A PRIMEIRA AULA PÚBLICA NA QUINTA
Em 1889, com a instituição da República, o país começaria a mudar sua estrutura política e econômica.
A chegada do colono e a pré-industrialização contribuiria para a retomada do ensino.
A educação distrital constitui-se, de certa forma, com as ações do governo republicano, palas novas perspectivas e oportunidades do conhecimento.
Em Rio Grande, a aula pública foi criada em 14/01/1820, no meio rural, através da lei nº 44 de 12/05/1846, na Freguesia do Povo Novo. Na Ilha dos Marinheiros, a primeira aula para o sexo feminino foi em 225/101831. No Taim, a educação chegou em 05/05/1873 e na ilha da Torotama em 1879. Nesses período, a povoação do interior ou nas fazendas de criação de gado, as pessoas desconheciam o alfabeto.
O modelo econômico estava baseado na produção pecuária e com um nível de desenvolvimento que não exigia uma capacitação maior do assalariado.
A pequena povoação da Quinta se inseriu no mundo do conhecimento assim: em 1899, surgiu a Escola Pública na Quinta, com a professora Antonia Albuquerque, que ministrava aulas só para as meninas e com o professor Rodolfo Orfino, com aulas para o sexo masculino.
Em 1909 a professora da Estação da Quinta, Maria Iveta de ar4aújo veio transferida de Herval com sua irmã. Lilia de Araújo, que foi lecionar em rio grande. A professora Lilia, que casou com o Cap. Frutuoso das Neves, fazendeiro no taim, passava as férias na Quinta e teve dois de seus filhos aqui.
Lilia Neves, nome usado após seu casamento foi professora no Bibiano de Almeida e no Juvenal Müler, falecendo em 07/03ler, falecendo em 07/0ofessosra no Bibiano de Almeida e no Juvenal Miller, falecendo em 07/03/1922, com 45 anos.
Em 1915, surgiu a escola Agricola da Quinta, sob a direção dos padres Josefinos, estabelecida até 1922. Após, a administração da Escola ficou na responsabilidade do professor José Antônio Martins carneiro e de Olga Mendonça, sua esposa. Em 1927 surgiu a Escola Municipal da Quinta, no mesmo local da antiga escola dos padres, tendo como nova regente a professora Julieta de Melo Azambuja.
Em 1939 foi colocado o nome de Lilia Neves na escola que trazia em seu bojo pequenas alterações e adaptações do currículo, oriundas das reformas educacionais dos estados ou do governo federal.
Assim o "Grupo escolar Lilia Neves" começaria sua trajetória na formação e educação no 5º Distrito. Houve a troca do prédio,pois a infra-estrutura antiga e a de madeira incendiou.
a escola Lilia Neves está no atual prédio desde 1961. Ampliou seu espaço, aumentou o número de alunos, houve trocas de direção e agora vira o século com ousadia e capacidade de sonhar.Sem os traumas do passado, mas com uma educação envolvente, crítica e que interage no seu meio social.
Cledenir Vergara Mendonça
quarta-feira, 18 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Moro na Vila da Quinta e meu filho esta estudando na Escola Lilia Neves. Esse ano a escola esta fazendo uma pesquisa sobre sua propria historia e pesquisando na internet achei esse blog que nos deu informaçoes valiosissimas!!!
Caso vcs possuam mais informações e curiosidades acredito que nao só eu e meu filho, mas como toda a escola vamos gostar muito de saber! Meu email sissanunes@yahoo.com.br
Desde ja agradecemos!
Simone
Postar um comentário