segunda-feira, 7 de maio de 2007

Homenagem para o dia das mães

O LIXO EMOCIONAL DEVE SER RECICLADOExiste um lixo emocional. Ele é produzido nas usinas denosso pensamento, enquanto crescemos interiormente.São emoções que passaram por nossa vida e nos ajudaram, masque não têm mais utilidade.São sentimentos que foram importantes no passado, não nopresente. São recordações de dor que nos amadureceram e queagora não servem para nada.Não podemos carregar este lixo. Ele foi feito para serjogado fora. E, no entanto, apegados aos nossos sentimentosantigos, ficamos com pena de deixá-los.
Enchemos nosso porão espiritual com uma quantidade imensa dememórias inúteis, que ofuscam as lembranças importantes.Não procure sentir coisas que você não está sentindo mais.Não procure ser como você era.Você está mudando. Permita que seus sentimentos o acompanhem :-)
Obra-prima
( Você está talhando a sua ?)"Certa vez perguntaram ao escultor Michelangelo como fazia para criar obras tão magníficas. - É muito simples, respondeu Michelangelo.- Quando olho um bloco de mármore, vejo a escultura dentro. Tudo que tenho de fazer é retirar as aparas." Lourival Lopes
Não tente controlar o futuro.

"Não tente controlar o futuro. Controle, ao contrário, o presente. Assim, você estará, a cada instante, construindo o futuro. Tudo cresce a partir de uma semente. Você pode plantar inconscientemente ou deliberadamente, mas estará, não obstante, plantando, sempre. A pessoa bem sucedida é aquela que reconhece cada semente antes de planta-la.Plante aquilo que deseja colher." Lourival Lopes
AGORA É ATIVAR!
Ativar é uma atitude positiva em benefício de outras pessoas.Autoativar é uma atitude positiva em seu próprio benefício. Porém, ativação só existe com Autoativação e todo esse processo começa na mente. O pensamento tem um poder criador. Foi comprovado cientificamente que, quando pensamos, emitimos impulsos elétricos, fazendo com que o nosso cérebro execute uma ordem.
Um pensamento gera uma emoção, um sentimento que altera o nosso comportamento, nossa predisposição, estilo de ser e a nossa energia pessoal, nos mobilizando a executar uma ação real
Ação boa ou ruim? Depende da natureza dos nossos pensamentos. Pensamentos positivos, otimistas e afetuosos levarão a ações construtivas.Pensamentos negativos, pessimistas, deprimentes, levarão a ações destrutivas e desmotivadoras.
Estar motivado não significa não ter problemas e momentos de tristezas. Significa que quando estamos abalados, sabemos reagir com atitudes positivas em primeiro instante a nosso favor e conseqüentemente em favor e benefício de outros. Porque todos nós temos “aqueles dias” em que nada parece dar certo e em vez de nos entregarmos à rotina e ao desânimo, assumimos e tomamos a nossa atitude positiva de reação.
Estar motivado é estar ATIVADO a reconhecer e erradicar em definitivo os quatro maiores venenos da alma: Raiva, tristeza, ansiedade e pessimismo.
Tome uma atitude positiva, observe a natureza dos seus pensamentos.
A importância das metasQuando você toma um táxi, precisa informar ao motorista aonde quer ir. Sem destino definido, com rotas predeterminadas, andar de táxi vira um desperdício. Quando você e o motorista não conhecem o caminho, há perda de tempo e de dinheiro; e a situação acaba criando tensão entre vocês. O mesmo acontece com seu cérebro. Quando ele não tem objetivos, fica dando voltas sem chegar a lugar nenhum. Ter metas simplifica a vida de todos – a sua e a da sua equipe. Assim como o taxista, quem trabalha com você precisa saber aonde você quer chegar para que possa ir direto ao ponto. Portanto, antes de começar a caminhada, procure saber qual é a sua meta. Definir metas não é perda de tempo – é um investimento. Portanto, invista o tempo que for necessário para estabelecer claramente os seus objetivos. O resultado compensa. Roberto Shinyashiki, no livro "A revolução dos campeões"
Mais ou menos...A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos. A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro. A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos.Tudo bem... O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum: É amar mais ou menos, é sonhar mais ou menos, é ser amigo mais ou menos, é namorar mais ou menos, é ter fé mais ou menos, é acreditar mais ou menos. Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos!
Melhor formaA melhor forma de esquecer é dar tempo ao tempo;A melhor forma de curar o vício é no início.A melhor forma de escolher é provar o gosto;A melhor forma de chorar é cobrindo o rosto.Evitar as rugas é não olhar no espelho;Esvaziar o revólver é puxar o gatilho.A melhor forma de esconder as lágrimas é na escuridão;A melhor forma de enxergar no escuro é com as mãos.As idéias estão no chão - você tropeça e acha a solução.Acabar com a dor é tomar um analgésico;Matar a saudade é não olhar pra trás.A melhor forma de manter-se jovem é esconder a idade;A melhor forma de fugir é a toda velocidade.As idéias estão no chão - você tropeça e acha a solução
Hino ao otimismoQue eu tenha todo o entendimento para praticar o amor.Que eu seja doce mesmo quando tudo conspire para me despertar o ódio. Que eu seja sereno e veja sempre o melhor desse mundo. Que eu seja paciente ao ritmo do universo e compreensivo aos seus caprichos. Que eu saiba quem sou e nunca me afaste da minha missão. Que eu esteja em paz para não negar o meu sorriso. Que eu tenha o entusiasmo apaixonado dos raros. Que meus atos me tornem especial e único. Que meu ofício me torne necessário. Que minha alegria seja iluminada. Que meus sonhos encontrem sempre seguidores. Que meu corpo seja um santuário para a vida que me habita. Que eu tenha disposição e profundidade para o amor. Que a preguiça não me corrompa. Que a minha transparência seja entendida sem rancor, raiva, inveja ou desconfiança. Que as dores que me causam sejam justificadas com a luz que me proporcionam. Que Deus me ilumine e que minha vida, a cada dia, valha a pena.
Evite a conversa macarrônicaConversa macarrônica é um termo usado para definir um diálogo que ficou confuso porque os parceiros expressaram os pensamentos do outro, e não os próprios. É quando cada um fala o que acha que o outro pensa, ou o que acha que o parceiro acha que você pensa... Aí, o diálogo vira uma confusão irremediável! Para evitar isso, use comentários começados com “eu”, expressando apenas seus próprios pensamentos e sentimentos, e fazendo perguntas quando quiser saber alguma coisa a respeito de seu parceiro. Colocar em palavras o que você acha que seu parceiro pensa não é apenas contraproducente, como contagioso porque as pessoas têm tendência a imitar o estilo de conversar das outras. Se um dos parceiros fala de um modo invasor, o outro provavelmente fará o mesmo. E, sem perceber, os dois acabam envolvidos numa conversa macarrônica, e não conseguem descobrir o que deu errado. Como estavam realmente tentando manter um diálogo construtivo, ficam confusos e irritados um com o outro.... Para evitar esse tipo de situação e as conseqüentes confusões e brigas, não “ache” nada a respeito do que o outro sente ou pensa. Diga o que você sente e pensa e pergunte diretamente o que acontece ao outro. Susan Heitler, no livro "A arte do relacionamento"
Desenferrujar-seQuantas e quantas vezes a melhor solução é sair do lugar, da posição que se ocupa e ir ao encontro dos outros? Se não nos amam, vamos procurar amar e muita coisa vai mudar. Não devemos esperar que sempre venham atrás da gente, que nos tratem bem.Não se deixe enferrujar pela vida. Renove seu espírito, redescubra novos ideais. Alimente outros objetivos, e a sua vida não se estagnará, mas terá nova dinâmica. Depende muito de você!O fim de uma pessoa começa quando ela pensa que já chegou onde queria, que já realizou o que desejava, que já esgotou seus sonhos.Quando não se aspira a mais nada, quando não se tem mais nenhum objetivo a alcançar ou algo a fazer, a vida realmente torna-se um peso, envolve-se de tédio e vai acabando com a pessoa em pouco tempo. É lamentável chegar ao fim da vida sem sequer saber por que se viveu.
BATER PALMAS
“Bater palmas é quase um jeito universal de aclamar, de concordar, de louvar...
Para quem tu bates palmas?
-Para o herói do teu time que te salvou da gozação, no último minuto de jogo quando os holofotes já estavam sendo desativados, naquele minutinho de prorrogação?
-Para teu chefe, na empresa, para colher dele as boas graças em vista de uma promoção ou de algum aumento de salário?
-Para o político que te devolve alguma esperança depois de dezenas de desilusões ou por algum retorno em forma de emprego, dinheiro ou algo semelhante?
Para quem tu bates palmas?
-Para tua mãe que te deu a vida, que te alimentou com seu materno leite, que te ensinou os primeiros passos, que velou ao teu lado na noite dos teus sonhos agitados?
-Para teu pai que na seara do mundo respigou teu alimento de cada dia, te defendeu dos perigos, te tomou pela mão nos teus caminhos, te carregou no colo quando cansaste?
-Para teus irmãos, solidários nas tuas brincadeiras, compreensivos nas tuas burrices, companheiros nas tuas aventuras?
Para quem tu bates palmas?
-Para teus evangelizadores que te encaminharam para Cristo e te animaram na fé da ressurreição?
-Para Cristo que, antes de partir, te deixou Maria como Mãe e te deu a vida por puro amor de amigo e redentor?
-Para Maria que gerou Jesus para te redimir de teus pecados e te garantir a salvação na ressurreição?
Para quem tu bates palmas”?
Mãe Maria Entrando o anjo, disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo." (Lc 1;28) ... E Maria guardava tudo em seu coração... Diante da presença silenciosa de Maria, podemos nos perguntar: Não são assim as nossas mães? São. Em seus corações cabem todos os sentimentos que são recolhidos em sua luta diária.
Não conseguiria transmitir todos eles, mas há alguns bem conhecidos: O AMOR por cada um dos seus filhos; A TERNURA para cuidar de cada filho com tanto carinho: A ALEGRIA para ver seus filhos formados e realizados A ANGÚSTIA pelo filho revoltado A PREOCUPAÇÃO com o filho que às dez da noite ainda está na rua; O ALÍVIO por ouvir a porta bater e o filho dizer: “ mãe, cheguei ”
O DESESPERO pelo filho morto injustamente; A ESPERANÇA em ver seu filho muito feliz; E assim são as mães, vocês que aqui estão e todas aquelas que na maioria das vezes são esquecidas, por seus filhos e pela sociedade. Vocês mães, que com amor e sacrifício criam seus filhos com tanta luta.
Vocês mães solteiras, que trazem no rosto a discriminação, mas que a esquecem quando vê o sorriso do seu filho, lhe chamando de mãe. Vocês mães idosas, que na maioria das vezes, são desprezadas pelo orgulho de seus próprios filhos, vocês, todas vocês, sem esquecer de nenhuma, o dia de vocês não é só hoje, mas todos os dias, pois temos a presença de vocês em todos os momentos das nossas vidas.
QUALQUER OBRIGADO hoje seria pouco, pois não há nada que devolva todo afeto, dedicação e atenção dispensados a seus filhos no dia a dia. (Desconheço Autoria)
MAE PRESENTE DE DEUS
Para completar o homem, Deus a fez mulher...Mas para participar no milagre da vida, Deus a fez mãe.Para liderar uma casa, Deus a fez mulher...Mas para edificar um lar, Deus a fez mãe.Para estudar, trabalhar e competir, Deus a fez mulher...Mas para guiar a criança insegura, Deus a fez mãe.Para os desafios da sociedade, Deus a fez mulher...Mas para o amor, a ternura e o carinho, Deus a fez mãe.Para fazer qualquer trabalho, Deus a fez mulher...Mas para embalar o berço e construir um caráter, Deus a fez mãe.Para ser princesa, Deus a fez mulher...Mas para ser rainha, Deus a fez mãe.Você o mais lindo presente de Deus para mim.Eu quero ser uma dádiva de Deus para você, Te Amo Mamãe Desconheço Autoria)
A Corrente Da FelicidadeCerta mãe, querendo deixar um testamento para seus filhos, resolveu criar uma destas "correntes" com os ensinamentos que achava mais importantes. A seguir, a lista que ela fez: "Meu querido filho, esta é a melhor maneira de viver seus dias em paz. Por favor, siga meus conselhos: . Quando resolver dar alguma coisa, dar com alegria. . Decorar o seu poema favorito. . Não acreditar em tudo que lhe dizem. Não desacreditar em tudo que afirmam ser mentira. . Quando disser "te amo", demonstrar com algum gesto. . Quando disser "desculpa, olhar a outra pessoa diretamente nos olhos. . Acreditar em amor à primeira vista . Acreditar em antipatia à primeira vista. . Nunca puxar o tapete dos outros: geralmente você também está em cima dele. . Viver apaixonadamente, com todos os ferimentos que isso vai acarretar: vale a pena . Falar devagar. E pensar rápido. . Não julgar uma pessoa por seus familiares. . Se perguntarem algo indiscreto, sorrir e dizer: "Por que você quer saber isso?". A conversa geralmente para por aí. . Lembrar que o grande amor e as grandes conquistas significam grandes riscos . Quando errar, não esquecer a lição. E corrigir o que for possível. . Lembrar sempre de três coisas: respeito por você mesmo, pelos outros, e por seus atos. . Não deixar as pequenas brigas destruírem as grandes amizades. . Quando atender o telefone, sorrir ao dizer "alô". Quem está do outro lado da linha irá perceber. . Casar com alguém com quem gosta de conversar . Jamais esquecer que na velhice podemos perder muita coisa, mas a capacidade de comunicação permanece intacta. . Ficar sozinho de vez em quando. Mas apenas de vez em quando. . Ler mais, ver menos TV: fica mais fácil passar aos seus filhos o que você aprendeu. . Saber que o silêncio pode ser uma resposta. . Orar. O poder da oração é infinito. . Ler nas entrelinhas. . Viver uma vida que lhe permita olhar para trás e sorrir. . Em discussões com pessoas amadas, concentrar-se no presente, e não trazer as feridas do passado. . Quando viajar, visitar um lugar onde ninguém mais da excursão foi. Este será seu lugar. . Você pode ter qualquer coisa. Mas não pode ter tudo. . Lembre-se que seu caráter é um espelho do seu destino. . Aproveitar a sorte, quando ela está a seu favor. . Se precisar disparar a flecha de verdade, primeiro molhe a sua ponta no mel . Peça ajuda. E saíba reconhecê-la. . Aprender todas as regras, e transgredir algumas, assim que for possível. . Escolha seus amigos. E escolha seus inimigos: não dê a qualquer um a honra de enfrentá-lo . Quando alguém começar a lhe agredir verbalmente, não interrompa. Verá que a agressão se esvazia por si mesma. Se respeitar estes conselhos, meu filho, você verá que sua vida será cheia de lua Com muito amor, sua mãe. Paulo Coelho
Bem-Aventurada Você Mãe
Bem-aventurada é você, mãe, que sabe iluminar o lar com seu sorriso,quando ao redor tudo é escuro.Bem-aventurada é você, mãe, que acredita e sabe rezar, suas preces tocam o coração de Deus, porque seu coração conhece o amor e deseja amar como Deus ama.Bem aventurada é você, mãe, mulher forte e corajosa, que enfrenta todas as batalhas, usando como arma e escudo a força, e dá-lhe a graça da esperança.Bem-aventurada é você, mãe, cuja maternidade engrandece e enche de sentido o "ser mãe".Bem-aventurados somos nós, seus filhos, porque somos gerados, todos os dias, por essa missão que Deus lhe concedeu: De continuar gerando em nós as necessárias condições para viver a vida. (Desconheço Autoria)
Eu Vi VocêMamãeEu vi você pendurar meu primeiro desenho na porta da geladeira,e eu imediatamente quis fazer outro desenho. Eu vi você alimentando um gato perdido, e aprendi que é muito bom tratar bem os animais. Eu vi lágrimas em seus olhos e eu aprendi que às vezes coisas nos machucam, mas que é permitido chorar. Eu vi você fazer para mim o meu bolo favorito e aprendi que pequenas coisas podem ser muito especiais na vida das pessoas. Eu ouvi você rezando e eu soube que há um Deus com quem eu podia sempre conversar e aprendi a confiar neste Deus. Eu senti o seu beijo de boa noite. Senti-me amado e protegido. Eu vi você fazendo comida e levando para uma amiga que estava doente. Eu aprendi que todos nós devemos nos ajudar e cuidar dos outros. Eu vi você cuidar da nossa casa e de todos que moram nela e eu aprendi que temos que cuidar de tudo que nos foi dado. Eu aprendi - como uma das maiores lições de vida - que eu precisava aprender com você a ser uma pessoa boa e produtiva quando crescesse. Eu olhei para você e quis dizer: "Obrigado por todas as coisas que eu vi, quando você pensou que eu não estava olhando..." (Desconheço Autoria)

Nenhum comentário: