sábado, 26 de setembro de 2015

Vinha - oídio

Vinha 


Oídio
Uncinula necator. Oidium tuckery




É uma doença causada por um fungo ectoparasita, cujo micélio se desenvolve sobre todos os tecidos verdes (folhas, pâmpanos e cachos).


Sintomas

Folhas – na página superior surgem pequenas manchas descoradas que adquirem um enfeltrado branco acinzentado. Na página inferior as nervuras ficam necrosadas na zona das manchas. Em ataques intensos a folha enrola-se ficando com aspecto enconchado;
Pâmpanos – manchas difusas verdes escuras, que se tornam acastanhadas;
Inflorescências e cachos – Botões florais e pequenos bagos cobertos de “poeira” branca, ocorrendo posteriormente o seu dessecamento. Nos bagos maiores, para além da “poeira”, a epiderme do bago endurece, não acompanha o crescimento e acaba por rebentar. Estes bagos secam ou apodrecem, se as condições climáticas foram favoráveis.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Tosse - gripe e outras receitas importantes


Gripe Tosse – problemas pulmonares e/ou asma

Marcela: Tomar uma gemada com chá quente de marcela.

Laranja, água e mel: Cortar 2 laranjas em rodelas, com casca, sem semente e ferver, durante 5 minutos, em 1 litro de  água, acrescentando 1 xícara de mel. Ferver por mais de 2 minutos. Tomar 1 colher (sopa), de 2 em 2 horas.

Limão, alho, marcela: Ferver, durante 5 minutos, em 1 xícara de água, suco de 1 limão, 2 dentes de alho machucado e algumas folhas de marcela. Tomar 1 xícara de manhã e 1 à noite.

Noz moscada: Ferver, durante 3 minutos, em 1 xícara de água, 1 noz moscada, bem picada. Tomar, morno, antes de deitar, 1 xícara durante 3 dias.

Alho: Aos primeiros sintomas de gripe, comer, em jejum, de manhã, 2 dentes de alho ou machucar o alho e fervê-lo em 1 xícara de leite. A noite, ao deitar, repetir a dose, acrescentando 2 colheres de cachaça ou conhaque.

Alho, mel e cachaça: Esmagar 3 dentes de alho, até reduzi-los a creme. Juntar ½ copo de mel, ½ copo de suco de limão e ½ copo de cachaça. Começar a tomar desta mistura, logo que houver os primeiros sintomas de gripe. A dose de umas 50 gotas, deve ser tomadas de 12 em 12 horas.

Alho, cachaça, água fria. Ferver, em 1 xícara de água, 10 dentes de alho machucado, Depois de fervido, juntar açúcar e um bom trago de conhaque ou cachaça. Fazer o doente tomar uma ducha fria, por 1 minuto, vestir a roupa sem se enxugar e ir para a cama, cobrindo-se com um cobertor de lã, para um bom suador. Ao deitar-se, tomar chá, bem quente, é dose única.

Alho: Esmagar os dentes de 5 cabeças de alho. Colocar em 1 litro e enche-lo de cachaça. Depois em repouso, durante 10 dias. Quando aparecerem as primeiras ameaças de gripe, tomar em ½ copo de água, 50 gotas, de manhã cedo e 50 gotas, ao deitar-se, à noite, até ficar curado, o que deve acontecer em 3 dias.

Água de côco, mel e cachaça: Despejar  a água de um côco num copo.Misturá-la com igual medida de mel e cachaça. Colocar numa garrafa, tampar e enterra-la á sombra de uma árvore. Deixar durante 9 dias e, depois tomar, se tiver gripe, 1 colher, 3 vezes ao dia. Para evitar a gripe, basta tomar 1 colherinha por dia.

Chicória ou dente de leão(é anti-gripal), Colocar 1 punhado de 200 gramas de lflores de chicória numa garrafa de 1 litro, com álcool de farmácia. Deixar ao sol , durante 24 horas. Tomar 5 gotas ao dia, em ½ copo de água.  Se a pessoa estiver com gripe, deverá tomar 1 colherinha ou 15 gotas, com água, 3 vezes ao dia.

Mamão: Usar um mamão verde. Abrir numa ponta, retirar bem todas as sementes. Encher de açúcar cristal ou mel e levar ao forno (com a tampa dele) para dourar

Gripe Alérgica ou Coriza

Marmelo: Cortar um marmelo em rodelas. Cozinhar durante 20 minutos, e um 1 litro de água. Retirar do fogo, esmagar bem e colocar, novamente, ao fogo, acrescentando ½ quilo de açúcar. Ferver até ficar cor de geleia. Na falta de fruto, usam-se as folhas de marmeleiro, um punhado, preparando o remédio do mesmo jeito. Tomar 1 colher, 4 vezes ao dia, até ficar bom.

Alho, mel, limão, cachaça: Esmagar 3 dentes de alho, até redurir a creme. Juntar ½ copo de mel, ½ copo de suco de limão e ½ copo de cachaça. Começar a tomar dessa mistura logo que houver os primeiros sintomas de gripe.

Bibliografia

Zatta, Maria

A farmácia da natureza. Maria Zatta. 3º edição. São Paulo. Paulinas. 1996. Aprendendo com a Natureza

 

Cristais de Gengibre

Ingredientes

Raiz de Gengibre (zinziber officinale)

Açúcar Mascavo

Embalagens

Modo de fazer:

Misturar uma xícara de raiz do gengibre e cortado em pedacinhos pequenos e uniformes e uma xícara de açúcar mascavo. Misturar e levar  ao fogo brando para ferver, mexendo sem parar até o açucarar. Peneirar e guardar em pote fechado. Se quiser, fazer salgado, deixar de molho no limão com sal por 12 horas e secar no fogo brando.

Usos populares: Dores de garganta, tosse, tônico e enjôo de viagem.

 

Pomada de salsa

Ingedientes

Salsa  (petroselium sativum)

Sebo ou banhagem

Embalagem

Modo de fazer:

Fritar até to1 xícara de sebo e uma xícara de salsa e coar. Passar  de uma a duas veze ao dia. Se usar banha no lugar de sebo deve ser usada cera de abelha para dar consistência à pomada. Embalar em recipiente seco e limpo. 

Usos populares. Rachaduras nas mãos e pés.

 

Pomada de Angico

Ingredientes

Casa de angico (piptadenia colubina)

Banha  e cera de abelha

Embalagens

Modo de fazer:

Desfiar a casca de angico e colocar o angico  xícara de casca em uma panela com uma xícara de banha e fritar até ficar torrado e quebradiço. Coar e acrescentar cera de abelha, aproximadamente 3 colheres para dar mais consistência, misturando bem. Colocgicoar em potes.

Usos populares: Para massagens, dores musculares, queimaduras e ferimentos.

Xarope de Angico

Ingredientes

Casca de angico (piptadenia colubrina)

Água, açúcar mascavo

Vidros esterilizados

Modo de fazer:

Desfiar a casca de angico e levar ao fogo 2 xícaras de casca com um litro e meio de água. Deixar ferver por 10 minutos. Acrescentar meio quilo de açúcar cristal ou mascavo. Misturar para dissolver o açúcar. Tampar a panela. Quando começar a ferver novamente, retirar a por tampa da panela e deixar ferver por mais meia hora. Tiara do fogo, coar e colocar em vidros com tampa limpos e secos. Conservar em geladeira ou local fresco. Após e utilizado conservar em geladeira.

Atenção: O período de validade do xarope e pequeno, portanto fazer quando necessário.

Usos populares: Problemas respiratórios com tosse, bronquite e asma.

 

Marcela ou macela (achyrocline satureioides)

Parte utilizada: Sumidades floridas

Forma de usos: Chás (infusão), tintura e compressa.lio

Usos populares: Diurético, antifebril, antifebril, antiespasmódico, digestivo, analgésico, enxaquecas, bronquite, colesterol, gripes, diabetes, antidiarreico, fluidifica o catarro, anti-inflamatório, antisséptico e calmante.

Também destaca-se o uso nos animais por vários males como: mamite, ferimentos, infecções nos olhos,  estufamento,  etc. É ainda usada como inseticida natural para pulgões, borrachudos.

Bibliografia: Emater -RS

 

Pão de ora-pro-nobis com pinhão

5kg de farinha de trigo

6 colheres de fermento

5 colheres de açúcar

5 colheres cheia de sal

2 colheres de banha

1 xícara e meia de pinhão cozido e moído

30 folhas de ora-pro-nobis

200 gramas de linhaça moída

200 gramas de farelo de arroz

Água para dar o ponto da massa

Modo de fazer:

Bater as folhas de ora-pro-nobis no liquidificador com água  juntar aos demais ingredientes, sovar a massa. Deixar fermentar e assar em forno.