quinta-feira, 10 de maio de 2012
IGREJA POVO DE DEUS
IGREJA POVO DE DEUS
Maio e junho são meses em que a caminhada paroquial ganha um grande impulso pelas inúmeras atividades religiosas e eventos sociais a serem realizados nas comunidades. Somam-se à caminhada paroquial as motivações da Igreja que em 2012 comemora cinquenta anos do Concílio Vaticano II (1962-1965).
As decisões do Vaticano II são luzes e novas perspectivas de evangelização. Uma das perspectivas do Concílio é fazer da Igreja povo de Deus. Isto significa que os batizados são convidados em sua vocação e em seus ministérios sacerdotal, religioso ou cristão a anunciarem Cristo, luz do mundo.
A partir do encontro com Cristo, o empenho da Igreja do Vaticano II no decurso das cinco décadas é ser luz com a melhor resposta cristã e, na disposição divina, “salvar a todos os seres humanos e conduzi-los ao conhecimento da verdade” (l Tm 2,4). O desejo do Concílio Ecumênico Vaticano II é reunir as forças cristãs e aplicá-las no anúncio da salvação cada vez mais acessível e que se abre à humanidade.
Em metáfora, o Concílio é para a Igreja como um dia luminoso em que tudo respire santidade e no qual todos contemplem a estrela que brilha sobre os cinco continentes: Jesus Cristo, nosso Redentor e Rei imortal pelos séculos dos séculos. Por isso, todos reunidos como seguidores dos apóstolos e sob a conduta do Espírito Santo, queremos renovar nossa Igreja e com pertinentes respostas exprimir que os fieis acolham na liberdade a verdade do Evangelho de Cristo.
Na esperança de que nossos trabalhos pastorais acolham a mensagem do Vaticano II e contribuam para tornar mais intensa e clara a luz da fé, ficamos na expectativa de uma verdadeira renovação eclesial e, no empenho de sua difusão, confiamos que a leitura do Informativo Navegantes possa despertar as pessoas e comunidades para esses princípios evangélicos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário