sexta-feira, 27 de abril de 2012
CELEBRAÇÃO - A páscoa de Deus na Páscoa do povo; A Páscoa do povo na Páscoa de Deus.
RITOS INICIAIS
- O Senhor chama e reúne seu povo (Deuteronômio 4, I 0)
- O povo se apresenta (para celebrar o mistério Pascal, em suas intenções: A Páscoa de Deus na
Páscoa do povo, a Páscoa do povo na Páscoa de Deus). UM (JNICO CORPO
• Acolhida
A procissão - é a expressão de nossa vida de fé caminhada até Deus.
Canto de entrada ou abertura - tem a finalidade de promover a união da assembléia, introduzir o sentido litúrgico. É a resposta dos irmãos(as) que se sentem convocados(as) por Deus para se reunirem e o louvarem como único Senhor. Cumpre o papel de criar comunhão, juntar os corações no encontro com o ressuscitado. Deve deixar a assembléia num estado de ânimo para escutar a Palavra de Deus, deve ter ritmo alegre e festivo.
• Beijo do Altar - é um gesto de adoração, o altar representa o próprio Cristo. Beijando o altar o que preside expressa sua relação intima com o Senhor, pois é em nome dele que irá presidir a Santa Liturgia.
• Saudação - é uma benção de Deus. É como se o próprio Deus nos acolhesse na sua casa e nos desejasse todo o bem.
• Ato Penitencial- Reconhecemos pecadores. Clamamos a Deus e Ele nos trata com misericórdia para podermos participar da Mesa.
• Canto penitencial - Kyrie"Senhor, tende piedade" faz parte de um momento de reconciliação. É um canto facultativo pode ser substituído pela aspersão com água, lembrando o batismo.. há ocasiões em que uma procissão o substitui (ex.: domingo de ramos.).
• Hino de Louvor (Glória) - Tem a finalidade de glorificar ao Pai e ao Cordeiro Divino. Não é cantado no advento e na quaresma. (Não constitui uma aclamação trinitária.)
• Oração da Coleta - (rezada pelo Presidente) e geralmente dirigida a Deus Pai por Jesus Cristo na Unidade do Espírito Santo. ( Oremos / silêncio/ invocação: Ó Deus ... / Lembra-se uma qualidade o ação de Deus: Senhor Deus da Vida .. .! Depois pedido / intercessão P.N.S.J.C)
UMA MESA - LITURGIA DA PALAVRA - Neemias 8, 1- 8
• Diálogo da aliança - Êxodo 19-24
- Para nós as leituras escutadas e meditadas na assembléia reunida são a palavra viva e atual do Senhor. "E Cristo quem fala" (SC n. 7). O objetivo da Liturgia da Palavra é avivar o diálogo da aliança entre Deus e seu povo, receber do Senhor uma orientação para nossa vida, estreitar os laços de amor e fidelidade.
• Silêncio entre as leituras - para deixar cair a Palavra no coração / ruminar
• Leituras proclamadas da Bíblia, Lecionário ou Evangeliário.
• Primeira Leitura - Um trecho do antigo Testamento, ou dos Atos dos Apóstolos, quanto estivermos no tempo pascal.
• Salmo Responsorial (dialoga), o povo responde com um curto refrão aos versos salmísticos, cantados pelo sal mista) - Resposta orante da assembléia à Palavra proclamada, por isso não deve ser substituído por outro canto que não esteja em sintonia com a 1 a leitura.
• Segunda Leitura - Carta dos Apóstolos: Paulo, Pedro, Tiago ...
- Ao terminar a proclamação se diz- Boa Nova! : PALAVRA do Senhor ( e não palavras no plural) estamos proclamando a verdade.
• Aclamação ao Evangelho - Tem a finalidade de dispor a assembléia a acolher com alegria e entusiasmo a palavra da Salvação.
• Evangelho- fazer leitura orante (Lectio Divina): ler várias vezes /meditar o que a Palavra me diz /
Compromisso.
• Homilia - Conversa familiar - Explicar os textos e ligá-Ios com a realidade.(não é sermão).
• Profissão de fé - Creio em deus Pai todo poderoso ...
- Preces da comunidade – Depois de ouvirmos a Palavra de Deus respondemos em suplicas. O presidente da assembléia nos convida a fazer subir a Deus as nossas preces, nossos pedidos, nossas súplicas. Não só os pedidos e preces individuais, mas de todo o povo de Deus, de toda a humanidade. Uma pessoa faz a prece e todos respondemos, assumindo essa prece como sendo nossa prece comum.
OUTRA MESA
LITURGIA EUCARISTICA PREFÁCIO
• Preparação das oferendas - (Jesus tomou o pão e o cálice com vinho ... ) É o momento da preparação do altar ( colocar o corporal, o sangüíneo, o cálice ... )
• Canto durante a apresentação das oferendas - canto opcional (pode ser tirado) tem sentido de louvor e agradecimento a Deus, reconhecendo que todo dom vem Dele. Prepara a comunidade para a grande oferta com Cristo ao Pai, na Oração eucarística.
• Apresentação do pão – (“Bendito seja Deus pelo pão ...").
• Apresentação do vinho ("Bendito seja Deus pelo vinho ...").
• Oração silenciosa do presidente.
• "Lavabo": O presidente lava as mãos em silêncio ( num gesto de purificação).
- Convite à oração sobre as oferendas ("Orai irmãos ...").
• Resposta da assembléia ("Receba o Senhor ...").
• Oração sobre as oferendas (Pão e Vinho)
ORAÇÃO EUCARÍSTICA
- Diálogo inicial - O Senhor esteja convosco! T - Ele Está no meio de nós ...
- Prefácio terminado com o canto do "Santo ... "
- Santo - Tem a finalidade de aclamar, exaltar, bendizer o Santo de Deus - Nosso Senhor Jesus Cristo. :E a grande aclamação feita com todos os anjos e santos ( o texto é bíblico (Is 6,3 e Mt 21,9), é importante que seja proclamado o texto integral, sem alterações no texto.
- Epiclese (lnvocação do Espírito Santo) sobre O pão e o vinho.
- Narrativa da instituição - narrativa da última ceia)
- Anamnese - (memorial) e oblação (oferta)
- Epiclese - (invocação do espírito Santo) sobre a comunidade.
- Intercessões
- Doxologia - ("Por cristo, com cristo em Cristo ..."). Não é aclamação, por isso não é proclamada por toda a assembléia, e sim por quem preside. Em resposta a assembléia entoa o
- Amém final - Deve ser solene, vibrante, repetido, sinal de adesão, compromisso, concordância, comunhão. Deve ser sempre cantado, devido "a sua importância.
- Convite ao Pai Nosso- o presidente deve fazer o convite para que ninguém perca a oportunidade de chamar a Deus de Pai Nosso.
- Oração do Pai nosso - rezada ou cantada desde que respeite o texto que é bíblico. Concluindo com a doxologia " pois vosso é o Reino o poder e a glória para sempre" que é uma proclamação do poder de Deus.
- Convite ao abraço da paz - comunhão com Cristo e entre nós (não é bom cantar), o importante é o abraço e não o cantar.
- Fração do Pão, acompanhada do canto "Cordeiro de Deus" - Jesus parte o pão conosco. Partimos o pão uns com os outros, em nome de Jesus. Na luta por um mundo onde ninguém passe necessidade.
- Apresentação do Pão e do vinho - Quem preside eleva o Corpo e o Sangue de Cristo.
- Distribuição do pão e do vinho - "O corpo e o sangue de Cristo" Amém! (eu acredito), lembrem-se Jesus não colocou o pão na boca dos discípulos. "Tomai e comei".
- Canto de comunhão - é um canto que expressa a alegria pela comum-união do corpo de Cristo (Cristo e os irmãos) e pela realização do mistério pascal que celebramos: entrega e partilha da vida em ação de graças. Os cantos de comunhão geralmente retomam ao evangelho.
- Silêncio - é o momento de firmar o compromisso com deus a partir do que se ouviu nas leituras.
- Oração pós comunhão - é uma oração que imploramos os frutos celebrados, voltada para a missão no mundo. Não é agradecimento senão seria continuação da oração eucarística.
- RITOS FINAIS
- Avisos - sobre a vida e a missão da comunidade, devem ser breves e objetivos
- Bênção – O presidente da celebração estende a mão sobre a comunidade reunida e invoca a benção de Deus sobre nós para a nova semana que iniciamos.
- Despedida e envio - vão em paz e que o Senhor vos acompanha! T - Graças a Deus
- Enquanto o povo vai saíndo pode-se cantar um canto de envio ou em louvor a Maria
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário