sexta-feira, 25 de maio de 2007

Vida de Irmão Pacômio

Oi Frei Paulo!!!!
Muito me alegrou sua carta...
Vc sabe que achei que o irmão tivesse morrido no verão???Não sei de onde tirei isso...Vou mandar rezar uma missa para ele,no dia primeiro de junho , quando farão 11 anos de seu falecimento...
Houve complicações respiratórias como eu imaginava, ele sofria muito com sua asma...uma pessoa extremamente sensível, que passou por tantas, viu tanta coisa , se expos tanto , foi afetado pelo ato primário da vida, a respiração....ele costumava usar uma bombinha e, sofria com isso...
Fico feliz em ter contribuído com algo em sua pesquisa, realmente eu sempre tive um afeto e admiração imensa pelo seu tio...Todo ano ele nos procurava e, tb qdo andei por Portugal...Inclusive lá em Portugal ele era muito conhecido , como Irmão Pacomio(acho que era assim..). as pessoas tinham uma admiração imensa por ele, aqueles que moravam em colonias portuguesas na Africa e, tiveram que sair de lá às pressas chegando em portugal sem nada(no governo de Salazar), não lembro a data...poxa isso é histórico e acaba-se esquecendo...
Eu tenho um primo portugues casado com uma prima(filha de irmã da mãe), eles moram aqui em Lajeado e , certa vez qdo o irmão esteve aqui eu levei-o até o primo que se lembrava do irmão nos tempos em que viveu em Moçambique.O seu tio fazia sucesso na Africa , com o paraquedismo, instrutor de cães e, com o profundo conhecimento das línguas e enfermagem...fez de tudo um pouco...

Bem , frei Paulo, sou grata em auxiliar , é uma maneira de resgatar a memória de uma pessoa altamente altruista, tão raro nesse mundo...

Uma pessoa que ganhava diamantes e pedras preciosas de Savimbi e, doava tudo e, sentava-se em um onibus para vir ao Sul e, à tantos lugares, se sacrificava em prol de doação, desprendimento...Um gde homem, nosso amigo querido..sinto saudades do irmão e oro para ele estar feliz e em paz, certamente está...

Um grande abraço , Rosane
Vc conseguiu falar com o padre no RJ, que vc me enviou o endereço .Gostaria que eu tentasse um contato?
Quanto à Cassia,podemos tentar procurar...O irmão pegava comida e, ou almoçava no colégio da irmãs, perto de sua casinha...como o lugar é pequeno, talvez conseguindo o telefone do colégio, vc teria como?
A Cássia há muitos anos me enviou cartão e convidando para visitá-la no RJ , perto de Búzios, vou ver se encontro algum contato dela...
os contatos com os irmãos na Puc seriam interessantes, ele , quando ía à poa se hospedava lá, inclusive o visitei lá e , tb no hospital São Lucas onde ele fazia seus exames...
Na África eu não saberia dizer se tem algo escrito...
Certa vez levei o irmão no colégio marista em Garibaldi e , havia um irmão que estava se restabelecendo , e que havia vivido tb na Africa, era amigo do irmão, não lembro o nome dele. Talvez algum irmão mais antigo do colégio possa saber...por falar naquele colégio, os irmãos de lá tem um licor fabuloso, que cura tudo(eles mantem segredo dos ingrediente, parece que são umas 100 ervas..)O irmào Cordeiro me presenteou com uma garrafa. Vc conhece esse licor?
Eu , devo ter ido na casa de sua mãe, vc não é de uma família que produz móveis???. o irmão considerava muito os parentes, fazia questã
o de visitá-los e , eu conhecí muitos em Garibaldi e arredores...
Vou ligar para D. Norma , sua mãe, pode deixar!Obrigado pelos contatos....

Nenhum comentário: