sexta-feira, 24 de abril de 2015

Catequese em perspectiva


Catequese em perspectiva
O encontro diocesano das coordenações paróquias de catequese foi realizado dia 11 de março de 2015. Participaram 40 catequistas das seguintes paróquias: Catedral, Fátima e Conceição (Cruz Alta); São José de Pejuçara; São Pedro de Fortaleza dos Valos; N. S. Aparecida de Boa Vista do INCRA; São João Batista de Panambi; São José de Chapada; Santa Bárbara de Santa Bárbara do Sul; São Jorge de Espumoso; N. S. de Lourdes de Ibirubá; São Marcos de Alto Alegre; N. S. dos Navegantes do Salto do Jacuí; N. s. da Natividade, São Geraldo, Cristo Rei e Sagrado Coração de Jesus de Ijuí; São Pedro Apóstolo de Ajuricaba, N. S. da Soledade de Soledade; N. S. dos Navegantes de Mormaço, N. S. Medianeira de Barros Cassal. Entre os participantes do encontro estava o nosso Bispo diocesano Adelar Baruffi que ouviu o relato da caminhada da catequese nas paróquias e retomou alguns elementos fundamentais de como se deve entender a catequese. A seguir foram dados os seguintes encaminhamentos:
  1. Foi confirmado o método da leitura orante da Bíblia como o mais adequado para a catequese que a Igreja quer e que nós como diocese assumimos. A Bíblia é o primeiro e principal livro da catequese e todos os catequizandos devem ir para a catequese com ela.

  2. Para auxiliar na realização dos encontros de catequese já está sendo adotada a Coleção Catequese com Leitura Orante elaborado pela equipe do hoje Bispo Leomar Brustolin. Ficou determinado que todas as paróquias da diocese de Cruz Alta devem adotar essa mesma coleção a partir de 2016, sendo que este ano deve ser de preparação dos catequistas e das salas de catequese, criando assim as condições para o bom andamento da catequese.


  3. Vincular a catequese ao Ano Litúrgico: Os Sacramentos da Primeira Comunhão e da Crisma sejam celebrados no Tempo Pascal. Todas as paróquias devem observar essa orientação a partir de 2016. As etapas da catequese com os livros correspondentes iniciam e se concluem tendo como referência a festa do Pentecostes; os conteúdos também acompanhem o ritmo do tempo. Por exemplo: os encontros que falam do Advento e Natal sejam trabalhados em fim de novembro/dezembro.

  4. No que se refere à idade, a referência é a Crisma que se requer que o crismando tenha 13 anos. Então, o início da catequese se dá com nove anos completados até o início do ano. Como a Crisma sempre vai ser a partir da Páscoa, a data limite pode ser 31 de março.


  5. Orientações para a liturgia para a celebração do sacramento da Crisma: sendo aos sábados ou domingos permanece a liturgia do domingo, podendo mudar a segunda leitura por uma própria que pode ser At 2,1-11. Sendo em dias da semana missa própria da Crisma (Pentecostes): Leitura: At 2,1-11; Salmo 103/104; Evangelho: Jo 20,19-23. A pedido de Dom Adelar a equipe diocesana de liturgia enviará, em breve, uma sugestão de celebração para a Crisma.

  6. A coordenação diocesana da catequese (Animação Biblico-Catequético) está assim constituída: Pe. João Bagolin; Sandra Sinara dos Santos, Dirce Ceretta e Nara Gundlach (Região de Cruz Alta); Dulce Bortolini e Cenilda Prates (Região de Ijuí); Leoni Rebellato e Mafalda Parizotto (Região de Espumoso); Leonilde Pinheiro e Maragarete Malheiros (Região de Panambi); Irmã Nedi Nicolao, Maria Elizabete Cardoso e Libera Ceccon (Região de Espumoso).

  7. Organizar e motivar a participação de todas/os as/os catequistas no Encontro Diocesano de Catequistas no dia 08 de agosto de 2015. Este será um grande encontro de animação para que toda a diocese caminhe unida na catequese. Possivelmente teremos a presença do organizador da Coleção Catequese com Leitura Orante, Dom Leomar Brustolin.


  8. II Jornada Estadual de Catequistas vai ser realizada dia 28 de agosto de 2016, em local a ser confirmado. Tema: A Palavra de Deus, fonte da catequese. Lema: A Palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração (Dt 30,11-14). Para a preparação será utilizado o Livreto nº 6 da Coleção: Catequese à luz do Diretório Nacional de Catequese. O preço é de R$ 3,00. Cada paróquia deve fazer o pedido para a Greice, na Cúria até 31 de julho de 2015, para podermos distribuir no encontro do dia 28 em Ibirubá. Também haverá uma camiseta ao preço de R$ 15,00. Cada paróquia deverá efetuar o pedido com a quantidade de cada tamanho: P, M, G, GG. Esse pedido pode ser entregue no encontro em Ibirubá.


Nenhum comentário: