sábado, 27 de agosto de 2016

Capuccino caseiro


Capucino caseiro

Marcia Rossato Scopel – Ana Rech

Ingredientes

1 lata de leite em pó

2 colheres de chocolate em pó

1 pacote de chanti-neve em pó

1 vidro de 1000 ml de café 

2 colheres de canela em pó

2 colheres de café de bicarbonato em pó.

Modo de fazer:

Misturar tudo muito bem, guardar bem vidro fechado, utilizar com água fervente. A quantidade e o açúcar ficam a gosto

 

Receita de rum

Fazer o pé de cuba com fermento (no caso 1kg de fermento com mais ou menos 150 de garapa). Deixar fermentar e, o período de fermentação depende da temperatura ambiente. Após esta etapa acrescenta-se o restante da garapa (melado ou açúcar mascavo), em torno de 500 litros misturada, se necessário com água, para deixar em 15º Brics. Para cada kg de melado/açúcar mascavo, acrescenta-se na média 6 litros de água para que fique nos 15º graus. Deixar até fermentar por 3 a 4 dias se for calor, caso contrário demora mais tempo.

O processo de destilação é o mesmo da cachaça. O rum deve ter 40º gl de graduação alcoólica que corresponde a 40º de álcool. Envelhecimento mínimo de um ano. Melhor o envelhecimento de 3 anos.

 

Receita para campari

1 folha de alacachofra fervida em um litro de água; uma garrafa  de groselha; 1 litro de graspa ou cachaça; misturar; feito o licor campari.

 

Receita para Campari

Um maço de losna; deixar três dias em um copo com cachaça de alambique. Depois disso coar.

Mistura com framboesa ou groselha, (garrafa de 600 ml); Um cálice de Bitter; Uma colher de olina; 2 litros de cachaça de alambique; Tomar depois de três dias. Não precisa guardar na geladeira.

 

 

Fermento natural para fazer cachaça

1kg de fermento;20 litros de garapa; 4 dias de fermentação. Tirar uns 15 litros sem os fundos (borra) e acrescentar 20 litros de garapa.

Refazer o processo novamente acrescentando a garapa necessária para uma alambicada ou mais, no caso pode ser 500 litros. Deixar em torno de 50 a 60 litros de garapa fermentada para acrescentar mais uma alambicada ou 500 litros.

Suco de gengibre com limão

500 gramas de gengibre; 2 kg de açúcar; 2 copos de suco de limão; 10 litros de água;15 dias num balde de plástico, mexer todos os dias; 15º engarrafar.

 

Cointreau – licor de limão

1 litro de cachaça de alambique; 400gr de açúcar branco misturado com cachaça. Colocar uma laranja sobre uma telinha para não cair dentro do pote. Deixar 20 a 30 dias.

Modo de fazer: Amarrar a telinha num pote para que a laranja fique por cima da cachaça. A laranja não pode encostar-se à cachaça. A cachaça suga todas as forças da laranja e o licor fica pronto.

Bibliografia

Ervas Medicinais. Remédios e Receitas Caseiras da Sabedora Camponesa. Coletânea popular. Organização e Sistematização Frei Wilson Zanatta. 3º Edicão. Candiota, RS; Instituto Cultural Pe. Josimo, 2015. 124p

Nenhum comentário: