da Virgem Maria.

Oração do Vento

Renildo Pereira

Em nome de Deus e da Virgem Maria corte o vento, pela cabeça, pelo rabo e pela raiz. Em nome de Deus e da Virgem Maria. Amém.

Oração contra temporal

Santa Barbara bendita lá no céu está escrita entre cruz e água benta abrandar esta tormenta. Amém

Oração do vento

Vento manso e humilde te vejo como te viu Cristo Senhor Nosso de Cristo da árvores da Vela Cruz. Em nome de Deus e da Virgem Maria.

 

Oração de Santa Barbara

Santa Barbara donzela, do mundo fostes estrela, do raio  a oração: são Pedro, São Simão tendes a chave do trovão, assim como eles foram santos, fizeram dos trovões mansos. Santo Antônio pequenino se vestiu e se calçou: Nossa Senhora o encontrou e perguntou: Onde vais meu bom Antônio, vou para o rio Jordão espalhar esta tormenta que não caía nem pó nem grão em filho de cristão. Lá no céu ouvi uma voz da divina majestade, livrai-nos ó Virgem Santíssima da cruz em que Jesus Cristo morreu. Amém (ler 3 vezes).

 

Benção da casa

Aroni Nascimento

Benzer em cruz os 4 cantos da casa (dentro de casa 4 cantos) 1 canto fica fora.

 

Benzedura de temporal

Santo Antônio glorioso se vestiu e se calçou, vai pro lado de marrão espalhar esta tormenta que caía no vagão (repetir 3 vezes)

 

Benzedura contra temporal

Laura Ribeiro Nascimento Machado

Corta em cruz no lado que vem o temporal se formando. Dizendo

Corto o vento e não corto a chuva em nome de Deus e da virgem Maria (3 vezes).

? Oração contra o tempral

Éloa Neves das Neves

Santa Barbara bendita, pelos céus esta escrita com dezopia e água benta nos livrai desta tormenta (Ivanida Barros) Cristo está vivi Cristo vivi esta. Cristo nos defenda desta tempestade má. Pela vossa chagas pelas vossa cruz. Livrai-nos Deus e o menino Jesus. Ó Virgem Maria. Ó virgem. Livrai-me da  tempestade e todo mal.

 

Oração contra o temporal

Ivanilda Barros

Santa Barbara pequenina se vestiu e se calçou e seu bordão na mão tomou. Perguntaram onde vais santa Barbará?  Vou correr esta trovoada, onde não há pão e vinho nem o bafo do menino.

São Gerônimo se levantou e seu sapatinho calçou. O Senhor lhe perguntou, onde vais São Gerônimo?  Vou andar pela  trovoada que já está  armada.  Então vá, lá não há  nem pão e vinho nem o folha de rosmaninho, onde não se ouve cantar  o galo e o tocar o sino.

Oração contra temporais

Ondina Mendonça das Neves ensinou para a filia Eloá Neves das Neves

Santa Barbará está bendita

com isopio de água benta,

 abrandai essa tormenta

maldita. Amém.

 

Vergilia Pereira das Neves ensinou para Eloá Neves das Neves

Sangue de anjos

Sangue de Cristo

Livrai-nos de ventos

Raios e coriscos. Amém

 

Oração contra temporais

Josefa das Graças Neves

Santa Barbara e São Gerônimo

Lá no céu estão escritos

Abrandar essa tormenta

Com sal e água benta

Em Nome de Deus e Nossa Senhora.  (Repetir 3 vezes.

 

Oração contra temporis

Maria Balbina de Souza Noba

Seu bordomo tornou cristão e lhe perguntou. Santa Barbará onde vais?  Vou bem longe desarmar as trovoadas onde não haja vinho nem pão, e nem sinal de cristão.

 

Benzedura de Sol

Miguel Barroco

Nossa Senhora quando no mundo andou,  muito sol na cabeça dela entrou. Com que tiraria, com um pano lavado e um copo de água fria. Em nome de Deus e da Virgem Maria. Deve fazer durante 3 dias.  Deve ser feito quando há sol.

 

Mau Jeito

O que eu cozo  - a pessoa responde fio torto

Assim como o sol,

Nasce na terra,

Entra no mar

Assim como o fio torto

Vai para tecer

Tu estás

Em teu lugar

Reza 3 vezes e cada uma (3) ave-maria.

 

Em Vosso Louvor

Em São Silvestre

Essa benzedura preste

 

Em Louvor de São Simão

Essa benzedura

Há de tirar com a mão

Nossa Senhora da Conceição

É a cruz do Cristão

Que tudo há de sarar

Que tudo há de ficar bom.

 

Oração contra temporal

Maria Morais Oliveira ensinou filho  Irani Maria Oliveira e essa para o neto Mauricio Oliveira

Santa Barbará bendita

Que no céu está escrita

Com os álvos de água benta

Acalmai essa tormenta

 

Oração para abrandar Temporais

Santa Esclaradinha que chegou em pés de Adão, com suas santas palavras abrandamos corações. Onde vinha 10 mil homens bravos que  nem um leão mando como um cordeiro, bravo como uma zebra, rastro como esse chão. Que Deus envia para a banda do mar e do Norte, que faça mal para mim e para ninguém. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo . Amém. Amélia Marques Pinheiro  ensinou para a Vera Lúcia Pinheiro Coelho.

 

Oração contra Temporais

São Gerônimo se levantou e seu sapatinho calçou e Senhor lhe perguntou. Onde vais São Gerômino? Vou desarmar a trovoada que sobre nós está armada. Vai são Gerônimo vai onde não haja pão e vinho, nem folha de rosmaninho, nem se ouça o cantar do galo e nem tocar o sino. Santos fortes inocentes miserenovis. Em Jesus onde chega o santo nome de Jesus não terá perigo nenhum.  Reza 3 vezes.

 

Oração contra temporais

Ilelcira Soares Cardoso ensinou para a filha Eloá Cardoso Costa

Em benzo esse tempo

Em nome de Deus

E da Virgem Maria

E que Maria Santíssima

Que esse tempo se

Esparrame para todos

Os lugares e não faça

Mal para ninguém. Amém

 

Encalho  (Dor no estomago)                                     

Nair Mota ensinou para Eloá Cardoso Costa

Leite encalhado

Virado na água

Que seja desencalhado

Em nome de Deus e da

 E da Santa Virgem Maria.

Reza 1 pai Nosso  e 1 Ave-Maria

 

Tirar a insolação

Walmir Carvalho Pereira

Quando Nossa Senhora percorreu o mundo, encontrou  (nome da pessoa), vou tirar com uma toalha felpuda em nome de Deus e da Virgem Maria. Amém

 

para abrandar os Temporais

Se for vento que vá para o ar

Se for pedra que vá para o mar

Se for chuva que venha na terra

Em nome de Deus e da Virgem Maria. Amém

Maria Protegei-nos

 

Oração Temporais

Jovina Basilio

Se for chuva que vem a terra

Se for vento que vá ao mar

Se for pedra que va pró mato

Em nome de Deus e da Virgem Maria.

Reza 3 vezes. Pai Nosso e Ave- Maria e Glória ao Pai

 

Oração contra Temporais

Célia dos Santos Lopes aprendeu de sua mãe Fausta Lopes dos Santos.

Vento Ventarão

Vento de toda nação

Eu te peço que caía

No mar sagrado

Onde não tenha ninguém

Que se desmanche em nome

De Deus e da Virgem Maria

 

Encalhe  (Dor do estomago)

Ventre impedido

Água parada

Comida empatada

Comida requentada

Encalhe brabo

Se desmanche

Em nome de Deus e da Virgem Maria.

 

Cobreiro

Dulcina Machado Vieira

O que corto

Cobreiro brado

Corta a cabeça

O corpo, a raiz do coração

Em nome de Deus e da Virgem Maria e São José. Amém

 

Berruga

Benzer 3 dias da lua nova

Lua, luar

Lua Nova de São Clemente

Quando vais leva essa semente

Que caía todas em pó.

De 9 a 8 de 8ª 7 de 7 a 6 de 6 a 5 de 5 a 4 de 4 a 3 de 3 a 2 de 2 a 1 de 1 a nenhum. Até que fique sem nada. Em nome de Deus e da Virgem Maria e Santo Afonso.  Reza 1 Pai Nosso Ave-Maria e i Glória ao pai.

 

Benzedura de coisa paradas

Valmir Carvalho Pereira

Em nome do Pai – Reza o Pai Nosso. Comida mal comida e água mal bebida seja bem resolvida em Nome de Jesus e da graça de Deus. Reza um Pai Nosso no fim.

 

Benzedura de Cobra

Valmir Carvalho Pereira

São Patrício, por sua incumbência afaste os bichos peçonhentos do meu caminho. Reza um Pai Nosso para nos liberar em nome de Jesus. Amém.

 

Benzedura de Cobreiro, infecção cobrinha

Valmir Carvalho Pereira

Em nome do Pai do Filho e Espirito Santo, peço a Deus com a brasa do tisão queimando o rabo e o coração. Cobra cobrão, sapo sapão, aranha aranhão quebra o rabo e o coração com a brasa do tição. Faz o sinal da Cruz com a brasa do tição por 3 vezes.

 

Sol

Valmir Carvalho Pereira

Um copo de água e uma toalha. Reza 1 pai – Nosso.

Quando percorri o mundo inteiro encontrei Nossa Senhora. Ela perguntou para o paciente, o que tem sol  na cabeça. Pergunta o nome da pessoa que vai te benzer. Em nome do Pai do filho e do Espírito Santo Amém.

 

Mau Jeito

Valmir carvalho Pereira

Pega um copo e um pano preto, e fia no pano. O que cozo, carne quebrada, osso rendido e nervo torcido. Benzo em Nome de São Frutuoso. Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo  (3) vezes

 

Da coluna

Isidro Marques Gonçalves

O que e benzo, infecção na coluna, assim como a lua minguante, que seja minguado a enfermidade da coluna seja colocado todas as juntas que estejam fora do lugar que com poder de Deus, seja curado, que não tenha mais dor, nem sacrifícios na sua coluna.

Pai- Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

 

Espinhela Caída

Assim como esta espinhela está caída, esta infeçinada, assim como esta lua minguante que essa dor e essa infecção  seja minguada com as mão de Deus serei curada, que essa pessoa coma e beba sem sentir dor, sentir dificuldades nos seus alimentos e que Deus sempre estará junto, protegendo de todas as enfermidades.

Pai Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai

Cobreiro

Que benzo, cobreiro sapo, aranha de lesma, de tudo que  é bicho missioneiro que há no mundo dele com a água do ramo,  com a água da Cosite em nome de Deus Pai, Filho e Espirito Santo. Amém Jesus. Seja secado em nome de Deus e da Virgem Maria.

Pai Nosso

 

Sapinho

O que benzo, que corto, sapo brabo, branco e do vermelho, corto a cola e a cabeça que não aumente, com o nome de Deus e da Virgem Maria,

Reza um Pai – Nosso

 

Benzedura do Estomago

Um pouco de comida mal comida um pouco de água mal bebida ou o que for não se corta com faca nem punhal se corta com as 3 palavras da Santíssima trindade. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Benzedura de Queimado

Santa Luzia tinha três filhas, uma se queimou, outra  assoprou e outra caguejou com isto mesmo se curou em nome de Deus e da Virgem Maria. Amém . Benze com azeite.

Benzedura de Mau jeito

Eu pergunto o que cozo a pessoa responde: carne quebrada, nervo torcido, osso rendido. Agora benze cozendo um pano novo e uma agulha nova.

Se for carne quebrada, que torne a soldar. Se for nervo torcido que torne a seu lugar. Se for osso rendido que se torne a sarar. Em nome de Deus e da Virgem Maria. Amém.

 

Oração contra peste

Cristo está vivo, eu estou em Deus, nos defende desta  peste, nos defende deste peste em nome de Deus e da Virgem Maria. Amém.

 

Benzedura de Quebrante

Alecrim verde que nascestes sem ser semeado pela virtude que Deus te deu para tirar este quebrante e mau olhado em nome de Deus e da Virgem Maria. Amém.

Benzedura de Quebrante

Arruda verde, nascetes sem ser semeado pela virtude que Deus te deu, para tirar este quebrante e mau olhado, em nome de Deus e da Virgem Maria. Amém.

Benzedura de Ar

Ar vivo, ar morto, ar frio, ar quente, ar de estopor, ar de tropezia, ar de pasmo ar de gota, ar pardo ou negro, ar excomungado, outro qualquer que for eu requero da minha parte de Deus e da Virgem Maria, para que saia do corpo dele deixando ele aliviado. Vai parar nas ondas do mar salgado em nome de Deus e da Virgem Maria. Amém.

Benzedura de Mordida de Cobra

Glorioso São Patricio + voz fostes o santo a quem Deus deu + o poder de tirar o veneno de todo bicho peçonhento + por tanto a vos peço e rogo + para tirar o veneno do corpo de fulano + em nome de Deus + e da virgem Maria. + Amém.

Benze com um copo com água e três pedra de sal botando uma por cada vez na boca depois de fazer a reza solta dentro do  copo e toma outra vez,

Tem esta quatro palavras que é  para antes de soltar a pedra de sal dentro do copo.

Adelin e Adeca dovo

Adelo e Amém

Benzedura do engasgado

São Braz, São Lúcio espinhela  ou osso sobe ou desce  nesse pescoço.

 

Bater a clara de ovo bem batida. Tomar o caldo de manhã em jejum.  Tomar em jejum 3 manhã  e depois tomar café.

Espinhela caída

Em nome de Deus e da Virgem Maria. Porta aberta pró mar. Espinhela caída. Que vá para o lugar.  (Repetir 3 vezes)

 

Sapinho

Sapo sapinho

Sapo de toda nação

Cobra cobrão

Bicho de toda nação

Eu corto a cabeça, o rabo , e o meio do coração.

Em nome de Deus e da Virgem Maria.

Reza 1 pai Nosso.

 

Oração Cristo

Estás vivo, vivo estou em Deus nos defende desta peste no nome de Deus e da Virgem Maria. Amém.

Benzedura da Lagarta

Maldita lagartas que comem e não levam e vão para as ondas  do mar sagrado de nove em nove, de oito em oito, de sete em sete, de seis em seis, de cinco em cinco de quatro em quatro de três em três, de dois em dois, de um em um, até eu não fica nenhum  em nome de Deus e da Virgem Maria.  Amém.

Oração para o plantador

Deus pai criador do mundo, permita que estas plantas possam dar frutos para nossa nutrição sem o embargo destas pragas  que se destinam  mal. Rogo-te meu bom Senhor que se afastam por direito que me seja, pois me ajoelho em tua presença como humilde plantador, confio-te  em Jesus Cristo pois ordeno a darem volta pelos  bosques  florestais e as detenham para sempre com poder redimidor pelo cumpridor  do mundo. Trono da Divina graça que Deus Pai, deus  Filho e Deus Espirito Santo. Amém

Oração contra temporal

São Gerônimo se levantou, seu sapatinho calçou, o Senhor encontrou e lhe perguntou. Ondino  São Gerônimo  onde não esteja pão e nem vinho  e nem folha  de rosmaninho,  nem  se ouça  o cantar  do galo e não se ouça o tocar do sino. Santo Deus Santos fortes, inocentes miserenobis  e Jesus  onde chega a vós . Santo  Nome de Jesus  não terá perigo nenhum. Amém.  Repetir essa última frase 2  vezes.

 

Oração contra Temporal

Jovelina Basilio

Se for chuva que vem a terra

Se for vento que vá ao mar

Se for pedra que vá ao mato

Em nome de /deus e da Virgem Maria.

Reza 3 vezes e concluí com 1 Pai Nosso

 

Renovação

Dai-nos a iluminação, para não nos perdermos no caminhos da vida; inteligência para sempre sabermos separar o bem do mal, a humildade para aceitarmos nosso defeitos e fraquezas; entendimento, para corrigirmos os nossos erros; força para continuarmos caminhando. Dai-nos a pureza do coração das crianças, para amarmos, os nosso semelhantes. Enfim Pai dai-nos a coragem para que a cada dia, a renovação se faça em nosso espírito, para sermos um pouco mais merecedores da vossa bondade, justiça e amor. Assim Seja. Amém

 

Benzedura de quebrante

Arruda verde, nascestes sem ser semeada, pela virtude que Deus te deu. Para tirar este quebrante e mau olhado, em nome de Deus e da Virgem Maria. Amém.

 

Benzedura de Ar

Ar vivo, ar morto, ar frio, ar quente, ar de estopor, ar de tropezia, ar de pasmo, ar de gota, ar pardo, ar negro, ar excomungado, outro qualquer que for eu requero da minha parte e de Deus e da Virgem Maria para que saia do corpo dele deixando ele aliviado, vai parar nas ondas do mar salgado em nome de Deus e da Virgem Maria. Amém

 

Benzedura de Estômago

Um pouco de comida mal comida, um pouco de água mal bebida, ou o que for não se corta com faca nem punhal, se corta com as três palavras da Santissima Trindade. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Benzedura de Mau Jeito

Eu pergunto o que eu cozo? A pessoa responde: Carne quebrada, nervo torcido e osso rendido. Agora eum benzo cozendo num pano novo e agulha nova em um pano. Se for carne quebrada que torne a soldar. Se for nervo torcido que torne ao seu lugar. Se for osso rendido que torne a sarar.

Em Nome de Deus e da virgem Maria. Amém.

Benzedura de Cobreiro

Cobra, cobrão, sapo sapão, aranha aranhão. Cortado com a faca do pão às de morrer seco, esmagado como este carvão. Em nome de Deus e da Virgem Maria. Amém.

(Benze-se com um tição de fogo aceso).

 

Oração de Vento

Vento manso e humilde, te vejo, como te viu, Cristo Senhor Nosso. De baixo da árvore da Bela Cruz. Em nome de Deus e da Virgem Maria. Amém.

Benzedura de Sol

Maria quando no mundo andava com uma toalha de felpo e um copo de água fria. O sol curou o sol. Que andas entre nuvens claras, sai de onde estás passando, sem que andas por entre as nuvens turvas e sai de onde estas passando no nome de Deus e da Virgem Maria. Amém.

Benzedura de engasgado

São Braz e São Lúcio. Diga moço o que tens neste pescoço se é espinha ou osso, faça com que saía pu desça em nome de Deus e da virgem Maria. Amém.

Benzedura de Lagarta

Malditas lagartas que comem e não levam e vão parar nas ondas do mar sagrado de nove em nove, de oito em oito, de sete em sete, de seis em seis, de cinco em cinco, de quatro em quatro, de três em três, de dois em dois de um em um, até que fica nenhuma em nome de Deus e da Virgem Maria. Amém.

 

Benzedura de Erisipela

Pedro e Paulo vinham do monte com Jesus. Jesus Perguntou. Pedro o que há lé. Fogo ardendo ou erisipela má. Pedro toma lá e da-lé com três ramos do monte e azeite de oliva que ela logo secará em nome de Deus e da Virgem Maria. Amém

Oração de temporal

Santa Barbara bendita lá no céu está escrita entre curz e água benta abrandar esta tormenta. Amém.

 

Contra Temporal

Domingos Petrolini

Em nome de Deus e da Virgem Maria

Chuva na terra

Vento no ar

Pedra no mar

 

Oração contra Temporal

Elia Aquiar Mendonça

Deus Nosso Senhor

Corta o Tempo

Corta o vento

Corta a Pedra e não a água

Para o Rio Jordão onde não há filhos de Cristão

Se for vento que vá para o ar

Se for pedra que vai para o mar

Se for água que vai para a terra

Em nome de Deus e da Virgem Maria. Amém

 

Espinhela

Eli Aguiar Mendonça

Medir com o metro 3 braços

Pela 7 missas do altar

Pela 7 missas do Natal

Pelas 7 ondas do mar

Espinhela caída vai para o teu lugar (diz o nome da pessoa).

 

Benzedura de Engasgado

São Braz e São Lúcio. Diga moço o que tens neste pescoço se é espinha ou osso, faça com que saía ou desça em nome de Deus e da Virgem Maria e São Braz.

 

Benzedura de Bicheria

Um pai nosso em nome de Deus e da Virgem Maria e que esta bicheira que tudo comer não sirva para nada. Eram 11 ficasse em 10- em 9 em 8 em 7 em 6 em 5 em 4 em 3 em 2 em 1 antes pega três folhas de capim e da uma laçada e quando vai diminuindo vai encerrando fechando o nó no capim e joga atrás, pega outro e fazem o mesmo no fim em nome de Deus e a Virgem Maria  e da graça de Deus.

 

Benzedura de Bicheira

Mãe dos benditos de Deus, bichos malvados e da graça de Deus; como malvados façam que vão embora em nome de Deus, nosso Senhor e Jesus Cristo e de todos os santos do céu. Que vão de cinco em cinco de quatro em quatro, de três em três, de dois em dois de um em um até que fique nenhum. Amém.

Essa benzedura não se benze bicho que com carne porque tira o efeito da benzedura.